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Alpha Notícias: Subaru traz para o Brasil o novo XV e-Boxer

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Modelo ganha eficiência energética, espaço interno, segurança e robustez


O Subaru XV agora passa a contar no mercado brasileiro com sistema e-Boxer, que combina as ações do motor boxer, a tração 4×4 Symmetrical AWD e a assistência de um motor elétrico introduzido em sua transmissão e tem preço a partir de R$ 193.900,00.

Também conta com o sistema de condução inteligente SI-Drive, que foi customizado para o e-Boxer, para melhor aproveitar os benefícios do motor elétrico. No Modo S, o motor elétrico é ativado mais cedo durante a aceleração enquanto mantém os RPMs mais altos do motor, para uma melhor resposta de aceleração, tornando a direção em estradas sinuosas mais conveniente e agradável. Ainda nesse modo, os níveis da relação do motor elétrico são exibidos no visor multifuncional para que o motorista possa visualizar seu funcionamento.


A importação de modelos híbridos para o Brasil alinha a estratégia global da Subaru com o plano de eletrificação da CAOA, que pretende garantir ao consumidor brasileiro opções com excelente eficiência energética. Como ganho direto, esse consumidor irá contar com menor consumo de combustível, menor emissão de poluentes e isenção total ou parcial do IPVA em diversos estados brasileiros.

O modelo agora é designado como Mild Hybrid Vehicle (MHEV), quando o motor a combustão é a principal fonte de energia, com a bateria e o motor elétrico auxiliando em certas situações de direção, como no momento que o veículo está estático e inicia sua movimentação.


O motor elétrico resulta em maior desempenho de potência do que os números do motor à combustão isoladamente e melhora também nos índices de eficiência energética. Especialmente durante a condução com carga leve e partindo de uma parada, ele se destaca proporcionando uma aceleração mais forte e agradável. Além disso, é relativamente pequeno e leve, o que o torna mais econômico em termos de consumo de combustível. Este motor utilizado no e-Boxer gera uma potência máxima de 12,3 kW e torque de 66 Nm.

O Subaru XV e-Boxer herda o desempenho do centro de gravidade baixo e AWD simétrico especificamente balanceado. Para manter esta característica, o motor elétrico é colocado próximo ao centro de gravidade do veículo, enquanto a bateria e outros componentes são dispostos acima do eixo traseiro, obtendo um centro de gravidade ainda mais baixo e uma distribuição de peso dianteiro / traseiro mais equilibrada do que o modelo a gasolina. O resultado é ainda mais tranquilidade com suas características de manuseio responsivas e estabilidade de direção aperfeiçoada.

O motor elétrico acoplado na caixa de transmissão ajudou a implementar a tecnologia e-Boxer, sem ter que mudar o layout estrutural básico do trem de força Symmetrical AWD, mantendo um desempenho de direção impressionante. Este motor permite dirigir em modo EV em baixas velocidades e fornece assistência motriz em velocidades médias, ajudando a melhorar a eficiência de combustível, permanecendo um veículo divertido de dirigir.


O motor Boxer e o motor elétrico geram potência para a condução. A relação de divisão da potência depende da abertura do acelerador e do nível de carga da bateria de alta tensão, e ao dirigir em altas velocidades onde a eficiência do motor é excelente, o motor elétrico é desligado.

Já o motor Boxer é desativado durante a marcha lenta para economizar combustível. Quando o pedal do freio é liberado, o motor elétrico permite que o veículo se movimente para a frente em baixas velocidades. O motor Boxer será ativado conforme demanda, em resposta a fatores como necessidade de maior velocidade, uso do ar-condicionado e o nível de carga da bateria.

A regeneração da bateria de íons de Lítio acontece quando o veículo desacelera ou quando o pedal do freio é pressionado. Pode também ser recarregada pelo motor elétrico quando este não estiver auxiliando o deslocamento do veículo.

A utilização do sistema e-Boxer garantiu ganhos expressivos para o Subaru XV. Entre os dados informados ao INMETRO, por exemplo, ele atingiu uma melhora de 19% no consumo urbano, o que irá garantir uma grande mudança em sua classificação, passando de D para A, em sua categoria.