Alpha Serviços: Conheça fatores relevantes na hora da recapagem do pneu
Todos os frotistas ou motoristas já compram o produto pensando em recapá-lo
O processo de recapagem é um grande aliado e muito seguro para prolongar a vida útil dos pneus, e assim reduzir de forma significativa o custo para o transportador e motorista autônomo.
A recapagem é também ambientalmente mais correta, pois preserva os recursos naturais uma vez que o processo consome um terço do volume de recursos naturais utilizados para se fabricar um pneu novo de caminhão.
Outro detalhe é que o valor médio de uma recapagem é por volta de um terço do preço de um pneu novo, mas entregando performance similar ao dos pneus novos. Vale reforçar que o processo também é totalmente seguro e confiável e que passa por certificações periódicas do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Com a Goodyear, destacamos alguns fatores relevantes na hora da recapagem:
* Procure uma recapadora que seja certificada pelo INMETRO e que receba suporte e assistência técnica de um grande fabricante e de marca renomada;
* O processo de recapagem consiste em uma análise cuidadosa do pneu usado e um trabalho técnico meticuloso da carcaça. Conheça o recapador escolhido e como são controlados cada etapa nos processos de recapagem. Um recapador certificado pelo INMETRO segue padrões internacionais de qualidade,
* Após a analisado o pneu usado, denominado ‘carcaça’ se define o tipo de modelo da nova banda de rodagem que será aplicada de acordo com a nova utilização deste pneu recapado, depois a carcaça segue para a área de raspagem e preparação para receber a nova banda de rodagem .
* O recapador especializado pode lhe orientar quanto a correta aplicação do novo desenho da banda de rodagem ideal para o recapado em sua próxima vida, há bandas para eixo de tração e outras para aplicações em eixos livres;
* O número de recapagens a que um pneu pode ser submetido varia de acordo com as condições de uso e manutenção da pressão além tipo de aplicação a que foi e será submetido. Um pneu de caminhão ou ônibus de qualidade superior utilizado nas condições das estradas brasileiras e com boas condições de manutenção (pressão, alinhamento, balanceamento… emparelhamento) recebe em média duas recapagens dependendo muito do tipo de trabalho e manutenção.