Connect with us

Alpha Testes: Ford Territory oferece muito e podia vender mais

Published

on



Linha 2023 do SUV tem versão única equipada com motor turbo de 150 cavalos de potência


Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias

O Territory, que o Jornal Alpha Autos teve a oportunidade de conhecer e avaliar, foi apresentado para o mercado brasileiro próximo da Ford anunciar que deixaria de produzir veículos no País. Seus números de vendas, que são informadas abaixo, permite um questionamento: o SUV foi o modelo certo no momento errado?

O SUV teve suas vendas iniciadas no Brasil em agosto de 2020, fechando aquele ano na 16ª posição em seu segmento, com 1.512 emplacamentos em apenas cinco meses, numa média mensal de 302 unidades.


Vendeu mais que concorrentes mais tradicionais, como Mitsubishi ASX (1.160), Peugeot 3008 (1.130) e Honda CR-V (390), todos com vendas cheias, ou seja, 12 meses.

Em 2021, após o anúncio do fim da produção no Brasil em janeiro, a média mensal caiu consideravelmente para 186 unidades. E em 2022 essa média foi de apenas 81 unidades mensais.


Sobre o Ford Territory 2023, ele é oferecido na versão única Titanium Turbo EcoBoost AT, que chega equipada com motor 1.5 Turbo EcoBoost GTDI a gasolina de 150 cavalos de potência e transmissão automática CVT com trocas manuais de oito marchas simuladas, especialmente calibrados para as preferências e condições do mercado brasileiro.

No design o modelo segue com a característica grade dianteira trapezoidal, capô alto, entre-eixos longo e traseira curta. Seus faróis, luzes diurnas e lanternas traseiras são de LED.

Nos para-choques, apliques na parte inferior e uma faixa escura contornam toda a base da carroceria. As caixas de rodas são projetadas para fora e o nome Territory na traseira está em letras cromadas, realçando a personalidade do SUV.


O Ford Territory Titanium Turbo EcoBoost AT tem o teto pintado de preto, rodas de liga leve de 18” com pneus 235/50 R18, maçanetas cromadas e retrovisores com luzes de aproximação e rebatimento elétrico.

No interior o modelo conta com console central elevado e teto solar panorâmico elétrico de série. O banco traseiro, além de um descansa-braço rebatível com porta-copo, conta com saídas do ar-condicionado automático digital e entrada USB.

Os bancos são parcialmente em couro de alta qualidade, com um sistema exclusivo de aquecimento e resfriamento para os passageiros da frente. Materiais inovadores de acabamento, como os apliques de textura amadeirada, trazem um toque de requinte com sustentabilidade. Porta-objetos de vários formatos também contribuem para o conforto e conveniência a bordo.

Sua central multimídia tem modos de exibição personalizados e oferece conexão sem fio com Apple CarPlay. O carregador sem fio para celular no console, com a tecnologia “Qi”, permite dois modos automáticos de carregamento.

Com o aplicativo FordPass no celular e o sistema FordPass Connect, é possível travar e destravar portas, dar partida acionando o ar-condicionado, checar a pressão dos pneus e o nível de combustível e localizar o veículo remotamente, além de receber alertas de funcionamento do veículo, de acionamento do alarme e dar acesso ao manual do proprietário digital.

O Ford Territory conta ainda com seis airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração AdvanceTrac, assistente de partida em rampa, sensor de monitoramento de pressão dos pneus, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, aviso de uso do cinto de segurança para o motorista e passageiro, ganchos Isofix e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

Tecnologias de assistência ao motorista, com recursos que aumentam a confiança, o conforto e o prazer de dirigir, também equipam o SUV, como câmera 360° com visualização panorâmica, que permite acompanhar tudo o que acontece em torno do veículo, aumentando a segurança em situações como saída de garagens.

O piloto automático adaptativo com Stop & Go permite selecionar a velocidade e quatro níveis de distância do veículo à frente. A função Stop & Go freia o veículo totalmente quando o trânsito para e volta a acelerar automaticamente em paradas de até três segundos, aumentando o conforto em viagens.

Fechando o pacote de segurança, alerta de colisão frontal com frenagem automática, alerta de saída de faixa, alerta de ponto cego, estacionamento automático e faróis com acendimento automático são outros assistentes que auxiliam o motorista a dirigir com mais conforto e segurança.


Sobre a pergunta do primeiro parágrafo, se o Territory foi o modelo certo no momento errado, é muito provável que a Ford permanecendo com suas fábricas no Brasil ampliaria o mercado para esse bom SUV.