Assaltantes agem, em sua maioria, no período da noite e quando motoristas estão distraídos

No segundo trimestre de 2016, 20.834 veículos foram roubados e furtados na capital paulista, segundo dados estatísticos da Secretária de Segurança de São Paulo.

O GRUPO GR, empresa de segurança patrimonial, por meio de seu especialista em segurança, Niv Steiman, compartilha algumas dicas de segurança para evitar esse tipo de ocorrência. Segundo o especialista, os assaltantes agem, em sua maioria, no período da noite e quando motoristas estão distraídos fechando a garagem ou parados dentro do veículo. 

Confira abaixo as dicas de segurança: 

– Quando caminhar até seu veículo, tenha as chaves na mão, olhe em volta e dentro do carro antes de se aproximar para abri-lo. Entre, trave as portas e saia logo.

– Em hipótese alguma fique parado no interior do carro, principalmente à noite, na porta de casa.

– Mantenha seu veículo em bom estado, efetuando semestralmente uma manutenção preventiva, desta forma evitará que fique parado em local inseguro por causa de uma pane mecânica.

– Antes de iniciar um deslocamento se informe sobre a área de destino e as ruas de trajeto. Caso não conheça a região, tenha à mão um guia/GPS ou faça um mapa do local.

– Se possível, utilize película escurecedora nos vidros para dificultar a visualização de pessoas e objetos no interior do veículo.

– Os meliantes geralmente abordam pelo lado do motorista, vindo por trás. Atenção especial às motocicletas ocupadas por dois indivíduos.

– Quando suspeitar de alguma coisa procure ficar “colado” na lateral do carro à sua esquerda, desta forma não deixando espaço para abordagem.

– Dirija com os vidros fechados, usando o sistema interno de ventilação e portas travadas.

– Não deixe os seus documentos no porta-luvas.

– Evite também deixar à mostra (ou mesmo sob os bancos) embrulhos, pastas e bolsas. O ideal é colocá-los no porta-malas do carro.

– No carro, evite adesivos, placas ou crachás que identifiquem o local onde você mora ou costuma frequentar.

– Ao parar nos semáforos, fique atento ao retrovisor de seu carro e mantenha o veículo engatado em 1ª marcha e distante do carro da frente o suficiente para arrancar, em caso de emergência.

– Evite atividades que tirem sua atenção do ambiente ao seu redor quando estiver parado (ex.: maquiar-se, falar ao celular, ler jornal, etc.).

– Se for fumante, não fume parado no trânsito e muito menos com a janela aberta, pois essa conduta facilita a ação de criminosos.

– Se perceber estar sendo seguido por outro veículo, procure agir com naturalidade e dirija-se para ruas movimentadas.

– Evite ostentar o uso de joias, celulares, câmeras digitais, notebooks ou tablets.

– Atentar, ao chegar ou sair de casa, para a presença de estranhos nas imediações.

– Jamais dê carona a estranhos e não pare para auxiliar outros motoristas em locais ermos e horário avançado.