Alpha Notícias: Volkswagen Fusca 1300 lidera veículos com placas pretas em São Paulo

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    Estado tem 3.241 exemplares do modelo com colecionadores 

    Para um veículo ganhar a tão desejada placa preta, identificação que o eleva a um patamar de colecionador, é preciso tempo e dedicação do dono. O modelo tem que ter no mínimo 30 anos de fabricação, conservar suas características originais de produção, entre outros quesitos. 

    “Esses registros revelam a atenção dos colecionadores para a preservação dos clássicos. Não se trata apenas de um título, mas uma forma continuar narrando, entre as gerações, a história dos automóveis”, completa Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.

    Mesmo assim, não é raro encontrar algumas destas relíquias circulando por aí. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), atualmente, no Estado, são 28.782 veículos registrados, importados ou não, que compõem a lista de colecionáveis.

    O Fusca comanda o catálogo dos queridinhos. Depois dele, Opala, Dodge, Puma e Brasília também compõem o top 5. De origem alemã, o Fusca, que já foi o mais vendido no mundo, mostra que seu sucesso aqui continua: no Estado de São Paulo, os colecionáveis reúnem 6.420 unidades (22% da frota de colecionáveis). Ou seja, a cada 5 placas pretas no Estado, 1 está em um Fusca. 

    Entre as versões que mais possuem registros com placas pretas estão o 1300 (com 3.241 exemplares); seguido do “Fuscão” 1500 (com 1.200 registros); e o 1200, fabricado entre 1950 e 1962 (somando 996 veículos). 

    Ervim Moretti, presidente do Fusca Clube do Brasil, ressalta que 35 anos é a idade média dos colecionadores, mas que o “besouro”, sem dúvidas, conquista toda a família. “Nos encontros, vemos dos avôs aos netinhos reunidos em torno da mesma paixão”, completa. 

    Fechando o ranking dos 10 mais, estão os importados Cadillacs, prediletos do cantor Elvis Presley, com 355 exemplares no total. Abaixo, confira quais modelos e versões mais aparecem no sistema do Detran.SP:

    TOP 10

    MODELO

    REGISTROS

    AS VERSÕES
    PREFERIDAS DO MODELO (UNIDADES)

    1

    FUSCA

    6.420

    1300 (3.241 UN), 1500 (1.200 UN), 1200 (996 UN)

    2

    OPALA

    1.316

    OPALA (502 UN), COMODRO
    (217 UN), LUXO (198 UN)

    3

    DODGE

    1.047

    CHARGER RT (201 UN),
    COUPLE LUXO (122 UN), DART (112 UN)

    4

    PUMA

    695

    GTS (323 UN), GTB (173
    UN), GTE (52 UN)

    5

    BRASILIA

    544

    BRASILIA (531 UN),
    BRASILIA LS (13 UN)

    6

    MAVERICK

    486

    GT (143 UN), MAVERICK (121
    UN), SL (109 UN)

    7

    KOMBI

    486

    KOMBI (468 UN), PICK UP (8
    UN), FURGAO (3 UN)

    8

    CORCEL

    457

    LUXO (160 UN), CORCEL (118
    UN), IIL (70 UN)

    9

    KARMANN-GHIA

    413

    KARMANN-GHIA (346 UN), TC
    (42 UN), CONV (16 UN)      

    10

    CADILLAC

    355

    CADILLAC (105 UN),
    ELDORADO CONV (38 UN), DEVILLE CONV (28 UN)



    Quero ter um veículo com a placa preta. Como faço? 

    Seja por hobby ou pelo desejo de investir, é preciso ter cautela antes de sair restaurando um carro antigo. Se, por um lado, pode haver forte valorização na hora da venda, por outro, os gastos nos reparos, a depender da marca e do modelo escolhido, podem não superar a quantia empregada na negociação com um novo dono. Roberto Suga, presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), alerta que “mais do que tempo e dinheiro, é necessário ter uma relação de carinho e cuidados com o veículo”. 

    Para ter a placa preta, o veículo deve integrar uma coleção particular ou fazer parte de uma associação de colecionadores. Primeiro, deve-se solicitar o Certificado de Originalidade em um dos clubes credenciados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O custo do documento varia entre R$ 200 e R$ 600. 

    Então, o interessado pode pedir a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) no Detran.SP, com a expressão: “Veículo de Coleção”. Possíveis débitos precisam ser quitados antes deste pedido. A taxa é de R$ 285,27, caso o licenciamento do ano em curso não tenha sido feito, e R$ 197,87, caso o dono já o tenha licenciado. Informações podem ser obtidas no portal: www.detran.sp.gov.br

    Por fim, é necessário solicitar o par de placas. No Estado de São Paulo, ele custa R$ 128,68. Cabe ressaltar que o veículo com mais de 20 anos de fabricação não paga o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), mas deve ser licenciado todo ano.

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