Alpha Pesados: Scania busca a mobilidade sustentável com nova linha de ônibus

Alpha Pesados: Scania busca a mobilidade sustentável com nova linha de ônibus



Lançamentos entregam rentabilidade, disponibilidade e segurança


A Scania apresentou sua nova geração de ônibus da Série K para o mercado brasileiro, que há três anos é comercializada na Europa e foi desenvolvida com tecnologia para atender aos requisitos obrigatórios de metas de controle de emissões da fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), ou equivalente à lei europeia Euro 6..

“Nosso lançamento vai atender as normas de redução de emissões, aumentar a segurança e o conforto e ainda economizar mais combustível colocando mais dinheiro no bolso do operador, tanto do segmento rodoviário quanto do urbano. A nova linha chegará com soluções completas de produtos e serviços para resolver as diferentes necessidades dos clientes. Aliando a correta especificação do produto, conectividade, treinamento dos motoristas e manutenção adequada. Ou seja, a Nova Geração de ônibus vai oferecer um custo total de operação imbatível”, explica Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade da Scania no Brasil.


As principais novidades ddos modelos são os motores com sistema de injeção múltipla XPI e lay shaft brake, com troca de marchas 45% mais rápidas; evolução do sistema de segurança ADAS e novos sensores de alertas de ponto cego e de pedestres; atualizações das caixas de câmbio Scania Opticruise para os modelos rodoviários e ZF EcoLife 2 para os modelos urbanos; chassi mais leve; novo eixo traseiro direcional do urbano de 15 metros com sistema eletro-hidráulico; rodoviário 8×2 com 500 cavalos, a maior potência do mercado; e área do motorista redesenhada e aprimorada, com novos painel, volante e pedais.

Já em serviços, a Scania traz a pioneira manutenção com planos flexíveis (redução no custo de reparos em até 25%), o Control Tower (até 30% de diminuição no tempo de parada) e o Scania Zone (monitoramento mais personalizado da frota e que permite controlar a média de velocidade em trechos críticos).


“Desenvolvemos uma linha baseada em três pilares, sustentabilidade, rentabilidade e segurança. Estamos trazendo para o Brasil a geração mais recente da Europa e que representa uma evolução para as linhas focadas em ônibus no país”, afirma Ivanovik Marx, engenheiro de Oferta de Soluções da Scania no Brasil.

O período de abertura de compras não foi revelado, mas os primeiros modelos vão começar a ser produzidos e entregues a partir de janeiro de 2023.

“Os novos modelos estarão disponíveis numa vasta gama de trens de força e vão proporcionar até 8% de economia de combustível em ônibus rodoviários – sendo 7% do motor XPI Euro 6 e 1% da caixa automatizada Scania Opticruise –, e de até 10% nos urbanos, sendo 7% do motor XPI Euro 6 e 3% da caixa automática ZF EcoLife 2. Além de baixos níveis de emissões e de ruídos”, finaliza Mendonça.



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