Alpha Motos: Ducati apresenta suas tecnologias na big trail Multistrada V4S
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Alpha Motos: Ducati apresenta suas tecnologias na big trail Multistrada V4S



Modelo tem preço a partir de R$ 144.990,00 e motorização com 170 cavalos de potência


Texto: Anezio Donisete Lino
Fotos: Divulgação

Dá para dizer que no aniversário de dez anos da Ducati no Brasil quem ganha o presente é o apaixonado por duas rodas: a marca apresentou a big trail Multistrada V4S, modelo mais vendido globalmente pela marca em 2021.

“2021 foi um ano de grandes resultados para a marca em todos os mercados internacionais. Com 59.447 motocicletas vendidas em todo o mundo, 2021 foi o melhor ano de todos os tempos da Ducati, com crescimento de + 24% em relação a 2020. E o nosso lançamento, a Ducati Multistrada V4S, assumiu a liderança como a motocicleta mais vendida em 2021, com 9.957 motocicletas comercializdas. Este é um sucesso que queremos perseguir aqui no Brasil”, comenta Diego Borghi, CEO da Ducati do Brasil.


Oferecida na cor Ducati Red com aros pretos e detalhe vermelho, a Multistrada V4S é equipada com motor V4 Granturismo, que garante operação extremamente suave em baixas rotações e curva de torque linear.

Com 1158 cc ele oferece 170 cavalos de potência a 10.500 rpm e um torque máximo de 125 Nm a 8.750 rpm. Além disso os engenheiros da Ducati também se concentraram na relação de transmissão, com uma primeira marcha curta e, portanto, excelente para viagens e manobras em velocidades extremamente baixas, partidas em subidas mesmo com carga total e seções off-road. A sexta marcha, em vez disso, resulta ideal para enfrentar longas viagens em autoestrada.


E uma exclusiva novidade global: a Multistrada V4S é a primeira moto de produção em linha equipada com o revolucionário sistema de Radar, que permite a utilização do Cruise Control Adaptativo (ACC) e do Blind Spot Detection (BSD).

Os radares compõem um sistema de ajuda avançado que a Ducati desenvolveu em colaboração próxima com a Bosch, um dos seus parceiros tecnológicos. O sistema de radar torna a pilotagem mais confortável graças à capacidade de reconstruir a realidade que rodeia a moto.

A Ducati Multistrada V4S está equipada com um quadro monobloco em alumínio e roda dianteira raiada de 19’’. Tem uma distância entre eixos reduzida (1.567 mm), zona frontal esportiva, suspensões de longo curso (170 mm na frente e 180 mm atrás), distância livre ao solo de 220 mm e um peso a seco de 215 kg.


Tudo isto permite à Multistrada V4S ser intuitiva e eficaz entre curvas como uma verdadeira Ducati e, ao mesmo tempo, ser fácil de conduzir e versátil em desafios tanto na estrada como fora dela.

Com a nova Multistrada V4S a Ducati confirma e amplia o conceito de “quatro motos em uma”, introduzido pelo modelo em 2010. Vejamos:

· É “Sport” porque é leve e compacta, debita 170 cv, tem avançadas ajudas eletrônicas derivadas do MotoGP e uma ciclística que garante agilidade, para uma condução eficaz e emocionante em terreno misto;

· Também “Touring”, graças aos intervalos de manutenção principais fixados a cada 60.000 km, à atenção obsessiva prestada ao conforto de condução, aos completamente novos sistemas de Radar dianteiro e traseiro, sistema cartográfico de navegação diretamente visualizável no painel de instrumentos, bem como a iluminação ‘cornering’;


· Também tem uma vertente “Enduro”, graças à sua extraordinária capacidade em off-road, suspensões eletrônicas e entrega suave; e

· Por fim, revela o seu caráter “Urban” com uma manobrabilidade sem precedentes a baixas velocidades, combinada com um sistema de conectividade superior e conforto térmico.

O design não deixa errar: a nova V4S é imediatamente reconhecível como uma Multistrada. Mas com mudanças, não só em termos de motor e tecnologia, mas igualmente em termos de design.

Os designers da Ducati focaram a sua meticulosa atenção nas linhas limpas e esguias. Na Multistrada V4S o design e a funcionalidade são perfeitamente combinados para oferecer uma suprema ergonomia. Isto significa que os pilotos podem colocar os seus pés no chão mais facilmente graças ao assento mais estreito posicionado na área das pernas, o que facilita os movimentos parado.

Ela vem equipada com painel TFT colorido de 6.5’’ com resolução otimizada e perfeita leitura em quaisquer condições de luminosidade. O grafismo facilmente legível conta com um tacômetro redondo digital que indica também a mudança engrenada, indicação do nível de combustível, temperatura ambiente e do motor, enquanto o painel mostra o nível dos comandos eletrônicos.


A navegação no menu é fácil graças ao desenho gráfico que imediatamente detecta a definição que o condutor vai alterar. Adicionalmente, o piloto pode aceder ao Ducati Multimedia System (DMS) através do Bluetooth, para coordenar chamadas telefônicas e ouvir faixas musicais.

Feito de vidro mineral, o mesmo material utilizado nos modernos smartphones, consegue um duplo propósito: melhorar a visibilidade mesmo sob luz solar direta e reduz os reflexos. Exibe informação adicional, tal como as regulagens das suspensões e, através da app de navegação GPS Sygic, também fornece o mapa do sistema de navegação. Isto sucede graças à função “espelho” do telefone, que oferece a oportunidade de verificar a agenda telefônica, atender chamadas mais facilmente e também ouvir música.

O novo comutador esquerdo permite uma navegação de menu ainda mais fácil e rápida. Os modos de condução podem ser selecionados graças ao novo botão “Mode”, enquanto a gestão do Adaptive Cruise Control é confiada ao botão dedicado clássico ao qual são adicionados os botões + e -. Estes são usados para aumentar ou diminuir a distância que o motociclista deseja manter do veículo da frente. Além disso, a configuração da suspensão é gerenciada pelo botão dedicado, reconhecível por um amortecedor estilizado, e o modo selecionado é exibido sob o modo de pilotagem selecionado.

Para manter sempre o controle e recarregar o smartphone do piloto, foi obtida uma área de armazenamento sobre o tanque para abrigar uma porta USB, acessível através de uma pequena aba. Além disso, o lado direito do painel possui mais uma tomada de 12V.

No que respeita à eletrônica, a Duacati Multistrada V4S representa o auge no setor motociclístico. Isto é também verdade em termos de segurança, conforto, performance e características de conectividade.

A plataforma inercial (IMU) gere a operação do ABS Cornering, Ducati Wheelie Control (DWC), Ducati Traction Control (DTC), aqui na versão “cornering”, e, na Multistrada V4 S, as Cornering Lights (DCL).


Outra característica de série na Multistrada V4S é o Vehicle Hold Control (VHC), que torna os arranques mais fáceis, sobretudo em inclinações. Na Multistrada V4S, a plataforma inercial também comunica com o sistema de semi-ativo Ducati Skyhook Suspension (DSS). Este último não só é capaz de analisar as condições de condução e ajustar o hidráulico da forquilha e do amortecedor instantaneamente, como – pela primeira vez – também integra a função de Autoleveling.

Esta reconhece a carga sobre a moto e, de forma autônoma, ajusta as afinações e é disponibilizada para além das opções já disponíveis: apenas condutor, condutor com bagagem, condutor com passageiro ou condutor com passageiro e bagagem.

A Multistrada V4 S conta com um joystick ao grupo de comutadores do punho esquerdo, para assegurar uma navegação fácil através do novo e intuitivo menu. Outras novas características incluem o sistema Ducati Connect, que permite, via Bluetooth e wi-fi, a função “espelho” da aplicação para smartphone no painel, e controlá-la através do joystick. Os resultados da gestão do telefone e da música resultam intuitivos, enquanto a utilizar a aplicação de navegação Sygic o condutor pode visualizar o mapa do sistema de navegação diretamente no painel de instrumentos. Finalmente, na secção superior do depósito foi obtido um compartimento, acessível através de uma pequena porta, no qual é possível guardar o smartphone e carregá-lo através de uma entrada USB.


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