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Alpha Serviços: Procedimentos simples evitam problemas com as baterias dos veículos comerciais

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Confira algumas dicas importantes de manutenção para caminhões e ônibus


Assim como qualquer outra peça de reposição, as baterias também requerem manutenção preventiva para que não sejam substituídas somente depois de falharem, deixando os veículos parados até que a troca ocorra. No caso de veículos comerciais, como caminhões e ônibus, algumas horas de parada podem significar prejuízos e estresse para gestores e motoristas.

O engenheiro de aplicações e vendas da Clarios, empresa detentora da marca Heliar, Rodrigo Domingues, explica que com os devidos cuidados e manutenção adequada, a vida útil das baterias pode ser estendida e recursos economizados.

Uma dúvida comum no momento de decidir o tipo de bateria para a frota é optar por uma com acesso (aberta) ou sem acesso (selada). De acordo com o engenheiro, não há diferença de aplicação entre os modelos. Contudo, se o frotista não dispõe de um profissional dedicado a realizar a manutenção, o ideal é escolher uma bateria selada. “Optar por uma bateria com acesso, oferece a vantagem de poder completar a água ao longo do tempo e isso ajuda a aumentar a vida útil do produto”, esclarece.

Porém, esse ganho só se concretiza quando a manutenção é feita corretamente. Um item básico de manutenção da bateria que é completar a água pode se tornar uma grande “dor de cabeça”, se utilizado o líquido incorreto. A água de “torneira” possui sais minerais que são condutores de energia e, se colocada dentro da bateria, irá ocasionar a autodescarga que acarretará em falhas diversas e deixará o veículo sem partida. Portanto, é importante acrescentar a água destilada ou desmineralizada para evitar o mau funcionamento.

Rodrigo acrescenta ainda que o nível de água deve ser verificado antes do início da carga. “O nível do eletrólito nunca deve ficar abaixo das placas. O nível correto do eletrólito está especificado na caixa da bateria e em alguns modelos, na própria tampa”, frisa.

Além dessa recomendação, alguns passos simples que devem ser checados para garantir que os veículos de uma frota operem normalmente no dia a dia:

1) Segurança – Para fazer a manutenção, o recomendado é sempre usar roupas adequadas, óculos de segurança e luvas para evitar o contato da pele com o eletrólito. Outra dica é sempre optar por ferramentas isoladas e nunca adicionar ácido a uma bateria. As baterias devem ser mantidas limpas e secas e serem recarregadas (se houver necessidade) somente em áreas bem ventiladas.

2) Carregamento – A água deve ser adicionada às baterias inundadas antes de serem carregadas. O ciclo da carga deve ser acompanhado e interrompido caso haja anormalidades. Deve-se observar a temperatura das baterias durante a carga e, se necessário, interromper o ciclo e aguardar o resfriamento.
A bateria deve ser carregada com no máximo 10% da capacidade de C20 (cargas superiores a esse valor podem ocasionar a queima da bateria). O carregamento ocorre de forma lenta e, em alguns casos, pode levar até 48 horas para a carga completa (isso pode variar de acordo com o Ah da bateria e o estado de carga que ela se encontra).

3) Limpeza – Os terminais da bateria e os terminais dos cabos precisam ser limpos regularmente. Isso pode ser feito com uma solução composta por uma colher de chá de bicarbonato de sódio diluído em 300 ml de água. É importantíssimo manter os terminais de contato limpos. Nunca utilizar spray lubrificantes ou graxa sobre os polos, pois esses materiais formam uma camada isolante. As baterias Heliar possuem polo forjado a frio que impedirá o surgimento da oxidação dos terminais conhecida como “Azinhavre”

4) Torque – As conexões de fiação devem ser apertadas de acordo com as especificações do fabricante, tendo cuidado para não apertar demais, pois isso pode resultar em quebra do terminal. É importante se certificar de que há um bom contato com os terminais. Deve-se tomar cuidado ao substituí-los, pois terminais de má qualidade não oferecem o contato correto e isso causará falhas no sistema.

5) Armazenamento – As baterias se autodescarregam gradualmente durante o armazenamento, por isso devem ser monitoradas constantemente e carregadas, se necessário. Sempre acomodá-las em local fresco e seco e nunca expostas ao sol. A verificação de tensão deve ocorrer a cada três meses.

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