Alpha Testes: Chevrolet Cruze ganha a tecnologia OnStar na linha 2016

Alpha Testes: Chevrolet Cruze ganha a tecnologia OnStar na linha 2016



Versões Sedã e Sport6 ganham mudanças de acabamento e equipamentos e estreia no Brasil o sistema de telemática OnStar

Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação

A Chevrolet apresentou a linha 2016 do Cruze e a grande novidade é que o modelo estreia no país a tecnologia OnStar. Mas, além do OnStar, o modelo também estreia duas novas opções de cores para a carroceria e a transmissão automática adaptativa de seis velocidades passa a ser item de série em todas as versões.

O modelo é equipado com o motor Ecotec 1.8 Flex que rende até 144 cavalos de potência, que reúne diversos sistemas de ponta para motores aspirados. A lista de acessórios também foi ampliada, com destaque para o suporte para tablet e dois modelos de cadeirinhas de bebê compatível com o sistema isofix do carro.

O Cruze é um dos veículos de
passeio mais sofisticados, tecnológicos e seguros em produção no país e passou
no fim do ano passado por evoluções estéticas, mecânicas e de conteúdo. Na
ocasião foram promovidas mudanças visuais na parte frontal da carroceria. O
para-choque, por exemplo, foi redesenhado e recebeu luzes diurnas com LEDs
localizados sobre os novos faróis auxiliares.

Na reestilização o Cruze recebeu também novas rodas de alumínio de 17
polegadas, com desenho exclusivo para as versões LT e LTZ.

O Chevrolet Cruze sempre se
destacou em relação aos principais rivais pelo design moderno e pelas
tecnologias de vanguarda, como os controles eletrônicos de tração e de
estabilidade, o multimídia com tela de sete polegadas e, agora, o OnStar.
A chave computadorizada é outro
item apreciado pelos consumidores do veículo. Por meio dela, o motorista
consegue abrir e fechar os vidros à distância, além de acionar remotamente a
ignição e, assim, climatizar a cabine.
Este item de é uma das
exclusividades da versão LTZ, que traz ainda retrovisores externos com
rebatimento elétrico; sistema multimídia com bluetooth, navegador e comando de
voz em português; acabamento interno premium com bancos; portas e painéis revestidos
em material bicolor (Brownstone e Jet Black) com costura pespontada, acabamento
comum apenas em modelos de segmentos superiores.
Desde a configuração LT de
entrada, entretanto, o Cruze sai de fábrica equipado com diversos itens de
segurança, como controles eletrônicos de tração e estabilidade (ESP), controle
da velocidade de cruzeiro, airbags frontais e laterais, volante multifuncional
com regulagem de altura e profundidade, freios ABS com assistência de frenagem
de urgência, além de cinto de segurança de três pontos em todos os assentos.
Ar-condicionado com controle
eletrônico de temperatura, direção elétrica progressiva, computador de bordo e
bancos anatômicos com ajuste lombar e revestimento premium reforçam a lista.
Tanto o Cruze Sedã quanto o Cruze
Sport6 ainda podem vir equipados com sensor de chuva e crepuscular, câmera de
ré com gráfico para o auxílio a manobras, airbag de cortina, retrovisor interno
eletrocrômico, sistema presencial de abertura das portas e de acionamento do
motor por meio do botão Start/Stop no painel.
O Cruze é o Chevrolet mais
comercializado no mundo. No Brasil, desde o lançamento do carro, em setembro de
2011, mais de 160 mil unidades foram emplacadas, somando as versões sedã e a
Sport6. Isso faz dele um dos modelos mais vendidos do segmento.
Algumas tecnologias são tão
inovadoras que acabam mudando a maneira como o condutor interage com o veículo.
Uma delas é o OnStar, que estreia no Brasil na linha 2016 do Chevrolet Cruze
como item de série em todas as versões.
Inédita em carros nacionais, a
tecnologia avançada OnStar oferece uma ampla gama de serviços de conectividade,
informações, segurança e emergência jamais vista em um modelo à venda no país.
O melhor de tudo: ela é muito simples de ser utilizada.

Pressionando um botão na base do retrovisor interno, o motorista entra em
contato com uma central de atendimento humano que funciona 24 horas por dia.
Através dela é possível solicitar desde consultas rápidas (como informações
sobre a previsão do tempo ou de vias alagadas ao longo do trajeto) até o envio
de destinos ao GPS do veículo, bastando informar o endereço ou o nome do
estabelecimento.

Dessa forma o condutor é capaz de
realizar diversas tarefas ao longo do percurso sem precisar desviar a atenção
do trânsito.

Caso o Cruze se envolva em um
acidente com deflagração dos airbags, uma mensagem automática é enviada ao
Centro de Atendimento OnStar, que tentará contatar os ocupantes para entender a
ocorrência e oferecer o suporte de terceiros mais adequado para aquela situação
(ambulância, bombeiro, guincho, etc.). O resgate pode ser enviado mesmo que
ninguém no veículo responda à chamada.
O OnStar também oferece serviços
de segurança, entre eles o de assistência na recuperação em caso de roubo.
Sensores no veículo são capazes de detectar situações de arrombamento e enviar
um sinal à central que, neste caso, entra em contato com o proprietário para
verificar o fato e dar sequência na operação de busca.
Ainda que o automóvel tenha sido
levado, é possível observar seu deslocamento via satélite e enviar um comando
remoto de redução gradual da velocidade ou até de bloqueio total do motor para
facilitar a recuperação do bem pela polícia.
O proprietário do Chevrolet
equipado com OnStar também pode comandar diversas funções do carro por meio de
um aplicativo especifico para smartphone, incluindo o travamento e o
destravamento remoto das portas.
Pelo app ainda é possível saber
quando o veículo inicia uma nova movimentação, qual é a sua localização em
tempo real e pedir para ser avisado quando o velocímetro ultrapassar o limite
de velocidade predeterminado – recursos úteis principalmente quando o automóvel
é cedido a terceiros.
No Cruze 2016, a Chevrolet
oferece como cortesia o serviço OnStar por 12 meses. O processo de habilitação
pode ser iniciado na concessionária. Na sequência, o cliente recebe um e-mail
para finalizar seu cadastro e dar seu aval para a ativação.

Para seu funcionamento, os
serviços dependem de cobertura da rede celular e da disponibilidade de sinal de
GPS. 

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