Modelo foi apresentado há 45 anos em três versões
Há 45 anos, em 19 de junho de 1973, A Ford apresentou para o mercado brasileiro um carro de capô longo e traseira curta que hoje é um ícone entre os esportivos nacionais: o Maverick.
De início, o carro veio em três versões, todas duas-portas e depois surgiu o modelo quatro-portas. A mais em conta delas, a Super custava Cr$ 27.284,00 (cerca de R$ 25 mil, em valores atualizados pelo IPC-Fipe). A Super Luxo, com mais cromados e pneu sem câmara, saía por Cr$ 30,558,00 (aproximadamente R$28 mil pelo IPC-Fipe). E a GT, top de linha, que trazia faixas adesivas e um potente motor V8 por Cr$ 39.398,00 (cerca de R$ 36 mil).
Apesar de bem recebido, o Maverick também teve críticas: alto consumo de combustível e pouco espaço no banco traseiro. Em 1974, foi lançada inicialmente para competições automobilísticas a versão Quadrijet (nome emprestado de seu novo carburador), que tinha um motor ainda mais potente. Pouco depois, ela também chegou às lojas. A montadora encerrou a produção do Maverick no Brasil em 1979. No total, foram produzidas 108.106 unidades.
Hoje, o carro atrai admiradores e colecionadores. Em sites especializados, é possível encontrar unidades à venda por valores que ultrapassam R$ 100 mil.
No sistema do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), constam 7.384 exemplares do modelo registrados no Estado. Destes, 486 têm a cobiçada placa preta, para colecionadores — para isso, é preciso ainda manter boa parte das características originais.
AS 10 CIDADES COM MAIS REGISTROS
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1
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São Paulo
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2.667
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2
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Campinas
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322
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3
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São Bernardo do Campo
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157
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4
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Santo André
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146
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5
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Ribeirão Preto
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140
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6
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São José dos Campos
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111
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7
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Guarulhos
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104
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8
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Jundiaí
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96
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9
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Piracicaba
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95
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10
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Sorocaba
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94
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