V8 de 5.2 litros e 533 cavalos vai equipar o Mustang Shelby GT350
O novo V8 5.2 é não só o motor naturalmente aspirado mais potente da Ford em todos os tempos, mas também o mais eficiente em termos de potência específica.
Diferentemente dos motores V8 tradicionais, o novo 5.2 utiliza um virabrequim de perfil plano, tipicamente encontrado em esportivos da Ferrari e carros de corrida. O projeto do novo motor foi otimizado com ferramentas de design por computador e simulações de desempenho totalmente digitais. Milhões de configurações de entrada de ar e de escape foram testadas para chegar à combinação ideal.
Respiração e potência
Tanto no Shelby GT350 como no Shelby GT350R, o novo V8 vem equipado exclusivamente com transmissão manual de seis velocidades Tremec TR-3160, projetada especialmente para alta rotação.
Outros aspectos do novo V8, cujo deslocamento real é de 5.163 centímetros cúbicos, incluem uma arquitetura ligeiramente “oversquare” (em que o diâmetro do pistão é maior que o seu curso), de 94×93 milímetros, e taxa de compressão de 12,0:1.
O bloco de alumínio, exclusivo e produzido com uma tecnologia de plasma patenteada da Ford, reduz ainda mais o peso do motor.