Modelo é equipado com motor EcoBoost de 240 cavalos de potência
Desde que anunciou que deixaria de produzir veículos no Brasil, a Ford se reinventou e passou a oferecer uma linha de veículos importados: a conhecida Picape Ranger, o tradicional esportivo Mustang e duas novidades: Territory e Bronco, SUVs com características bem distintas, pois o primeiro tem um apelo mais urbano enquanto o segundo mais off-road.
O Conexão Tocantins teve a oportunidade de conhecer e avaliar o Bronco Sport na versão única Wildtrak, que tem preço a partir de R$ 272 mil e é equipado com motor 2.0 EcoBoost de 240 cavalos de potência, transmissão automática SelectShift de oito velocidades, tração 4×4 e mostra que a Ford, embora agora apenas como importadora, tem muita qualidade para oferecer ao público brasileiro.
Seu design de perfil quadrado e faróis redondos chama a atenção por onde passa. A frente alta exibe um elemento gráfico escurecido que contorna todo o conjunto de faróis e grade. Dentro dele, a assinatura de luz redonda se conecta com uma barra iluminada e o nome Bronco em destaque, em lugar do famoso oval azul da Ford.
O conjunto ótico dianteiro e traseiro usa tecnologia LED. Há volumes esculpidos no capô, nas portas, nas caixas de rodas, na coluna C e o teto em estilo safari aumenta a percepção de espaço interno na segunda fileira e destaca a altura do modelo quando comparado a outros carros na rua.
As lanternas traseiras são verticais e posicionadas fora da tampa do porta-malas. Nos faróis, lanternas e outras partes do carro, como o vidro traseiro e o bocal de abastecimento, encontram-se os “Easter Eggs”, grafismos com referências históricas e funcionais do veículo.
O interior do modelo conta com acabamento em dois tons, preto e marrom, e materiais de textura diferenciada. Sua central multimídia SYNC 3 com tela de 8” inclui som B&O de altíssima qualidade e carregador sem fio para celular. Conta também com os recursos de conectividade do aplicativo FordPass, como partida remota e localização do veículo pelo celular.
Na cabine, há ainda bancos parcialmente de couro com aquecimento, painel de instrumentos digital com tela de 6,5”, tomadas elétricas de 110 V e 12 V, porta-objetos inteligentes e porta-malas com sistema de gerenciamento de carga que permite criar diferentes divisórias e até uma mesinha auxiliar.
Seguro, o modelo vem equipado com nove airbags e tecnologias semiautônomas avançadas, como piloto automático adaptativo com Stop & Go, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestre e faróis de LED com luz alta automática.
O Bronco Sport Wildtrak conta com tecnologias que garantem uma experiência off-road em todo tipo de terreno, evidenciado pelo entre-eixos mais curto, de 2.670 mm, e pelos ângulos de entrada (30,4º), de saída (33,1º) e de transposição de rampa (24,4º), bem como pela distância livre do solo de 223 mm. Dois ganchos frontais facilitam o reboque em caso de atoleiro e suas rodas são aro 17” com pneus todo-terreno.
O piloto automático off-road é um novo recurso que traz mais confiança e segurança em trilhas desafiadoras, como subidas, descidas, erosões e terrenos escorregadios, em velocidade de até 32 km/h, ou abaixo de 10 km/h em ré. Similar ao controle de cruzeiro usado na estrada, ele comanda o acelerador e os freios e tira o estresse do motorista, que assim pode se concentrar na direção e na navegação.
O Bronco Sport tem capacidade de imersão de 600 mm e excelente isolamento contra entrada de água, útil também em situações de enchentes nas cidades. O seu módulo do controle de estabilidade inclui um sensor de inclinação lateral e longitudinal, que pode ser visualizado na opção off-road – uma das 11 telas disponíveis do painel de instrumentos.
O modelo conta com sete modos de gerenciamento de terreno: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Areia, Rocha e Lama/Terra. Também conhecidos como G.O.A.T. Modes (“Goes Over Any Type of Terrain”), permitem personalizar a experiência na estrada ou off-road. Eles ajustam quatro sistemas do veículo: direção, controle eletrônico de estabilidade e tração, transmissão e resposta do motor.
O porta-malas com 580 litros, ou 1.472 litros com o banco traseiro rebatido, oferece grande versatilidade. A carroceria é em dois tons, com teto, colunas, para-choques e molduras laterais em preto. Sua paleta exclusiva tem nove opções de cores: Laranja Delhi, Vermelho Zadar, Marrom Dubai, Branco Ártico, Prata Orvalho, Cinza Torres, Azul Malacara, Azul Lyse e Preto Astúrias.