Alpha Notícias: Nissan equipa o LEAF com o alerta de pedestres eVADER
Sistema soluciona a preocupação com segurança por conta do silêncio dos carros elétricos
Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa
Na
vanguarda do segmento de veículos elétricos com o lançamento do hatch
LEAF, o modelo mais vendido do mundo com mais de 150 mil unidades
comercializadas desde 2010, a Nissan levou sua expertise para o eVADER,
projeto da Comissão Europeia que está desenvolvendo a próxima geração
dos sistemas de alertas sonoros para pedestres.
vanguarda do segmento de veículos elétricos com o lançamento do hatch
LEAF, o modelo mais vendido do mundo com mais de 150 mil unidades
comercializadas desde 2010, a Nissan levou sua expertise para o eVADER,
projeto da Comissão Europeia que está desenvolvendo a próxima geração
dos sistemas de alertas sonoros para pedestres.
Em
parceria com dez outros participantes do consórcio, a marca japonesa
colaborou com a criação de uma tecnologia que produzirá sinais sonoros
eficazes e segmentáveis para alertar pedestres para a presença de um veículo
elétrico (EV, ou Electric Vehicle, em inglês) nas proximidades e, ao
mesmo tempo, reduzir o impacto sobre os níveis de poluição sonora.
parceria com dez outros participantes do consórcio, a marca japonesa
colaborou com a criação de uma tecnologia que produzirá sinais sonoros
eficazes e segmentáveis para alertar pedestres para a presença de um veículo
elétrico (EV, ou Electric Vehicle, em inglês) nas proximidades e, ao
mesmo tempo, reduzir o impacto sobre os níveis de poluição sonora.
A
tecnologia de alerta de pedestres é um tema atual por conta do
crescimento das vendas de carros elétricos, o que levou a discussões
sobre os prós e contras do silêncio proporcionado por esse tipo de
veículo. Os baixos níveis de ruído são um grande benefício, pois
contribuem para a redução drástica da poluição sonora.
tecnologia de alerta de pedestres é um tema atual por conta do
crescimento das vendas de carros elétricos, o que levou a discussões
sobre os prós e contras do silêncio proporcionado por esse tipo de
veículo. Os baixos níveis de ruído são um grande benefício, pois
contribuem para a redução drástica da poluição sonora.
Como uma das principais fabricantes veículos elétricos, e desenvolvedora do sistema Approaching Vehicle Sound for Pedestrians (som
de veículos se aproximando para pedestres – VSP), item de série para
seus modelos elétricos (LEAF e e-NV200), a Nissan tem priorizado as
pesquisas neste assunto. David Quinn, líder do projeto e-VADER na
Nissan, explica que a segurança dos pedestres é de extrema importância
para a marca. “É por isso que já temos um alerta instalado em nossos
carros elétricos como medida preventiva. E, como líderes nesse segmento,
estamos empenhados em melhorar sempre. Nosso objetivo tem sido o de
encontrar um ótimo equilíbrio entre os carros serem percebidos pelas
pessoas e a redução da poluição sonora”, completa.
de veículos se aproximando para pedestres – VSP), item de série para
seus modelos elétricos (LEAF e e-NV200), a Nissan tem priorizado as
pesquisas neste assunto. David Quinn, líder do projeto e-VADER na
Nissan, explica que a segurança dos pedestres é de extrema importância
para a marca. “É por isso que já temos um alerta instalado em nossos
carros elétricos como medida preventiva. E, como líderes nesse segmento,
estamos empenhados em melhorar sempre. Nosso objetivo tem sido o de
encontrar um ótimo equilíbrio entre os carros serem percebidos pelas
pessoas e a redução da poluição sonora”, completa.
A
Nissan tem desempenhado um papel pioneiro no desenvolvimento da
tecnologia dos veículos elétricos. Em 2010, com a introdução para o
consumidor final do Nissan LEAF – o primeiro veículo fabricado e vendido
em série -, a empresa revolucionou o segmento automotivo.
Nissan tem desempenhado um papel pioneiro no desenvolvimento da
tecnologia dos veículos elétricos. Em 2010, com a introdução para o
consumidor final do Nissan LEAF – o primeiro veículo fabricado e vendido
em série -, a empresa revolucionou o segmento automotivo.
O
som a ser criado não tinha que ser apenas direcionado aos pedestres,
mas deveria também manter níveis reduzidos. Ruídos semelhantes aos de
sirenes foram descartados logo no início por serem considerados
irritantes, altos e, em alguns casos, emocionalmente perturbadores para
alguns pedestres.
som a ser criado não tinha que ser apenas direcionado aos pedestres,
mas deveria também manter níveis reduzidos. Ruídos semelhantes aos de
sirenes foram descartados logo no início por serem considerados
irritantes, altos e, em alguns casos, emocionalmente perturbadores para
alguns pedestres.
A
versão final do sistema possui uma câmera embutida no para-brisas do
Nissan LEAF, que a reconhece pedestres, ciclistas e outros que
componentes do trânsito. No caso de uma pessoa se aproximar do carro,
seis alto-falantes de som direcionam o feixe sonoro para alerta a pessoa
da presença do veículo elétrico. O som é até cinco decibéis mais baixo
que o emitido por modelo convencional movido a gasolina ou a diesel. A
Nissan desenvolveu o sistema em um protótipo do LEAF, e demonstrou sua
aplicação em evento para a comunidade de deficientes visuais, em
Barcelona, Espanha, em dezembro de 2014. A receptividade da novidade foi muito positiva.
versão final do sistema possui uma câmera embutida no para-brisas do
Nissan LEAF, que a reconhece pedestres, ciclistas e outros que
componentes do trânsito. No caso de uma pessoa se aproximar do carro,
seis alto-falantes de som direcionam o feixe sonoro para alerta a pessoa
da presença do veículo elétrico. O som é até cinco decibéis mais baixo
que o emitido por modelo convencional movido a gasolina ou a diesel. A
Nissan desenvolveu o sistema em um protótipo do LEAF, e demonstrou sua
aplicação em evento para a comunidade de deficientes visuais, em
Barcelona, Espanha, em dezembro de 2014. A receptividade da novidade foi muito positiva.
A
pesquisa e os resultados obtidos pelo projeto resultaram em um material
de referência inestimável para desenvolvimentos futuros nesta área – é
provável que seja utilizado para moldar a futura legislação da União
Europeia sobre sons de alerta para pedestres emitidos por veículos
elétricos. Se desejar conhecer o alerta do projeto, faça o download do
arquivo neste link: http://www.newsroom. nissan-europe.com/download/ media/specialfile/136171_1_5. aspx
pesquisa e os resultados obtidos pelo projeto resultaram em um material
de referência inestimável para desenvolvimentos futuros nesta área – é
provável que seja utilizado para moldar a futura legislação da União
Europeia sobre sons de alerta para pedestres emitidos por veículos
elétricos. Se desejar conhecer o alerta do projeto, faça o download do
arquivo neste link: http://www.newsroom.