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Alpha Pesados: Scania apresenta linha de caminhões V8 para o mercado europeu

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Modelos não têm previsão de serem introduzidas no Brasil


A Scania apresenta na Europa sua nova linha dos caminhões V8 com 530, 590, 660 e 770 cavalos de potência. Está última faz a marca retomar a posição de ter o caminhão de linha mais potente do mundo. 

“É claro que essa super-potência não é para todos os clientes, mas vemos uma demanda global crescente por caminhões capazes de lidar com um peso bruto total combinado de 60 toneladas ou mais, para operações especiais”, afirma Alexander Vlaskamp, ​vice-presidente global de Vendas e Marketing da Scania.


Os novos motores V8 não só oferecem um nível recorde de potência, mas também melhoram amplamente a eficiência de combustível. Em comparação com a geração anterior, a economia total pode chegar a 6%, ou até mais nas condições certas, quando a nova caixa de câmbio é incluída no trem-de-força. 


A economia de combustível é o resultado de um amplo trabalho realizado pelos engenheiros da matriz da Scania, na Suécia, envolvendo tecnologias na vanguarda do desenvolvimento de motores de combustão interna. Foram inseridas mais de 70 novas peças, que reduzem o atrito interno, taxas de compressão mais altas, sistemas de pós-tratamento aprimorados e um novo sistema de gerenciamento de motor (EMS) poderoso. 


Entretanto, embora a eletrificação esteja no topo da agenda global da Scania, o mundo ainda depende dos transportes realizados por caminhões movidos a motores de combustão interna. E, por essa razão, os novos e potentes motores V8 da Scania desempenham um papel tão importante. 

“Um caminhão de longa distância na Europa percorre cerca de 150 mil quilômetros por ano”, conta Vlaskamp. “Uma economia razoável em mercados onde combinações mais longas e pesadas são permitidas pode ser de até 3 a 4 mil litros anuais para um caminhão como o nosso novo V8. E, consequentemente, é feita uma diminuição das emissões de CO2. Ou seja, uma grande conquista em todos os aspectos.”