Alpha Esportes: F4 Sul-americana inicia segunda temporada no Uruguai

Alpha Esportes: F4 Sul-americana inicia segunda temporada no Uruguai


Categoria-escola tem primeira rodada dupla no circuito de El Pinar
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A F4 Sul-americana inicia a segunda temporada de sua história neste fim de semana, no Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar, nos arredores de Montevidéu, no Uruguai.
A categoria, criada há dois anos com o objetivo de ser o primeiro passo para jovens talentos recém-saídos do kart, vem ganhando força no continente por apresentar um conceito-escola com baixo custo, que proporciona ao piloto o aprendizado básico do automobilismo. 

Nos primeiros meses do ano, a F4 Sudam realizou uma série de testes com novos pilotos na mesma pista de El Pinar. Do grupo, nove competidores de cinco nacionalidades – Brasil, Chile, Equador, Peru e Uruguai – fecharam participação para a rodada dupla de abertura da temporada. O objetivo da F4 Sul-americana é tornar o campeonato cada vez mais acessível para os pilotos do continente e, no futuro, levar a categoria para novas praças esportivas.
O que diz o promotor da categoria, Gerardo “Tato” Salaverría?
“Acredito que teremos uma temporada muito competitiva devido à chegada de novos pilotos. Estamos difundindo a categoria para diversos países do continente sul-americano e o retorno tem sido excelente. Os custos da F4 Sudam são baixos para os padrões do automobilismo e o pacote técnico – com tecnologia de ponta – permanece o mesmo do ano passado. Teremos apenas pneus novos da Pirelli, que melhoraram o desempenho e o comportamento do carro”.
O carro
Os chassis da F4 Sul-americana são os franceses Signatech, feitos em fibra de carbono com padrão FIA de qualidade e segurança. O câmbio é o Sadev SL66 sequencial e os motores Fiat Power Train 1.8 de 150 cavalos desenvolvem uma velocidade que supera os 200km/h. O volante é o mesmo utilizado pela GP3, com aquisição de dados e sensores dos principais parâmetros de motor, força G, velocidade e freios. Quanto ao set up, os pilotos podem apenas mexer na calibragem dos pneus e na inclinação da asa traseira. 
Pilotos
#12 – Leandro Guedes (Brasil)
#20 – Rodrigo Pflucker (Peru)
#33 – Nicolás Muraglia (Uruguai)
#42 – Lorenzo Mauriziano (Chile)
#43 – Pedro Cardoso (Brasil)
#52 – Pedro Caland (Brasil)
#55 – Jorge Matos (Equador)
#60 – Juan Manuel Casella (Uruguai)
#69 – Diego Muraglia (Uruguai)
Calendário
1ª etapa – 24 de maio – El Pinar (Uruguai)
2ª etapa – 7 de junho – Santa Cruz do Sul (Brasil)
3ª etapa – 19 de julho – Rivera (Uruguai)
4ª etapa – 16 de agosto – A confirmar (Argentina)
5ª etapa – 13 de setembro – Buenos Aires (Argentina)
6ª etapa – 4 de outubro – Junin (Argentina)
7ª etapa – 8 de novembro – El Pinar (Uruguai)
8ª etapa – 6 de dezembro – A confirmar (Brasil/Uruguai)
Programação do fim de semana (horário de Brasília):
Sexta-feira (22/05)
15h50 às 16h20 – 1º Treino livre
Sábado (23/05)
9h20 às 9h50 – 2º Treino livre
12h20 às 12h35 – Classificação
16h35 – Corrida 1 (20 minutos + 1 volta)
Domingo (24/05)
11h30 – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)

Deixe um comentário