/home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153
">
Warning: Undefined array key 0 in /home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153
Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153
Alpha Pesados: Volvo Trucks vai testar caminhões com células de combustível em 2025
A Volvo Trucks anunciou a programação da segunda fase do piloto com caminhões elétricos a hidrogênio, em operações reais de transporte em estradas públicas na Europa, a partir de 2025. Os veículos emitem apenas vapor de água e têm uma autonomia de até 1.000 quilômetros.
“Acredito que os testes-piloto mostrarão o potencial para caminhões elétricos em rotas longas. Serão realizados em clima severo e nos darão uma grande oportunidade de dirigir com cargas pesadas, de até 65 toneladas”, diz Jessica Sandström, vice-presidente sênior de gestão de produto da Volvo Trucks.
Os caminhões elétricos movidos a células de combustível por hidrogênio serão especialmente adequados para transportes pesados de longa distância. Eles também serão uma opção em regiões onde as possibilidades de recarga de baterias são limitadas.
O objetivo dos testes-piloto será analisar todas as diferentes características da operação do caminhão, incluindo, além dos componentes, aspectos como dirigibilidade e experiência para o motorista.
Células de combustível geram sua própria eletricidade a partir do hidrogênio a bordo, ao invés de serem carregadas de fontes externas. O único sub-produto emitido é o vapor de água. Os caminhões elétricos da Volvo usarão duas células de combustível, com capacidade para gerar 300 kW de potência, e terão um tempo de reabastecimento inferior a 15 minutos.
Hidrogênio verde
A tecnologia de células de combustível está em fase inicial de desenvolvimento. Embora existam muitos benefícios, ainda há alguns desafios, especialmente o fornecimento em larga escala de hidrogênio verde, produzido de fontes de energia renováveis, como eólica, hídrica e solar. Outro ponto a ser superado é a necessidade de uma infraestrutura de abastecimento. Durante os testes-piloto, o abastecimento dos veículos com hidrogênio verde será feito nas garagens das empresas selecionadas.
“Nossa expectativa é de que o fornecimento de hidrogênio verde aumente significativamente nos próximos dois anos, já que muitas indústrias dependerão dele para reduzir o CO2. Os caminhões de células de combustível serão importantes para transportes pesados de longa distância dentro de alguns anos”, afirma Jessica. As células de combustível serão fornecidas pela Cellcentric – joint venture entre o Grupo Volvo e a Daimler Truck AG. A Cellcentric construirá uma das maiores instalações da Europa para produção em série de células de combustível, desenvolvidas especialmente para veículos pesados.
