Modelo 100% elétrico tem preço a partir de R$ 244.990,00
Em setembro de 2020 a Peugeot anunciou que comercializaria o 100% elétrico e-208 GT no Brasil. Agora, pouco mais de um ano depois a marca iniciou a venda do modelo no mercado nacional com preço a partir de R$ 244.990,00.
O modelo é equipado com um motor que entrega 260 Nm de torque imediatos e 136 cavalos-vapor de potência, que acelera de 0 a 100km/h em apenas 8,3 segundos. Sua autonomia é de até 340 quilômetros com a carga completa.
Há três modos de condução disponíveis: “Eco”, com foco na otimização da autonomia; “Drive”, indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia; e “Sport”, que prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e torque máximos.
O câmbio tipo joystick dispõe de cinco modos de seleção: P (Park – estacionamento), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e B Mode. Este último atua de modo a garantir regeneração da bateria, otimizando a autonomia do veículo. O condutor pode escolher entre “moderado”, para sensações semelhantes às de um veículo a combustão, e “aumentado”, para uma desaceleração controlada pelo pedal do acelerador.
O Peugeot e-208 GT pode ser carregado em tomadas convencionais do tipo residenciais ou em carregadores rápidos por meio de um plug presente no mesmo local de abastecimento da versão a combustão.
O sistema é composto por um plug Type 2, para corrente alternada (AC), e plug CCS-2, para corrente contínua (DC). O carregamento começa imediatamente após a conexão do cabo, e o usuário acompanha o status a partir das luzes indicativas de recarga (branco = abertura para conexão do plug; verde: piscante = em carregamento e fixo = carga completa; vermelho = anomalia/problema na recarga). Para soltar o plug, basta destravar as portas do veículo.
O modelo pode ter 80% da bateria carregada em menos de 30 minutos, caso o usuário utilize uma estação de recarga de 100 kW. Isto, na prática, significa recuperar cerca de 270 quilômetros de autonomia. Os dados de utilização e consumo da bateria e do powertrain elétrico são ilustrados no painel.
Uma das vantagens do Peugeot e-208 GT é utilizar a plataforma CMP – Common Modular Platform. Uma das características dessa plataforma é ser multienergia, ou seja, ela pode ser otimizada para versões térmicas e elétricas na mesma linha de produção.
Assim, a Peugeot pode manter exatamente o padrão de equipamentos para toda a linha, garantindo que todo e-208 GT disponha dos itens de segurança e de assistência à condução das versões com motorização a combustão.
Isso quer dizer, por exemplo, que mesmo com uma bateria de 220 litros de densidade acoplada debaixo do piso do veículo, a arquitetura da plataforma do e-208 GT permite manter o mesmo volume de 311 litros de porta-malas e espaço frontal e traseiro dos ocupantes idênticos aos da versão a combustão.
Para rodar com plena segurança no Brasil, o time local de Engenharia da Peugeot aplicou um pacote de alterações com reforços específicos para as nossas condições topográficas, climáticas e, principalmente, de pavimentação.
Uma delas é o pacote para proteção da bateria, com aplicação de chapas metálicas ao invés de plásticas em toda a região do assoalho e também na área abaixo do cofre.
As bandejas de suspensão do e-208 GT ganharam reforços, assim como os pneus, que também tiveram as medidas mantidas, mas aqui são do tipo run flat.
O sistema de fixação da bateria de 12 volts também foi levado em conta e recebeu adaptação para garantir um funcionamento perfeito e seguro em nosso país, assim como o sistema de climatização, que sofreu ajustes para obtenção do máximo desempenho térmico mesmo em situações de elevada temperatura ambiente, ampliando o nível de conforto a bordo do veículo.