Connect with us

Alpha Notícias: Volvo Cars traz nova versão do XC90 para o Brasil

Published

on



T8 R-Design conta com configuração esportiva exclusiva e motorização híbrida com 407 cavalos

A Volvo Cars ampliou a linha XC90 no mercado brasileiro. Agora temos por aqui a versão híbrida plug-in T8 R-Design – a configuração de estilo esportivo da marca. Além da performance, da tecnologia e da segurança, a versão investe em um visual mais ousado, de olho no consumidor que está em busca de um utilitário esportivo completo para sua família, mas que preza por um design marcante e diferenciado, por dentro e por fora. 

O modelo chega com preço a partir de R$429.950,00 e conta com rodas de liga leve de 22 polegadas, para-choques dianteiro e traseiro exclusivos da versão, assim como a grade preta R-Design. Completam o pacote exterior duas novas cores: Passion Red e Bursting Blue. 

O interior também prima pela exclusividade, com volante e assentos com revestimento em couro e Nubuck próprios da versão. Coerente em sua proposta, o XC90 T8 R-Design apresenta acabamento interno com detalhes de fibra de carbono no painel de instrumentos e console da cabine. O consumidor também encontra jogo de tapetes de carpete alusivos à configuração esportiva, além de chave de couro R-Design com controle remoto integrado e função de memória. 

O XC90 T8 R-Design combina o potente motor Drive-E Turbo Supercharger de 2 litros e 4 cilindros, que produz 320 cavalos com um motor elétrico de 87 cavalos, alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade (10,4 Kwh). Juntos, geram 407 cavalos de potência máxima e torque de 640 N.m, números de desempenho dignos de carro esportivo, afinal, mesmo com 2.319 kg, o modelo atinge os 100 km/h em apenas 5,6 segundos. 

Compatível no modo plug-in, o XC90 T8 R-Design oferece uma combinação inigualável em um veículo premium: potência, luxo, tecnologia, sofisticação, baixo consumo de combustível e reduzido nível de emissão, mudando a percepção que o consumidor tem, de forma geral, sobre os modelos elétricos. 

O conjunto ótico com o distintivo formato em T confere ao modelo uma identidade imponente. O Volvo FULL LED System é o mais avançado sistema de iluminação do segmento, que incorpora quatro funções aos faróis. 

A iluminação de LED é programada para evitar o ofuscamento da visão de outros motoristas que vêm em sentido contrário ou que estejam à frente no mesmo sentido ao mudar automaticamente entre um feixe de luz focado ou desfocado dos carros. Há também nivelamento automático do facho do farol de acordo com o número de ocupantes e o carregamento do veículo, além de luz DRL com acendimento automático, que contribui para a visualização do modelo, mesmo em dias muito claros. Os faróis contam, ainda, com a tecnologia Automatic Bending Lights (ABL), que direciona os faróis automaticamente em até 30º para os lados, facilitando ainda mais a visão nas curvas. 

A transmissão automática Geartronic de oito velocidades utiliza a tecnologia Shift by Wire totalmente eletrônica. A função na posição B auxilia na frenagem pelo freio-motor elétrico para recuperar e transmitir energia de volta para o carro, seja para recarregar a bateria ou para uso imediato. Nela, é também possível fazer a redução de marchas manualmente, ajudando na frenagem do veículo. 

A tecnologia do painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas incorpora funções diferentes das versões D5 (diesel) e T6 (gasolina), como indicação do modo de condução, nível de regeneração de energia, quantidade de carga da bateria e horário em que ela estará 100% carregada. A tela central sensível ao toque de 9 polegadas também agrega informações que possibilitam ao condutor observar em gráficos o funcionamento do sistema híbrido, no que se refere a utilização dos motores elétrico e a combustão, seus respectivos consumos e também a regeneração de energia entre esses componentes. 

A tela central apresenta outras duas funções: a tecla HOLD permite ao condutor “guardar” a energia da bateria para uso posterior. Por exemplo, no caso de o motorista optar por utilizar somente o motor a combustão na estrada e a carga da bateria na cidade. O ícone de um cadeado aparece no painel; e a tecla CHARGE aciona o carregamento da bateria utilizando o motor a combustão, que age como um “gerador de energia”. 

O XC90 T8 R-Design vem equipado com cabo de 4,5 metros para carregamento de uso doméstico. A carga total da bateria é feita em três horas considerando uma tomada aterrada de tensão 220V e 16A. É possível carregar o veículo com tomadas de menor amperagem, no entanto, com maior tempo para a recarga. 

O modelo conta com seis modos de condução. Três deles se adequam praticamente a qualquer condição: 

• PURE: condução econômica para uso urbano

Este modo utiliza 100% o motor elétrico. Como resultado, apresenta uma condução silenciosa, sem consumir combustível e com zero emissão de poluentes. Com a bateria totalmente carregada, a autonomia do veículo pode atingir até 40 km, dependendo das condições de uso, mas ainda assim cobrindo o uso diário da maioria das pessoas. 

• HYBRID: uso cotidiano

É o modo padrão do modelo, programado para utilizar ambos os motores e entregar a melhor relação entre performance e consumo de combustível: 15,5 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada (dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), conferindo nota A em eficiência energética. 

• POWER: condução esportiva

O foco deste modo de condução é a performance. Novos parâmetros de direção, trocas de marchas, respostas do acelerador e freios são ajustados para obter a melhor resposta para uma condução esportiva. 

O motorista ainda dispõe de outros três modos de condução mais específicos: 

AWD (All Wheel Drive): para tração permanente conforme demanda específica; 

OFF ROAD: função que envolve o controle de descida em declives (HDC), eleva a suspensão em 40 mm, ideal para percursos fora de estrada em velocidades de até 40 km/h; 

INDIVIDUAL: o condutor pode escolher entre uma série de parâmetros, como nível de assistência da direção, configuração do painel, características do grupo propulsor e suspensão, entre outros. Dessa forma, o XC90 pode ser um carro de cidade silencioso e com zero emissão, um SUV de desempenho arrebatador ou um veículo para condições desafiadoras. 

A dirigibilidade superior do modelo pode ser creditada também ao Chassi Four-C com sistema de suspensão por bolsas de ar. Isso habilita o motorista a ajustar, nos modos de condução, a altura mais adequada de rodagem, de acordo com o piso. A altura da carroceria também pode ser ajustada para funções específicas, como a de carga do porta-malas. 

Sofisticação e equipamentos de última geração

Como símbolo da sofisticação, a manopla do câmbio é feita de cristal sueco da marca Orrefors. Além de luxuoso, o interior do SUV conta com bancos dianteiros com aquecimento, regulagens elétricas de posição, de ajuste lateral, para a lombar, de extensão e memória. 

Outro item de destaque é o Head Up Display, que projeta as principais informações do painel à frente do motorista, além do teto solar panorâmico elétrico. 

Com o Park Assist é ainda mais fácil estacionar o veículo. O assistente de estacionamento manobra o carro automaticamente usando sensores para identificar o espaço de vagas paralelas ou perpendiculares ao carro. O sistema é capaz de estacioná-lo em um espaço de, no mínimo, 1,2 vezes o tamanho e tudo o que o motorista precisa fazer é acelerar e frear conforme instruções na central multimídia. 

O XC90 T8 R-Design possui um sistema composto por quatro câmeras que cria uma visão de pássaro ao redor do carro no painel central. O sistema da câmera 360º funciona em velocidades até 10km/h e auxilia muito para estacionar em espaços complicados, proporcionando uma visão de cima do veículo. 

O veículo apresenta um dos melhores sistemas de áudio já desenvolvidos para um automóvel, em parceria com a Bowers & Wilkins. São 1.400 watts, 19 alto-falantes – com um dos primeiros subwoofers air-ventilated instalados em um carro – e um software de processamento de áudio de última geração que simula, dentre outros ambientes, a sala de concerto da Orquestra Filarmônica de Gotemburgo. 

A modernidade do veículo se reflete ainda na oferta do assistente de condução Pilot Assist, um recurso que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e tecnologia que comanda a aceleração, a frenagem e a movimentação do volante até 130 km/h. O sistema atua não somente em situações de tráfego intenso nas grandes cidades, mas também oferece conforto e segurança na condução do veículo em rodovias. Em qualquer uma dessas condições, são vários os benefícios do equipamento, que auxilia o motorista a manter a velocidade programada, interagindo continuamente com a direção, a aceleração e o freio para centralizar o veículo na faixa. Assim, o esforço do motorista em deslocamentos longos também pode ser minimizado pelo recurso. 

O Pilot Assist pode ser ativado a qualquer momento pelo motorista de forma intuitiva, por meio de um botão à esquerda no volante, e seu pleno funcionamento depende de faixas bem demarcadas na superfície da pista. Quando possível, o assistente de direção auxilia na correção do deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias. Apesar de não necessitar de um veículo à frente como referência, o assistente de direção faz uso das funcionalidades do Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) para controlar a distância do carro adiante ou a velocidade configurada. 

Conectividade de última geração

Outro destaque é o sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect, acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, que reúne quase todos os comandos do veículo em um único lugar. O display tem gráfico aprimorado, tornando o uso para o motorista ainda mais natural e intuitivo. Navegação, conectividade e entretenimento estão a pouquíssimos toques, ou comando de voz, de distância. A integração do smartphone também está disponível com aplicativos Apple CarPlay e Android Auto. 

Além disso, o sistema Sensus integra o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo. 

Segurança de referência mundial

A tradição da Volvo e a preocupação com a segurança conferem ao XC90 a mais completa tecnologia para evitar acidentes. Todos os equipamentos são de série no SUV, como Sistema de Alerta de Mudança de Faixa, que aplica força no volante se o carro está saindo da faixa, e Sistema de Alerta ao Motorista, que detecta e avisa motoristas desatentos ou cansados, por meio de um sinal visual e sonoro. 

Equipado com o inovador City Safety de segunda geração, inclui assistente de direção e entra em ação quando a frenagem automática sozinha não seria suficiente para evitar uma colisão em potencial. Nessas circunstâncias, o carro oferece assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente. O City Safety opera para evitar colisão contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte, atuando tanto de dia quanto durante a noite. 

O utilitário esportivo também disponibiliza sete airbags (frontais, de cortinas, laterais e de joelho para motorista), sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus. 

O modelo também apresenta dois recursos inovadores de segurança. A Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation) ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 60 e 140 km/h. Já o Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System), que avisa ao motorista sobre a presença de veículos no seu ponto cego. O recurso inclui a função de assistência ao volante, que ajuda a evitar choques em potencial com veículos escondidos num ponto cego ao conduzir o carro de volta à sua própria pista e fora do perigo. 

O XC90 T8 R-Design dispõe ainda de alerta de colisão traseira, sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert e uma função bastante cômoda no dia a dia: abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas ao passar o pé debaixo do para-choque.