Connect with us

Alpha Pesados: Scania comemora 65 anos de história no Brasil

Published

on



Fabricante chegou em 1957 e vem revolucionando o mercado com produtos, serviços e soluções


A Scania comemora 65 anos de presença no Brasil, País que recebeu a primeira fábrica fora da Suécia, sua matriz, em 1962, e onde se tornou referência de soluções que propiciam rentabilidade e disponibilidade para clientes de caminhões, ônibus e de motores industriais, marítimos e para geração de energia.

“Estamos comemorando esse Jubileu de Safira com nossos colaboradores e ao lado da nossa competente rede de concessionárias. São mais de 23 mil dias de Brasil, tendo em cada segundo o cliente em primeiro lugar. Na busca incansável por oferecer as soluções mais adequadas para gerar a máxima rentabilidade, que por consequência trará muito mais disponibilidade para tornar a operação de qualquer perfil de cliente mais eficiente”, afirma Fábio Souza, vice-presidente e diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil.


A história da Scania no Brasil começou em 1957, quando a empresa ainda carregava o nome Scania-Vabis do Brasil S/A. Na época, os veículos vinham desmontados da Suécia e ficavam sob responsabilidade da Vemag, marca que os comercializava em São Paulo. A partir da década de 1960, a Scania passou a produzir integralmente seus caminhões e ônibus na fábrica inaugurada em 1962 em São Bernardo do Campo (SP), polo da industrialização nacional.

A linha do tempo da Scania no Brasil é marcada por diversos pioneirismos, destaques e lançamentos. A revolução do L 75, em 1958, que mudou o conceito da oferta de caminhão no país; a introdução da direção hidráulica, em 1963, no ônibus B76; a suspensão pneumática no eixo traseiro dos ônibus, em 1968; a nova revolução com a chegada dos “Jacarés”; o primeiro ônibus com motor traseiro (BR 115) no ano de 1972; a inauguração da cabina “cara-chata” com o LK 140 em 1974; o primeiro articulado do país (B 111 RS), em 1978; o lançamento do intercooler, em 1983; a transformação do conceito de caminhão com a chegada da Série 3, em 1991, até hoje uma das mais lembradas; a apresentação do chassi 8×2 (1998) são alguns dos destaques


O ano de 1998 marca ainda a introdução de outras duas novidades no mercado: o freio auxiliar Retarder e a injeção de combustível totalmente eletrônica. Já em 1999, foi a vez da chegada do L94 UB, o primeiro ônibus urbano de piso baixo.

Em 2001, dois pioneirismos: a caixa automatizada Opticruise e o ônibus de 15 metros; no mesmo período, um novo jeito de pensar e fazer Serviços, sem precedentes na indústria, é implantado; a nova elevação do patamar de um caminhão, em 2007, com a chegada da família P, G e R, e de ônibus com a Série K, no ano seguinte.

Em 2011, importantes contribuições ao meio ambiente: a marca passa a comercializar os motores Euro 5, com a venda dos primeiros ônibus a etanol e o lançamento na América Latina do caminhão movido a este combustível. Em 2015, aconteceu o lançamento do ônibus biarticulado, o primeiro com motor dianteiro; o ano de 2016 foi marcado pela chegada do primeiro ônibus nacional movido a GNV e/ou biometano.


Em 2017, a apresentação dos Serviços Conectados Scania e do revolucionário e pioneiro programa de manutenção com planos flexíveis. Em 2018, veio o lançamento da Nova Geração de Caminhões, que entrega uma economia de combustível de até 20% em comparação à geração anterior. Junto da novidade, foi implementado um novo formato de vendas de soluções de transporte, com base no conceito Tailor Made For Application (TMA), que personaliza ainda mais a experiência do cliente e permite a entrega da solução ideal para a operação de cada cliente.