Solução da fabricante é destaque do encontro
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
O diretor de Ônibus da Scania Brasil, Silvio Munhoz, foi um dos convidados da roda de debate sob o tema Etanol e Mobilidade: Veículos do Futuro — realizada durante a edição 2015 do Ethanol Summit — um dos mais importantes eventos do mundo voltados para a discussão dos caminhos e alternativas para o setor sucroenergético.
O encontro bianual realizado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) aconteceu em São Paulo (SP), reunindo mais de mil pessoas entre empresários, autoridades de diversos níveis governamentais, pesquisadores, investidores, fornecedores e acadêmicos tanto do Brasil como do exterior.
O convite feito à Scania se deu pelo reconhecimento da marca como referência em pesquisa para o desenvolvimento de produtos movidos por matrizes energéticas alternativas ao diesel ecologicamente mais eficientes. Munhoz destacou a solução em etanol como o destino do transporte de passageiros nas grandes cidades, dando como exemplo os ônibus da marca que rodam em São Paulo desde 2007.
Abastecido com combustível composto por 95% etanol e 5% de aditivo promovedor da ignição, o ônibus reduz em até 90% a emissão de CO2 na comparação com um veículo movido à diesel, além de proporcionar a redução de material particulado, NOx (óxidos de nitrogênio) e hidrocarbonetos.
A alta tecnologia dos modelos a etanol Scania atende não só atendem a todas as exigências da legislação europeia de emissão de poluentes EURO 5, como também a alguns requisitos da norma EURO 6. Na Europa, os ônibus Scania movidos a etanol já são uma realidade há mais de 30 anos.