Alpha Testes: O Honda HR-V EX é sinônimo de conforto
Modelo tem motor 1.8 i-VTEC com transmissão CVT, freio de estacionamento eletrônico e preço a partir de R$82.400,00
Texto e Foto: Sérgio Dias
A Honda tem como característica modelos com excelente mecânica e um acabamento impecável. Com o HR-V EX a fabricante de origem japonesa fez mais: deixou o modelo também muito confortável.
Com preço a partir de R$82.400,00, seu design apresenta de forma única as linhas características de um coupé esportivo combinadas à força e postura robusta de um SUV e ao espaço interno e funcionalidade de uma minivan.
Além da versão intermediária que avaliamos, o Honda HR-V conta com as versões LX, preço a partir de R$71.900,00 e a única com a opção de câmbio manual e a top ELX com preço a partir de R$90.700,00.
No interior do Honda HR-V EX, o espaço, o conforto, o requinte e a praticidade são pontos fortes. A primeira característica que impressiona ao entrar no veículo é o design esportivo da cabine, com console central elevado e painel de instrumentos moderno e de fácil leitura, transmitindo a sensação de um cockpit.
A coluna de direção tem ajuste de altura e profundidade, assim como o banco do motorista, permitindo encontrar a posição ideal para dirigir. O uso de materiais macios ao toque, combinando áreas de tecido e couro, juntamente com as amplas saídas do ar-condicionado com fluxo diferenciado, conferem uma atmosfera elegante ao Honda HR-V EX.
O modelo é equipado com Hands Free Telephone (HFT), que por meio de um comando no volante, evita-se que o motorista se distraia ou precise tirar as mãos da direção ao receber uma chamada.
O espaço interno do Honda HR-V EX também impressiona. Desenvolvido sob a filosofia “Máximo para o Homem, Mínimo para a Máquina” e com tanque de combustível na posição central, permite acomodar até cinco ocupantes, além do uso extensivo do compartimento de carga com 437 litros.
A versatilidade é garantida pela adoção do sistema ULT (Utility Long Tall – Utilitário Longo Alto) de arranjo dos assentos, que oferece uma ampla gama de possibilidades de acomodação de carga, independente do volume, comprimento ou altura dos objetos.
Com base no conceito Dynamic Cross Solid, o design exterior transmite a sensação de força e dinamismo, combinando a jovialidade do SUV com a sedução de um modelo premium. Para dar um toque ainda mais requintado, lanternas, luzes de freio e brake light com LEDs.
O Honda HR-V EX possui tração dianteira e o motor i-VTEC 1.8 SOHC, que adota o moderno sistema FlexOne. Essa tecnologia dispensa o tanque auxiliar para partida a frio, garantindo um acionamento do motor de forma rápida e segura, mesmo em situação de baixa temperatura ambiente, além de performance com economia de combustível.
Entre os diferenciais, o Honda HR-V EX é o primeiro veículo de produção nacional a trazer freio de estacionamento eletrônico (EPB), de série. O modelo também possui o sistema Brake Hold, que garante grande praticidade nas saídas em pisos inclinados. Quando acionado, mantém o carro parado, mesmo em subidas ou descidas, até o motorista pisar no acelerador.
Para garantir uma excelente performance com segurança, o Honda HR-V EX traz controle de tração/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e o sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering). Esse dispositivo interpreta o movimento do motorista favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo.
O modelo é equipado, ainda, com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que mantém o veículo freado por alguns segundos para auxiliar a saída em aclives. O sistema de freios a disco nas quatro rodas com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem) também é item de série.
O Honda HR-V EX possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem. E os clientes que quiserem deixar o modelo mais personalizado poderão contar ainda com uma linha completa de acessórios originais, desenvolvidos pela divisão Honda Access, sendo 19 itens externos e 11 internos. Entre os destaques estão grade dianteira cromada, aplique frontal no para-choque, bagageiro de teto com suporte para bicicleta, pedaleiras esportivas, soleiras iluminadas para as portas e iluminação interna (sob o painel).
Veja mais fotos