Alpha Notícias: Toyota SW4 ganha motorização flex e tem preço a partir de R$159.600,00
Utilitário está disponível nas configurações com cinco e sete passageiros
Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação
O Toyota SW4 ganhou três novas versões equipadas com a nova motorização Dual VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC e tração 4×2, especialmente desenvolvida para o mercado brasileiro: SR de cinco lugares e preço a partir de R$159.600,00, SR de sete lugares e preço a partir de R$164.900, ambas com câmbio automático e uma de cinco lugares com câmbio manual, voltada apenas a vendas diretas e preço a partir de R$146.550,00.
A introdução do motor Flex complementa a linha do novo SW4. Para as duas versões com câmbio automático, há coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e computador de bordo monocromático. A estas novidades, somam-se o exclusivo Sistema Multimídia Toyota Play com tela de 7” touchscreen, com sistema de navegação (GPS) integrado, sistema de entretenimento de vídeo integrado ao painel com TV Digital e leitor de DVD, rádio com CD Player/MP3, câmera de ré, Bluetooth, conexão USB e AUX e seis alto-falantes. No volante, ambas configurações possuem comandos integrados de telefone, áudio, vídeo e computador de bordo, tornando a direção ainda mais segura e prazerosa.
A linha SW4 Flex 2017 também está equipada com ar-condicionado integrado analógico, que atua sobre todas as fileiras de bancos, incluindo saídas específicas para a segunda e terceira (para a versão de sete assentos), com capacidade de ajuste da intensidade para os bancos traseiros, ampliando o conforto a todos os passageiros.
A nova motorização entrega 159 cavalos com gasolina e 163 cavalos com etanol. Ele obteve melhorias que visam a entrega de um conjunto harmonioso, proporcionando mais torque em qualquer faixa de rotação, maior economia de combustível e menor emissão de poluentes. Para tanto, houve redução no peso de balancins, retentores e molas, além de uma reestruturação nos formatos da câmara de combustão e da entrada de combustível.
Sobre a tecnologia aplicada à performance, possui os modos de direção ECO, para uma condução mais suave, com consumo de combustível eficiente, e POWER, que garante uma direção mais emocionante e esportiva.
Na dianteira, a grade cromada adota uma base contínua ao longo dos faróis com luzes de halogênio, com sistema “Follow me Home”, proporcionando ao veículo uma aparência moderna. O para-choque adota uma forma tridimensional bem definida com molduras cromadas, conferindo profundidade aos faróis de neblina.
As superfícies esculpidas dos para-choques dianteiro e traseiro são destacadas por um eixo que se conecta a toda lateral do SUV. As soleiras, os espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, assim como a luz interna e de ignição visam facilitar o acesso ao veículo.
No ângulo traseiro, os faróis traçam uma linha contínua pelo bagageiro, complementando-se com a moldura cromada. Os faróis de neblina da traseira foram incorporados ao para-choque, reforçando a segurança, com um toque estético refinado.
O spoiler traseiro, os trilhos do teto e a antena, em estilo barbatana de tubarão, concedem ao carro um senso de esportividade apurado, ao proporcionar melhor performance aerodinâmica.
Os assentos são revestidos pelo novo tecido premium marrom escuro. Em relação aos bancos traseiros, a segunda fileira vem com assento rebatível 60/40, apoio de braços na posição central, porta-copos duplo e inclinação do encosto com ajuste de posição longitudinal.
Para facilitar a entrada nos bancos da última fila, a segunda e terceira fileiras (para a versão 7 lugares) tem um novo sistema de rebatimento one touch, que diminui o esforço do usuário. Na terceira fileira, os encostos foram mantidos na vertical, para aumentar a capacidade de carga total do veículo e melhorar, ainda mais, a sua funcionalidade.
A nova geração do SUV médio também recebeu nota máxima em segurança nos testes realizados pelo Latin NCAP. O modelo da Toyota recebeu cinco estrelas, a nota máxima, tanto para passageiros adultos quanto para crianças, no Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e Caribe. O teste avalia a segurança proporcionada aos ocupantes do veículo em uma simulação de colisão.
As versões Flex SR 4×2 de cinco e sete assentos listam uma série de sistemas com a finalidade de levar ao motorista e ocupantes total tranquilidade em quaisquer terrenos.
Fazem parte dos itens de série ligados à segurança desta versão Flex: freios ABS com distribuição eletrônica (EBD), Assistente de Frenagens Emergenciais (BAS), Controle Eletrônico de Tração (ATRC), Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), sensor de estacionamento traseiro, Assistente de Reboque (TSC) e de Subida (HAC), três airbags, sendo dois frontais (motorista e passageiro) e um para joelho (motorista), seis alças de segurança, apoios de cabeça dianteiro e traseiros com regulagem de altura, cintos de segurança dianteiros de três pontos com regulagem de altura, prétensionador e limitador de força e cintos de três pontos na segunda fileira de assentos (também incluídos na terceira fileira na versão de sete assentos).
Veja mais fotos