Alpha Pesados: Mercedes-Benz Trucks confirma produção do eActros em 2021
“Temos que reconhecer que o transporte é uma parte do problema quando se trata de mudanças climáticas. Ao mesmo tempo, podemos e seremos parte da solução. Começamos com o nosso eActros, que percorreu mais de meio milhão de quilômetros em vias públicas”, destaca Karin Rådström, Membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG e responsável pela Mercedes-Benz Trucks. Rådström está convencida do conceito e do potencial de mercado do eActros: “O eActros e seus serviços dedicados são um grande passo para a Mercedes-Benz Trucks e para os clientes rumo ao transporte livre de emissões de CO2.”
Após a Mercedes-Benz Trucks ter apresentado o veículo conceito de um caminhão de transporte de carga pesada para serviços de distribuição em áreas urbanas no IAA 2016, em Hannover, os testes práticos de dez protótipos do eActros em parceria com clientes na Alemanha e outros países europeus começaram em 2018. O objetivo da “Frota de Inovação do eActros” era lançar no mercado um eActros pronto para a produção em série já em 2021. “O desenvolvimento do eActros teve foco na parceria com os clientes. Tudo o que aprendemos com a Frota de Inovação está agora sendo incorporado na produção em série. Em comparação com os protótipos, vários recursos como a autonomia, potência de acionamento e segurança foram consideravelmente aprimorados no modelo de produção em série”, explica Andreas von Wallfeld, Chefe de Vendas & Marketing da Mercedes-Benz Trucks.
Isso também se aplica à segurança do veículo. Na última geração do Actros com propulsão a diesel convencional, a Mercedes-Benz Trucks já deu uma demonstração impressionante do nível de segurança que hoje é possível nas estradas e do que a fabricante está fazendo rumo à sua visão de condução livre de acidentes. Com o eActros, a Mercedes-Benz Trucks não está apenas atenta à segurança ativa, por exemplo, sob a forma de sistemas instalados de série como o MirrorCam, o Side Guard Assist S1R (Assistente de Ponto Cego) ou a quinta geração do Active Brake Assist (ABA 5 – Assistente Ativo de Frenagem) com detecção de pedestres, mas também com relação aos desafios associados aos veículos elétricos e seus sistemas de alta tensão.