Alpha Notícias: Jaguar apresenta linha F-TYPE 2016 com preço a partir de R$427 mil
Modelo passa a contar com o sistema de direção elétrica assistida que proporciona uma condução ainda mais precisa
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
O Jaguar F-TYPE chega à linha 2016 com ainda mais esportividade. As grandes novidades ficam por conta da inclusão da tração integral como opção para os clientes e da adoção do sistema de direção elétrica assistida (EPAS) como item de série em todas as versões. Com estrutura construída totalmente em alumínio, o F-TYPE oferece o máximo em esportividade e experiência ao volante e preço a partir de R$427 mil. A introdução do novo sistema de direção elétrica (EPAS) e a adoção do sistema de vetorização de torque (TVBB) em toda a linha proporciona mais estabilidade ao veículo.
A linha F-TYPE chega ao mercado com três diferentes opções de motores: duas V6 de 340 e 380 cavalos respectivamente e uma V8 com 550 cavalos de potência. Todas equipadas com um sistema de transmissão XF de oito velocidades.
A versão V6 Supercharged de 340 cv está disponível na linha F-TYPE Coupé e é capaz de levar o modelo da imobilidade aos 100 km/h em 5,3 segundos, com velocidade máxima limitada a 260 km/h. Já a opção de motor V6 de 380 cv equipa as versões coupé e conversível “S”, ambas com tração traseira. O propulsor desenvolve 460 Nm de torque e pode levar ambos os modelos aos 275 km/h.
A versão topo de linha, F-TYPE Coupé R, é equipada com motor V8 Supercharged de 550 cv de potência e tração integral, que desenvolve impressionantes 680 Nm de torque e permite o modelo sair da imobilidade para os 100km/h em apenas 4,1 segundos, com uma velocidade máxima de 300 km/h.
Sistema de Direção Elétrica Assistida
Toda a linha Jaguar F-TYPE 2016 conta com o novo sistema de Direção Elétrica Assistida (EPAS), que substitui o sistema hidráulico e oferece uma série de melhorias. A tecnologia é dotada de sensores que são utilizados na medição da força de direção aplicada pelo motorista, ângulo do volante e velocidade que ele está sendo acionado. Essas informações são enviadas a um software que determina a quantidade ideal de assistência de direção, que será fornecida de acordo com as circunstâncias de condução.
Um sistema de direção hidráulico convencional consome parte da energia gerada pelo motor para alimentar uma bomba que permitem os comandos de direção. Para manter seu funcionamento, o sistema utiliza até 5PS de força do motor que poderia ser enviado às rodas.
Tração integral (AWD)
A versão F-TYPE Coupé R, topo de linha do modelo, oferece aos clientes a máxima experiência esportiva ao volante. Equipado com sistema de tração integral (AWD), o modelo oferece melhor performance em curvas, mais controle do motorista e permite a máxima utilização do motor com o melhor proveito da performance em qualquer condição.
A versão Coupé R também conta com o Sistema de Vetorização de Torque, que garante total estabilidade. Em situações de baixa aderência ou quando se trafega em alta velocidade por curvas, é comum que o veículo entre em situação de subesterço, que o impede de traçar a sua rota normal. O Sistema de Vetorização de Torque pode identificar automaticamente uma situação como essa e aplicar uma determinada força de frenagem para as rodas mais adequadas, proporcionando um maior torque às demais rodas, o que proporciona mais segurança e estabilidade ao motorista.
Além do Sistema de Vetorização de Torque, a versão Coupé R de 550 cv conta ainda com Diferencial Ativo, que oferece ainda mais agilidade, otimiza a tração e ajuda a garantir estabilidade total. A versão também traz o novo sistema Inteligent Driveline Dynamics, software interligado a um sensor que foi colocado na suspensão do veículo e age em conjunto com o sistema AWD. Ele é capaz de antever uma possível situação de substerço e sobresterço e fazer o carro agir da melhor forma possível.
Além de uma performance ainda melhor na pista, o sistema AWD proporciona uma dirigibilidade mais segura durante uma situação de chuva ou neve. Para receber o sistema de tração integral, o F-TYPE Coupé R recebeu pequenas mudanças em seu design.
O capô que guarda o motor V8 de 550 cv ficou um pouco mais elevado em relação às demais versões e teve as duas entradas de ar remodeladas. O visual agressivo também é garantido pelas rodas de aro 22 escurecidas, que envolvem um sistema de freios de última geração.
Jaguar Carbon Ceramic
Para total segurança e controle do motorista, a Jaguar oferece como item de série na versão Coupé R o sistema de freios Carbon Ceramic. Produzidos em silício e cerâmica de carboneto aquecidos a 1.700 C°, os discos de freios são cerca de 60% mais leves do que os tradicionais feitos em aço. Testado em situações extremas, como nos autódromos europeus de Nürburgring, Fiorano e Rockingham, os freios Carbon Ceramic foram concebidos para o máximo em desempenho.
Mais opções de acabamento
A linha F-TYPE 2016 conta com novas opções de acabamento, que ressaltam ainda mais seu aspecto esportivo. As rodas de aro 20 estão disponíveis como itens de série e com design que varia de acordo com a versão.
A versão Coupé conta com opção de teto em fibra de carbono, 20% mais leve do que o teto em alumínio. Com atenção aos mínimos detalhes, além das versões já disponíveis no mercado, o interior do F-TYPE 2016 traz nova opção de acabamento em couro vermelho com costura dupla para o revestimento dos bancos em concha, painel e portas, garantindo o máximo de esportividade.
Por fora, o modelo traz cinco opções de cores de carroceria: Vermelho Caldera, Cinza Storm, Cinza Ammonite, Black Berry e Glacier White.
Versões e preços
F-TYPE Coupé – 3.0 V6 340 cv R$ 427.000,00
F-TYPE S Coupé – 3.0 V6 380 cv R$ 498.400,00
F-TYPE S Conversível – 3.0 V6 380 cv R$ 509.000,00
F-TYPE R Coupé 5.0 V8 550 cv AWD R$ 687.700,00