Sedã conta com quatro motores e potência máxima de 211 cavalos
A Toyota apresentou o novo Camry, que chega ao mercado brasileiro em versão única XLE, híbrida e com preço a partir de R$ 331.790,00.
O modelo é equipado com quatro motores, sendo um a combustão de 2.5L DOHC, quatro cilindros 16V VVT-iE de 178 cavalos e os outros três são elétricos, que juntos entregam 120 cavalos . Combinados, os propulsores resultam numa potência máxima de 211 cavalos de potência.
O automóvel conta com transmissão automática eCVT e quatro modos de condução: Normal, Eco, EV (100% elétrico) e Sport, que se adaptam ao estilo do condutor e, principalmente, ao tipo de terreno, entregando mais ou menos potência, além de maior eficiência e uma rodagem mais sustentável.
O novo Camry recebeu atualizações no design frontal, com o alongamento da área central do veículo, que se estende desde o capô até o para-choque e se interliga ao canto do para-lama, com detalhes cromados nas laterais do para-choque e rodas de 18 polegadas de liga leve.
O novo híbrido vem equipado com bancos revestidos de couro com detalhes de material sintético premium. O volante e a manopla de câmbio também receberam apliques do material, com detalhes em prata, igualmente utilizados nas maçanetas.
O Camry XLE ainda conta com painel central com acabamento em soft touch e detalhes em madeira no padrão black engineered wood, além de adornos cromados. E, para oferecer um toque de requinte, exclusividade e personalidade, vem com teto solar panorâmico com abertura elétrica e sistema de iluminação ambiente com LEDs, que, além de proporcionar um ambiente agradável, acentuam os detalhes e os materiais internos.
O novo sedã híbrido da Toyota oferece infoentretenimento a bordo, por meio do sistema de áudio da central multimídia, com tela de resolução HD e sensível ao toque de 9 polegadas, com rádio AM/FM, função MP3, entrada USB e conexão para smartphones e tablets, por meio do espelhamento de aplicativos de navegação e música com Android Auto ou Apple CarPlay. Já o computador de bordo tem tela TFT colorida de 7 polegadas.
Para oferecer mais comodidade a todos passageiros, o Camry conta com ar-condicionado digital de três zonas, com controles de temperatura independentes para o motorista, passageiro dianteiro e bancos traseiros, e painel de controle touch para os passageiros de trás. Ainda disponibiliza, de série, o assento traseiro elétrico com regulagem de inclinação, para aprimorar o conforto dos ocupantes.
A linha 2023 do sedã de luxo da Toyota recebeu aprimoramentos em segurança, principalmente no TSS, o Toyota Safety Sense – o pacote de segurança ativa da marca.
A partir de agora, portanto, o Camry passa a oferecer itens como o Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA), o Sistema de Pré-colisão Frontal (PCS), que recebeu melhorias na detecção de pedestre à noite e ciclistas que se aproximem, até mesmo em curvas. Além disso, foi adicionada a função de Assistência de Direção de Emergência (ESA), que auxilia o motorista na execução de manobras e desvios de obstáculos, mantendo a estabilidade do automóvel e reduzindo os riscos de acidentes.
O TSS do Camry conta também com Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com alerta sonoro e visual, Faróis altos automáticos (AHB), além da detecção de automóveis e frenagem automática de emergência que estão inclusos no PCS. É importante observar que esses sistemas são projetados para auxiliar o motorista em situações adversas, e não para substituí-lo.
A lista de itens de segurança incluí também nove airbags: dois frontais, dois laterais para o condutor e passageiro na dianteira, dois de cortina, dois laterais para o assento traseiro e um de joelho, para o motorista. Também fazem parte o Controle de Estabilidade (VSC), Assistente de Partida em Rampa (HAC), freios ABS com EBD, Assistência à Frenagem de Emergência (BAS), Luzes de Freio de Emergência (EBS), Alerta de Ponto Cego (BSM) e dois pontos de ancoragem Isofix, com dois pontos de amarração superior.
Assim como os demais modelos da marca japonesa, estão disponíveis de série cintos de segurança de três pontos para todos os bancos, com pré-tensor e limitador de força para o condutor e para o passageiro dianteiro.