Alpha Notícias: Porsche apresenta novo Panamera Turbo S E-Hybrid
Modelo conta com dois motores e faz 0 a 100 km/h em 3,4 segundos
A Porsche apresentou o novo Panamera Turbo S E-Hybrid, equipado com motor V8 de quatro litros em conjunto com um motor elétrico, resultando em 680 cavalos que, numa impressionante disponibilidade de força, mesmo pouco acima da marcha lenta, já oferece 850 Nm de torque.
Isto faz com que ele acelere de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e alcance uma velocidade máxima de 310km/h. O novo modelo de topo da segunda geração do Panamera será lançado no mercado europeu em julho de 2017 e chegará a outros mercados ao longo do segundo semestre e no Brasil no final de 2017 – ainda sem pacotes e preços definidos.
A estratégia de impulsão deste Panamera com tração integral vem do super esportivo 918 Spyder. Segundo o New European Driving Cycle (ciclo computadorizado para definição do consumo de combustível em laboratório), a média de consumo do carro é de 2,9 l/100 km e o novo Panamera topo de linha pode percorrer até 50 quilômetros em modo totalmente elétrico. O Panamera Turbo S E-Hybrid ressalta a alta importância da eletromobilidade para a Porsche.
Conceito único de propulsão conta com motor V8 e motor elétrico
Após a bem-sucedida estreia do Panamera 4 E-Hybrid, que utiliza um motor V6 juntamente com um motor elétrico, a Porsche demonstra mais uma vez que a tecnologia híbrida tem um grande potencial de desempenho.
O novo Panamera Turbo S E-Hybrid combina um motor elétrico (136 cv/100 kW) com um motor V8 a combustão (550 cv /404 kW). O desacoplador instalado no módulo híbrido da Porsche é acionado mecanicamente por um atuador de embreagem elétrico (ECA – electric clutch actuator), da mesma forma que no Panamera 4 E-Hybrid. Isto resulta em tempos de resposta mais curtos e em alto nível de conforto. Assim como em todos os modelos da segunda geração do Panamera, o rápido câmbio PDK (Porsche Doppelkupplung) de dupla embreagem com oito marchas é usado para transmitir a força para o sistema adaptativo de tração integral de série (Porsche Traction Management – PTM).
O conjunto E-Performance acelera o sedã de luxo até 100 km/h em apenas 3,4 segundos e disponibiliza uma extraordinária tração em altas velocidades. Juntamente com a velocidade máxima de 310 km/h, este desempenho faz com que o Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid estabeleça um número ainda maior de parâmetros em sua classe. O Panamera Turbo S E-Hybrid vem com suspensão pneumática de série e oferece um equilíbrio único em seu segmento: o conforto de um sedã de luxo aliado a valores de performance de um carro esportivo.
O motor elétrico recebe energia de uma bateria de íons de lítio com refrigeração líquida, com capacidade energética de 14,1 kWh. O processo de carga também pode ser iniciado com a utilização de um timer através do Porsche Communication Management (PCM – gerenciamento de comunicações). Além disso, o Panamera Turbo S E-Hybrid é equipado de série com ar-condicionado auxiliar para resfriar ou aquecer o compartimento de passageiros mesmo durante a operação de carga.
Combinação tripla de desempenho de carro-esporte, conforto em longos trajetos e eficiência
Performance, conforto e eficiência levam a uma tripla combinação perfeita: o Panamera Turbo S E-Hybrid arranca normalmente no modo puramente elétrico “E-Power”. O carro esportivo de quatro portas pode rodar até um total de 50 quilômetros com emissão zero.
Quando o pedal do acelerador é pressionado além de uma determinada força, ou quando o nível de carga da bateria cai abaixo de um valor mínimo, o Panamera troca para o modo “Hybrid Auto”, em que a força dos dois motores é disponibilizada. O consumo segundo o New European Driving Cycle (NEDC) para modelos híbridos plug-in é de 2,9 l/100 km com gasolina super (emissão de 66 g/km de CO2) e de 16,2 kW/h / 100 km com tração elétrica.
Estreia com duas opções de distância entre eixos
O Panamera Turbo S E-Hybrid celebrará sua estreia no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça (7 a 19 de março). Já em seu lançamento, o Gran Turismo de quatro portas será oferecido também numa versão executiva, com distância entre eixos 150 milímetros maior.
Como parte de seu equipamento de série, o Panamera Turbo S E-Hybrid inclui os freios de composto de cerâmica (Porsche Ceramic Composite Brake – PCCB), o controle dinâmico esportivo do chassi (Porsche Dynamic Chassis Control Sport – PDCC Sport) incluindo o sistema de vetoreamento de torque Plus (PTV Plus), assistência de direção Power Steering Plus e rodas de liga com 21 polegadas
911 Turbo Design. O pacote básico também conta com ar-condicionado auxiliar, elementos aerodinâmicos adaptativos e suspensão pneumática de três câmaras incluindo o sistema Porsche de gerenciamento ativo da suspensão (Porsche Active Suspension Management – PASM). A versão mais longa é equipada de série com eixo traseiro direcional.
Na Alemanha, os preços do Panamera Turbo S E-Hybrid começam em EUR 185.736, incluindo o imposto de valor adicionado (VAT). Os preços do Panamera Turbo S E-Hybrid Executive começam em EUR 199.183.