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Alpha Pesados: Clientes de ônibus rodoviários definem as novidades da linha MB O 500

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Modelos ganham itens voltados ao desempenho, economia e eficiência

A Mercedes-Benz apresentou as novidades para sua linha O 500 de ônibus rodoviários considerando as necessidades dos seus clientes e as tendências de mercado. Assim o portfólio ganha novos itens voltados ao desempenho, economia e eficiência dos veículos no transporte de passageiros, assim como para a segurança ativa nas estradas. 

“Atendendo a pedidos de clientes, desenvolvemos uma versão de 430 cavalos do motor OM 457 LA da linha O 500, amplamente reconhecido no mercado pela excelente performance e baixo consumo de combustível. Esse motor passa a ser o mais potente da nossa marca para ônibus no País”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Com o novo motor de 430 cavalos, a Mercedes-Benz traz para o mercado os inéditos modelos O 500 RSD 2443 6×2 e O 500 RSDD 2743 8×2. “E nós temos outro lançamento para o segmento rodoviário, o O 500 RS com PBT de 19.600 kg, que permite a instalação de carroçarias de 14 metros, atendendo à nova legislação do Contran”, informa Walter Barbosa. “Ou seja, sempre estamos ao lado dos clientes com novas soluções para suas demandas. Eles sabem que podem contar com a Mercedes-Benz quanto à entrega de veículos de alto padrão de qualidade, segurança, conforto, robustez, confiabilidade e rentabilidade”. 

Outra grande novidade da marca para o segmento rodoviário está voltada ao O 500 RSDD, que se torna o primeiro ônibus rodoviário 8×2 do mercado brasileiro a vir equipado com piloto automático adaptativo (ACC), sistema de frenagem de emergência (AEBS) e sistema de aviso de faixa (LDWS) como itens de série. Essas avançadas tecnologias, já conhecidas e disponíveis para outros modelos da Linha O 500, podem ser requisitadas pelos clientes também em ônibus com freio a tambor, proporcionando maior segurança às operações de sua frota. 

“Ao estender para vários modelos o leque das tecnologias de segurança ativa, como ACC, AEBS e LDWS, nós reafirmamos o posicionamento do O 500 como o ônibus rodoviário mais seguro do País”, ressalta Walter Barbosa. “Dessa forma, oferecemos cada vez mais proteção aos passageiros, aos motoristas e aos demais veículos das estradas, contribuindo para maior segurança e fluidez do tráfego”. 

Motor de 430 cv para O 500 RSD e RSDD 

O aumento de potência do motor OM 457 LA deve-se a uma nova parametrização dos módulos eletrônicos, com novas curvas de potência e de torque, chegando-se em 430 cv a 2.000 rpm e a 2.100 Nm a 1.100 rpm. 

“O mercado estava solicitando um ônibus mais potente, especialmente para carroçarias DD (Double Decker) e HD (High Decker) de 14 e de 15 metros”, destaca Walter Barbosa. “A maior potência traz um ganho de eficiência nos motores de ônibus mais pesados, levando a um melhor desempenho em topografias mais severas. Além disso, somando-se a outras medidas, como o pacote Fuel Efficiency e o estilo de condução do motorista, pode-se chegar até 10% de economia no consumo de combustível, reduzindo custo operacional para as empresas de transporte”. 

O desenvolvimento do motor de 430 cv resultou no lançamento dos novos modelos O 500 RSD 2443 6×2 e RSDD 2743 8×2, incrementando o portfólio da marca para transporte rodoviário de médias e longas distâncias e para o turismo de luxo. Dessa forma, o cliente escolhe a configuração que melhor atenda suas demandas: DD para aplicação mista, com leito embaixo e classe executiva na parte superior do ônibus, e HD com poltronas na parte de cima e bagagens na parte de baixo. 

Os ônibus O 500 RSD 2443 e RSDD 2743 chegam também com mais destaques ao mercado, como a chave geral com acionamento por tecla no painel de instrumentos, assistente de partida em rampa e a roda de alumínio 9.00 x 22,5 com pneu 295/80 R 22,5. 

Mais opções de PowerTrain para os clientes do segmento rodoviário

Além das diferentes variações de potência dos ônibus O 500, o portfólio da marca oferece três versões de caixas de mudanças: mecânica, automatizada e automática, exclusividade da Mercedes-Benz. Com isso, os clientes podem escolher a melhor combinação de motor e câmbio para a aplicação rodoviária de sua frota. 

ACC, AEBS e LDWS para O 500 RSDD 8×2 como itens de série 

A partir de julho deste ano, o top de linha da Mercedes-Benz entre os ônibus rodoviários – o modelo O 500 RSDD 8×2 – estará equipado, de série, com piloto automático adaptativo (ACC), sistema de frenagem de emergência (AEBS) e sistema de aviso de faixa (LDWS). Esta solução foi apresentada ao mercado em 2018, como item opcional, primeiramente para os chassis O 500 RS 1836 4×2 e RSD 2436 6×2 com freio a disco. Em 2019, alcançou o RS 4×2 e o RSD 6×2 com freio a tambor. A partir de 2020, também está disponível para o O 500 RSDD 8×2 com freio a tambor. 

“O ACC e o AEBS mantêm uma distância segura do ônibus em relação ao veículo à frente”, informa Walter Barbosa. “O próprio sistema acelera e freia o veículo automaticamente. Com isso, reduz o risco de acidentes, alivia o stress do motorista e oferece mais segurança em situação de neblina”. 

Com essa novidade chegando no O 500 RSDD 8×2, a marca aumenta o leque de opções para que as empresas escolham as tecnologias de segurança ativa em seus ônibus. Seja qual for o modelo, os O 500 rodoviários asseguram a mesma eficiência e as mesmas vantagens, independentemente da operação e do tipo de estrada ou via onde vão operar. 

Piloto automático adaptativo é um diferencial dos ônibus rodoviários 

Referência em segurança ativa no segmento de ônibus rodoviários, a Mercedes-Benz trouxe para o Brasil, de forma pioneira, o avançado ACC (piloto automático adaptativo), que faz com que o ônibus ande quase sozinho. 

Por meio de sensores na dianteira, o piloto automático adaptativo ajuda o motorista a manter o ônibus numa distância segura em relação ao veículo que vai à frente. Em uma situação de extrema emergência, se o condutor não reagir, o sistema entra em ação, freando automaticamente o veículo para evitar o impacto. O ACC se habilita a uma velocidade maior que 15 km/h. Independentemente de sua ativação, o motorista tem total autonomia para acelerar ou frear, bastando usar os pedais para isso. Ou seja, o condutor tem sempre o domínio do veículo. 

O piloto automático adaptativo da Mercedes-Benz é indicado para médias e longas distâncias rodoviárias, especialmente para aquelas caracterizadas por retas muito longas e declives acentuados, muito comuns no Brasil. Também é ideal para trechos de serra, com muitas curvas e neblina, pelo fato de identificar veículos à frente e, automaticamente, frear ou acelerar, conforme a situação. 

AEBS minimiza os efeitos de um eventual acidente 

Outro destaque das tecnologias de segurança ativa dos ônibus Mercedes-Benz é o AEBS (Advanced Emergency Braking System), sistema de frenagem de emergência que tem o objetivo de minimizar os efeitos de um eventual acidente. Se há risco de colisão, o AEBS ativa um alerta visual e sonoro, fazendo uma leve intervenção nos freios, ou realizando uma freada de emergência. 

Sistema de aviso de faixa aumenta a segurança de circulação 

Com uma câmera montada no parabrisa, o LDWS (Lane Departure Warning System) detecta a posição do ônibus em relação às faixas da estrada, à direita e à esquerda. Funcionando em uma velocidade pré-estabelecida, o sistema gera um alerta sonoro e visual que avisa o motorista se o veículo está se movendo para fora da faixa sem o movimento intencional, aumentando a segurança de circulação. 

Recurso extremamente importante para prevenção de acidentes, o LDWS detecta a mudança de faixa não intencional onde houver marcação na pista. Opcionalmente, pode ser instalado pelo encarroçador um alerta por vibração no assento do motorista, além de alto-falantes no painel. 

Itens de segurança em ônibus rodoviários O 500 

· ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo 

· AEBS (Advanced Emergency Braking System) – sistema de frenagem de emergência 

· LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa 

· TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus 

· Assistente de partida em rampa 

· Retarder – sistema auxiliar de freio 

· Top-Brake – freio-motor auxiliar 

· Suspensão com sistema anti-tombamento 

· ABS – sistema anti-travamento 

· ASR – sistema de controle de tração 

· EBS – sistema eletrônico de freios 

· ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente 

· ESP – controle eletrônico de estabilidade 

· Eixo ERA direcional com foco em maior estabilidade 

· Freio a disco 

· Power Mode – mais segurança em ultrapassagens 

PBT maior de 19.600 kg para O 500 RS 

Também no que se refere à capacidade de transporte, a Mercedes-Benz vem acompanhando as regulamentações do setor rodoviário e lança uma versão do O 500 RS 4×2 com PBT – peso bruto total de 19.600 kg para carroçarias de 14 metros de comprimento. 

“Com o PBT maior para o O 500 RS, estamos preparados para atender à Resolução 210 do Contran que autoriza carroçarias de 14 metros para veículos 4×2. Esse novo modelo se junta à versão já conhecida do O 500 RS de 18.500 kg de PBT para carroçarias de 13,2 metros”, afirma Walter Barbosa. “Ou seja, o cliente ganha nova opção para escolher o O 500 RS de acordo com o comprimento de carroçaria mais indicado para sua operação”. 

O aumento de PBT para carroçarias de 14 metros foi obtido a partir de algumas mudanças no chassi, como a introdução de novos eixos dianteiro e traseiro e de freio a disco. Essa solução permite o aumento de uma fileira a mais de de assentos, podendo chegar a 50 poltronas para passageiros. 

Novo portfólio da Linha O 500 de ônibus rodoviários
Modelo
Motor
Caixa de mudanças
PBT (kg)
Carroçaria (metros)
O 500 M 1826 4×2
OM 926 LA 256 cv
G-85 mecânica (série) Automática Ecolife (opcional)
18.500
Até 13,2
O 500 R 1830 4×2
OM 926 LA 310 cv
GO-190 mecânica (série)Automática Ecolife (opcional)
18.500
Até 13,2
O 500 RSD 1836 4×2 High Torque
OM 457 LA 360 cv
GO- 210 mecânica (série) Automatizada GO 240 (opcional))
18.500 19.600 (novo)
Até 13,2 Até 14
O 500 RSD 2436 6×2 High Torque
OM 457 LA 360 cv
GO-210 mecânica (série) Automatizada GO-240 (opcional) Automática
Ecolife (opcional)
24.000
Até 14
O 500 RSD 2441 6×2
OM 457 LA 410 cv
Automática Ecolife (série) / Automatizada GO (opc) 240 GO-210 Mecânica
(opc)
24.000
Até 14
O 500 RSD 2443 6×2 (novo)
OM 457 LA 430 cv
Automatizada GO-240 (série) GO-210 mecânica (opcional)
24.000
Até 14
O 500 RSDD 2743 8×2 (novo)
OM 457 LA 430 cv
Automatizada GO-240 (série) GO-210 mecânica (opcional)
27.000
Até 15
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