Sistema será utilizado pela primeira vez em escala mundial no Skyline
A Nissan revelou uma tecnologia de assistência ao motorista que associa a condução em via expressa por meio do sistema de navegação às capacidades de condução sem as mãos em uma única faixa de rodagem.
Ampliando o sistema ProPILOT, a novidade será utilizada pela primeira vez em escala mundial, fazendo sua estreia no sedã grande Skyline a partir do terceiro trimestre de 2019 no mercado japonês.
Projetado para subir e descer rampas de acesso na condução em via expressa, o novo sistema trabalha em conjunto com o sistema de navegação do veículo para ajudar a conduzir o veículo de acordo com uma rota pré-definida nas faixas de rodagem designadas. Pela primeira vez o sistema também permite a condução sem as mãos (hands-off driving) ao dirigir em uma única faixa de rodagem.
Para ativar as funções mais recentes do novo sistema, o motorista deve programar antecipadamente o destino no sistema de navegação, criando uma rota pré-definida. Assim que o veículo entrar na via expressa, o novo sistema de condução por navegação fica disponível.
Ao ativá-lo utilizando uma rota pré-definida, o sistema assistirá o motorista ao conduzir em uma via expressa de várias pistas até chegar à saída da via expressa, segundo a rota, ajudando a ultrapassar, desviar e sair da faixa de rodagem.
O novo ProPILOT também permite a condução sem as mãos (hands-off driving), enquanto o veículo for mantido na mesma faixa de rodagem. Quando o veículo se aproxima de uma bifurcação, ou quando for possível ultrapassar um veículo mais lento, o sistema avalia o tempo necessário para desviar ou ultrapassar, com base em informações do sistema de navegação e de sensores com visão 360º. O motorista recebe orientação intuitiva visual e sonora, sendo alertado a colocar as duas mãos na direção e confirmar o início destas operações por meio de um botão.
O veículo utiliza uma série de câmeras, radares, sonares, GPS e dados de mapas 3D de alta definição (HD map), para fornecer informações em tempo real em 360º do entorno e da localização precisa do veículo na pista. O sistema baseia-se nestas informações para oferecer uma experiência de condução suave, semelhante àquela proporcionada por um motorista experiente. Um sistema de monitoramento na cabine confirma continuamente se o motorista está atento à pista.
Principais cenários de utilização
Sinais de áudio e notificações visuais alertam o motorista quando o recurso de condução por navegação fica disponível ao entrar na via expressa e utilizar uma rota pré-definida no sistema de navegação.
O motorista pode iniciar a condução por navegação acionando um botão. Assim que é ativado, o sistema ajudará a conduzir o veículo centralizado em uma faixa de rodagem específica, mantendo certa distância do veículo que segue à frente, obedecendo a velocidade definida pelo motorista.
É possível dirigir sem as mãos (hands-off driving) enquanto o veículo for mantido na mesma faixa de rodagem, contanto que a atenção do motorista esteja concentrada na pista à frente e o motorista esteja preparado para assumir o controle manual do volante quando necessário devido às condições da estrada, do trânsito ou do veículo3.
Se o veículo que segue à frente estiver a uma velocidade inferior àquela definida pelo motorista, e o sistema detectar que ele pode ultrapassar, o motorista será notificado por meio de orientações visuais e de áudio, podendo concordar em ultrapassar ao colocar as duas mãos na direção e acionar um botão.
Após a confirmação do motorista, o veículo fará a ultrapassagem de forma suave. Assim que o tiver ultrapassado o veículo mais lento e o sistema tiver determinado que é possível voltar à faixa de rodagem, é solicitada a confirmação do motorista para conduzir o veículo de volta à faixa de rodagem original.
Se quiser iniciar uma mudança de faixa, o motorista coloca as duas mãos na direção e ativa a seta. O veículo mudará de faixa se o sistema tiver detectado que é possível mudar de faixa.
Quando o veículo se aproxima da saída da via expressa ao seguir uma rota pré-definida, o motorista é notificado por meio de orientação visual e de áudio que a condução por navegação será finalizada. Assim que o veículo chega à rampa de saída da via expressa, a condução por navegação é desativada e o motorista assume o controle total do veículo.
A versão do ProPILOT para uso em uma única faixa de rodagem em via expressa apareceu pela primeira vez em 2016, na minivan Nissan Serena no Japão, tendo recebido prêmios como o Japan Car of the Year Innovation Award, uma premiação japonesa com foco em inovação na indústria automotiva.
O ProPILOT (conhecido como ProPILOT Assist nos EUA) equipa vários modelos da Nissan em todo o mundo, como o 100% elétrico Nissan LEAF e os campeões de vendas Qashqai, X-TRAIL, Altima e Rogue.
Mais de 350.000 veículos Nissan atualmente em circulação estão equipados com a tecnologia comprovada de assistência ao motorista ProPILOT, formando sólidas bases para a próxima fase do sistema ProPILOT que chegará ao mercado japonês, o ProPILOT 2.0.