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Alpha Notícias: Crise no setor automotivo e as projeções para o futuro

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Tiago Fernandes*


A escassez mundial de semicondutores – os microchips que integram um veículo – impactou diretamente os preços dos automóveis, especialmente em 2021, fazendo o ticket médio de um carro no Brasil custar cerca de R$ 110 mil, valor quase 20% superior ao registrado em dezembro de 2020. E a previsão é que a situação comece a normalizar apenas no segundo semestre de 2022.

Essa crise mundial teve início no último ano com o surgimento da Covid-19 e a diminuição da produção da indústria e, consequentemente, das fábricas que produzem chips. Só que, durante o mesmo período, foi registrado um aumento significativo nas vendas de aparelhos eletrônicos como laptops, smartphones, tablets, televisores, que também precisam de semicondutores para a fabricação.

Passado o período inicial da pandemia, voltou a crescer exponencialmente a procura por automóveis e a indústria sentiu o golpe. Para ter uma ideia, no último ano a crise dos semicondutores impactou marcas de volume: a Chevrolet ficou mais de 5 meses sem produzir o Onix, e a Volkswagen teve que retirar a central multimídia do Fox. Assim como também marcas de luxo: a Audi anunciou que a escassez de componentes a forçou a entregar ao cliente apenas a chave de lâmina tradicional, sem o sistema presencial

Com a falta de componentes no mercado e a baixa produção por parte das montadoras – o tempo médio de espera por um carro 0KM passou a ser de 3 a 6 meses -, as pessoas começaram a investir em veículos semi-novos, valorizando, e muito, o preço de um usado pela tabela FIPE.

Oportunidade para as concessionárias

As concessionárias vendem carros da mesma forma há cerca de 100 anos. Com a transformação digital acelerada pela pandemia, as concessionárias precisaram se adaptar e inovar o modelo de negócio.

Com a falta de veículos novos no mercado, foi preciso inserir tecnologias para o showroom digital da concessionária estar preparado para oferecer à pessoa física a possibilidade de percorrer o processo de avaliação do seu usado e venda de forma digital ou semipresencial.

A comunicação também precisou estar integrada, para informar ao mercado que ela está comprando veículo e também oferecendo ótimas oportunidades de consórcio e até mesmo veículos por assinatura. Está com os dias contados quem não está acompanhando essa digitalização do setor.

Expectativa para 2022

2021 foi um ano agitado por vários leilões de infraestrutura, incluindo portos, aeroportos, estradas, energia e 5G. Isso pode significar também investimentos em diversos segmentos para o próximo ano, incluindo a indústria automobilística.

No início de 2022, a Toyota vai iniciar o terceiro turno da sua produção na cidade de Sorocaba (SP). Nissan (RJ) e Citroën (RJ) retomam o segundo turno também no primeiro trimestre do ano. A chinesa Great Wall efetuou a compra da fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) para começar a produzir no primeiro trimestre de 2023 – investirá ao menos R$ 1,5 bilhão.

A Stellantis está aplicando cerca de R$ 16 bilhões (2019-2025). A Renault investiu R$ 1,1 bilhão (2021-2022). A Volkswagen confirmou em novembro investir R$ 7 bilhões na América Latina, especificamente no Brasil e Argentina. Como a marca tem quatro fábricas aqui, estima-se que mais de 80% desse montante se destinará ao Brasil.

Apesar de estarmos passando por uma das piores crises do setor de automóveis no mundo, a expectativa é que o setor volte a crescer a partir de agosto do próximo ano e se consolide até meados de 2023. As dificuldades apresentadas nos últimos meses ensinou, e muito, às fabricantes (produção e logística) e concessionárias (inovação e digitalização), cabe aos setores seguirem as tendências para se fortalecerem novamente.

*Tiago Fernandes é CEO e fundador da AutoForce, martech que desenvolve tecnologias e soluções de marketing digital para o segmento automotivo e que está entre os destaques com o selo Great Place To Work (GPTW). Formado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Fernandes tem passagens pelo administrativo de empresas como Petrobras e Itaú, além de ter atuado como Head de Marketing Digital na Aragão Publicidade. Em 2015, ao lado de Clênio Luiz e Isaiane de Mendonça, fundou a AutoForce, primeira plataforma de marketing digital com foco no mercado automotivo. No ano de 2019, a martech foi acelerada pelo programa Inovativa Brasil e Endeavor Scale-up. Atualmente a startup já é parceira de cerca de 550 concessionárias em todo o país e conta com marcas como Suzuki, Toyota, Mitsubishi e Stellantis – Joint venture com 14 marcas, incluindo: Fiat, Jeep, Citroen, Peugeot, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge entre outras.