Alpha Notícias: Ford Europa mostra como são feitos seus os testes de resistência

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    Confira vídeo que mostra uma verdadeira “tortura medieval” sofrida pelos veículos

    Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

    A Ford Europa desenvolve testes especiais para verificar a resistência dos materiais de seus veículos. Alguns desses processos de engenharia envolvem instrumentos que se assemelham a “torturas medievais” e uma investigação ao estilo de Sherlock Holmes para prever e evitar o desgaste, arranhões e outros danos que o interior do carro possa sofrer, como ilustra o vídeo neste https://www.facebook.com/AlphaAutos/videos/966905720020088/.

    Nos laboratórios da empresa na Alemanha é “investigado”, por exemplo, se refrigerantes, café, água, lama, graxa e produtos químicos corrosivos, como removedores de esmalte, cremes para mãos e sprays de cabelo, são capazes de danificar os tecidos, plásticos e borrachas da cabine. 

    As análises e resultados são compartilhados com todos os centros de desenvolvimento de veículos da Ford no mundo. 

    “Buscamos investigar no detalhe para entender exatamente como os danos acontecem e podem ser evitados ou reduzidos. Os testes devem evoluir continuamente para atender as mudanças nas tendências de uso do cliente e também as novas tecnologias”, diz Robert Luetzeler, gerente de Engenharia de Materiais da Ford na Alemanha. “Os carros fazem parte do cotidiano das famílias e as crianças são os clientes mais exigentes, porque estão sempre brincando. 

    Além disso, os adultos transportam animais de estimação, materiais diversos e até fazem refeições rápidas no interior do veículo. Também muitas mulheres usam o espelho do quebra-sol para se maquiar”. 

    Entre outras, as provas a que os materiais são submetidos nesse trabalho incluem:

    Atritar as superfícies 600 vezes com uma peça metálica cheia de pontas – inspirada numa arma medieval, a maça -, simulando o contato com fivelas de cintos, joias e botões de calças. 

    Esfregar tecidos 60.000 vezes durante 17 horas seguidas em uma máquina de alta tecnologia para checar o desgaste. 

    Passar discos de lixa repetidamente sobre tapetes. 

    Bater uma bola de borracha – dez vezes mais pesada que uma bola de futebol comum – em superfícies de plástico a temperaturas de até 30°C negativos, em que o plástico fica mais frágil. 

    Medir a quantidade de fiapos de tecidos que ficam presos no contato com o estofamento. 

    Molhar o tecido com água e deixar secar para verificar a existência de manchas. 

    Submeter os materiais a luz ultravioleta durante 3.750 horas (156 dias) sem parar, simulando cinco anos no sol mais intenso da Terra.

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