Connect with us

Alpha Notícias: Lifan acerta ao trazer o agradável X80 para o Brasil

Published

on



Modelo chega em versão única com preço de R$129.777,00

Numa aposta ousada, a Lifan apresentou o X80 em versão única e preço de R$129.777,00, tornando-se o veículo de uma fabricante de origem chinesa mais caro vendido no Brasil. Mas, após conhecermos e avaliarmos o modelo, podemos dizer que a marca tomou a decisão certa.

“Procuramos colocar no X80 aquilo que nossas pesquisas mostraram como sendo importantes aos consumidores dessa classe de veículo, porém sem exageros, para conseguir estabelecer um patamar de custo adequado a uma gama maior de potenciais clientes”, afirma Johnny Fang, presidente da Lifan no Brasil.

O Lifan X80 tem sete lugares e conta com um motor 2.0 turbo gasolina com 184 cavalos e câmbio automático de seis velocidades. Seu design é atraente e conta com o nome da marca na grade com barras horizontais cromadas. Seu conjunto óptico conta com DRL e luz diurna em LED, com faróis de neblina embutidos no para choque. Suas rodas são aro 19” diamantadas black’n silver e uma moldura preta acompanha toda a linha inferior e os para choques do modelo. Na traseira, você sente falta da abertura e fechamento automáticos do porta-malas – situação que pode ser contemplada em breve com uma nova versão ou mesmo como opcional. 

Na motorização, é possível conduzir o modelo no modo manual, pelo qual as trocas de marcha são feitas na alavanca e também no modo Sport, por meio de um botão no console central, que permite que as trocas de marcha no modo automático aconteçam em rotações mais altas, adicionando esportividade na condução do Lifan X80.

Outro destaque desse conjunto mecânico é o acelerador eletrônico, que permite aceleração mais suave e reduz os trancos nas trocas de marchas, além de economizar combustível e diminuir a emissão de poluentes. 

Durante os testes para homologação do veículo no Brasil, realizados em laboratório e ambiente controlado, os números indicaram o consumo médio de 9,89 km/litro de gasolina (cidade/estrada). Na estrada o consumo ficou em 12,27 km/litro de gasolina e na cidade 8,39 km/litro, dentro dos padrões, normas e utilizando combustível brasileiro. Na nossa avaliação, numa condução dividida com a colega e num trecho quase que 100% numa estrada, o consumo ficou próximo dos 10 km/litro.

A suspensão do modelo é McPherson na dianteira e independente tipo multi-link na traseira, com a direção eletro-assistida com ajuste de altura e profundidade, o que permite ao motorista ajustar a posição de dirigir de acordo com sua conveniência. 

As dimensões do Lifan X80 permitem muito espaço e conforto para 7 passageiros adultos, inclusive os que viajam na terceira fileira de assentos, com conforto e conveniência. Os dois bancos dianteiros possuem ajustes elétricos para assento, encosto e ajuste lombar no banco do motorista, e do assento e encosto para o banco do passageiro. O painel no console central conta com ajuste da temperatura e da intensidade do ar-condicionado, com saídas no teto, para os passageiros da segunda e terceira fileiras e apoio de braço central com porta-copos.

O segundo banco do Lifan X80 pode ser rebatido total ou parcialmente, para facilitar carregar volumes maiores, além de deslizar para permitir mais espaço aos passageiros da terceira fileira. Já na terceira fileira o banco rebate totalmente, permitindo que surja um grande porta-malas. Esta capacidade de modulação admite diferentes configurações para levar passageiros e carga, uma característica importante para quem tem SUV. Com essa configuração múltipla, o porta-malas do Lifan X80 chega a ter a capacidade para levar até 2.500 litros com os dois bancos rebatidos ou 900 litros com o terceiro banco rebatido (até o teto do veículo) ou 200 litros de capacidade na configuração normal para sete passageiros.

Confira a lista de equipamentos e funcionalidades relevantes presentes no novo Lifan X80:

* ABS – Sistema de freios anti-blocantes

* EBD – Distribuição eletrônica de frenagem

* BAS – Sistema auxiliar de frenagem em emergência

ESP – Sistema eletrônico de controle de estabilidade

* TCS – Sistema de controle de tração

* HAC – Assistente de saída em rampa

* HDC – Assistente de descida

* RSC – Assistente para redução de inclinação em mudanças bruscas

Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros

* Sensor crepuscular – acendimento automático dos faróis

* Light my Way – Mantém os faróis acesos por 30s após o travamento das portas

* Keyless – Abertura das portas e partida do motor com sensor de presença da Smart Key

* Smart Key com bloqueador-desbloqueador de todas as portas por presença

* Travamento central das portas

* Aviso de fechamento de porta

* Cintos de segurança dianteiros com pré-tensor com limite de força

* Aviso sonoro do uso do cinto de segurança do motorista e passageiro

* Freio de estacionamento eletrônico

Teto solar elétrico

* Ar condicionado dianteiro com controle eletrônico de temperatura

* Ar condicionado traseiro com controle de temperatura e intensidade (saídas de ar no teto)

* Volante multifuncional revestido em couro com ajuste de altura e profundidade

* Banco do motorista com ajustes elétricos de altura, distância, inclinação e lombar

* Banco do passageiro com ajustes elétricos de distância e inclinação

* Direção eletro-assistida

* Start button (Botão de partida – com sensor de presença da Smart Key)

* Vidros, travas e retrovisores elétricos

* Freio de estacionamento eletrônico

* Controle de velocidade de cruzeiro no volante (cruise control)

* Retrovisores externos com luz indicadora de direção em Led

* Retrovisores externos eletro-retráteis com aquecimento

* Espelho retrovisor interno eletrocrômico

* Central Multimídia touchscreen de 8″ compatível com Apple Carplay e Android Auto

* Conexão Bluetooth para celular

* Rádio AM/FM

* MP3/MP4/MP5/WMA

* Entradas USB e auxiliar

* Seis alto falantes

* Câmera de ré com duas configurações de linhas guia

 Painel digital com 3 configurações de grafismo

Ajuste de altura dos faróis e de intensidade de iluminação do painel