Alpha Testes: O Honda Civic LXR 2016 agrada até o fim
Atual geração do modelo está saindo de linha esse ano
Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação
Já vem sendo divulgado há algum tempo que a nova geração do Honda Civic logo desembarca por aqui. É possível inclusive encontrar fotos do novo modelo numa breve pesquisa pela Internet. Tivemos a oportunidade de avaliar a versão LXR 2016 do modelo, a de despedida da atual geração e ela merece aplausos por tudo o que oferece.
A versão intermediária do modelo tem preço a partir de R$83.700,00. As duas outras versões são a LXS (entrada e única equipada com motor 1.8 litro, opção de câmbio manual e preço a partir de R$75.700,00) e a topo EXR (preço a partir de R$94.100,00).
O Honda Civic LXR conta com grade frontal diferenciada, barra cromada na tomada de ar do para-choque, farol de neblina com formato circular, porção superior do painel interior em preto e acabamento em pintura metalizada na moldura do painel de instrumentos.
Com muito conforto e segurança, o modelo conta também com controle de tração/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e o sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering), que interpreta o movimento do motorista favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo.
Tudo isso deixa a versão mais completa, reforçando as características que o consagraram como um sucesso em seu segmento: prazer ao dirigir, alta tecnologia, sofisticação e design esportivo e jovial.
No Honda Civic LXR a central de áudio é composta por um monitor LCD colorido de 5 polegadas no painel de instrumentos, que reproduz as informações gerais do veículo, o computador de bordo e a imagem da câmera de ré, além de dados do sistema de áudio, que conta com CD player, entrada auxiliar, USB e Bluetooth.
O ar-condicionado é digital, possibilitando a manutenção da temperatura ideal no interior do veículo. O painel possui a parte superior na cor preta, em contraste com a parte inferior em cinza-claro, e acabamento em pintura metalizada na moldura do painel de instrumentos, conferindo um aspecto esportivo e sofisticado. Conta também com a função de acendimento automático dos faróis, revestimento dos bancos em couro e os botões de comando no volante possuem aro cromado.
A versão vem com direção assistida por sistema elétrico, freios a disco nas quatro rodas, ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem), rodas de liga leve aro 17”, com design exclusivo e acabamento diamantado e pneus 205/50R17.
Seu motor é o i-VTEC 2.0 SOHC com a tecnologia FlexOne, que dispensa o tanque auxiliar para partida a frio. Ele desenvolve até 155 cavalos de potência e a sua transmissão é automática, equipada com paddle shift, oferecendo uma condução mais esportiva.
O Honda Civic LXR é equipado com a função ECON, que permite uma condução mais econômica. Ao ativar o recurso por um botão, diversos sistemas do veículo alteram seu funcionamento para privilegiar o baixo consumo de combustível, como o controle eletrônico da injeção – ETCS (Electronic Throttle Control System) – e o ar-condicionado.