Alpha Notícias: Pesquisa aponta marca com seminovos mais valorizados
Desde o início de 2021, um conjunto de fatores tem impulsionado a valorização dos carros seminovos do país, principalmente com até dois anos de uso: a alta nos preços dos zero quilômetro, que acaba também elevando as cotações dos usados, e as filas de espera de alguns modelos, provocadas pela produção reduzida em razão da falta de componentes na linha de montagem.
“O levantamento é vital para o consumidor brasileiro, uma vez que a alta geral nas cotações dos seminovos pode causar certa ilusão. Você comprou o carro em janeiro por R$ 50 mil e, hoje, ele vale R$ 55 mil. Só que isso representa somente 10% de alta, enquanto o mercado total subiu cerca de 16%”, explica o consultor automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto, empresa responsável pela pesquisa.
A pesquisa apurou que os 555 automóveis e comerciais leves das 13 principais marcas do país, modelos 2021, proporcionaram uma valorização média – entre janeiro e agosto deste ano – de 15,97%.
Um dado interessante é que das cinco marcas melhor posicionadas no ranking, somente a Fiat (4ª colocada no geral, com 18,20%) pertence ao tradicional grupo das marcas pioneiras no país, junto com VW (7ª posição, 16,80%), Chevrolet (8ª, 16,70%) e Ford (10ª, 13,60%), sendo esta última a única a se colocar abaixo da média geral.
Para o consultor da Mobiauto, a ótima performance da marca de origem sul-coreana mostra o quanto o consumidor brasileiro está exigente, pois retrata a receptividade do público a uma das montadoras que mais investiu no segmento de compactos nos últimos anos, posicionando seus principais modelos sempre entre os mais vendidos. “Carro que vende bem zero km também costuma ter boa performance como seminovo”, salienta Castro Jr. Ele destaca o fato de a Hyundai, além do line-up constantemente atualizado, tem trabalhado muito bem o pós-venda. “Além de dar 5 anos de garantia, a marca trabalha com cesta de peças de reposição com preços competitivos e tem erguido a fama de produzir carros confiáveis. Repare que ela desbancou até as duas tradicionais marcas japonesas, que são Honda e Toyota, nos índices de valorização”.
A pesquisa resolveu destacar apenas essas 13 marcas por serem responsáveis por mais de 95% dos emplacamentos do país. Caso tivesse incluído marcas premium, que atuam no mercado com volumes menores, mas tickets médios bem mais altos, a pesquisa teria médias distorcidas.
Abaixo, você confere a lista das 13 marcas pesquisadase seus respectivos índices de valorização entre janeiro e agosto de 2021, lembrando que a média geral é de 15,97%.
Hyundai 20,20%
Honda 19,10%
Toyota 18,50%
Fiat 18,20%
Nissan 18,00%
Jeep 17,30%
Volkswagen 16,80%
Chevrolet 16,70%
CAOA Chery 14,60%
Ford 13,60%
Renault 13,30%
Peugeot 10,90%
Citroën 10,40%