Connect with us

Alpha Testes: Aceleramos o BYD Tan EV no Motor Park

Published

on



Texto: Sérgio Dias

Fotos: Divulgação

O Tan EV é um SUV com sete lugares, 100% elétrico, autonomia de até 309 quilômetros e vem equipado com uma bateria de 86,4 kWh, que garante uma recarga de 30% a 80% em apenas 30 minutos em uma corrente contínua de 110 kW.

O SUV conta com tração nas quatro rodas e é equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo: 245 cavalos no motor frontal e 272 cavalos no motor traseiro. Esse conjunto proporciona uma potência combinada de 517 cavalos e torque máximo conjunto de 680 N.m. Desta forma, o Tan pode atingir a velocidade máxima de 180 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos.


O design do novo Tan EV é um de seus principais diferenciais. Cada detalhe, seja interno ou externo, chama muita atenção. Como outros modelos da BYD, o Tan EV oferece o conceituado design Dragon Face.

Os faróis são em full LED e sua grade dianteira é formada por uma série de lâminas cromadas. Seu perfil reforça o aspecto robusto do modelo, graças à linha de cintura elevada e as caixas de rodas amplas de 22”. Seu teto curvo e com caimento suavizado na traseira. dá um toque muito especial à aparência do SUV.


A BYD foi além e projetou uma terceira coluna invisível. Revestida em vidro, confere ao teto um interessante conceito do tipo flutuante. Já o elegante desenho da traseira se destaca pelo conjunto de lanternas com efeito 3D de profundidade e iluminação total por LED.

O modelo tem 4.87m de comprimento, tem entre eixos de 2,82m, a largura é de 1,95m e altura tem 1,72 m. Ou seja, amplo e confortável. Isso é só o primeiro de inúmeros detalhes.

Seu interior traz um acabamento excelente, com materiais premium de alta qualidade e uma arquitetura minimalista que preza pela ausência de botões. A maior parte dos comandos, do sistema de navegação até o ar-condicionado, concentra-se na tela do sistema multimídia de 15,6” do tipo floating, que parece estar, literalmente, flutuando no painel, conta ainda com a incrível capacidade de rotação elétrica, podendo posicionar a tela tanto na horizontal quanto na vertical.


A quantidade de itens de série encontrados no BYD Tan EV é uma característica que impressiona. A começar pelo grande teto de vidro panorâmico, que cobre até o banco traseiro e permite que a luz natural entre na cabine, proporcionando uma sensação leve e arejada para todos a bordo.

O modelo elétrico da BYD ainda disponibiliza cluster de 12.3” 100% digital, de alta resolução e configurável, bancos em couro sintético com forrações acolchoadas, painel soft-touch (macios ao toque) e volante multifuncional com ajuste elétrico de profundidade e altura e aquecimento.

E não para por aí. Há ainda bancos elétricos dianteiros, com sistema de aquecimento e ventilação. Aliás, o banco do motorista é ajustável em oito posições possíveis. Para os passageiros, os bancos oferecem quatro ajustes disponíveis. Ar-condicionado dual zone com sistema de purificação com filtro PM2.5 e ionizador, carregamento sem fio (Wireless) para celulares e iluminação interna nas portas e painel por LED com 30 opções de configuração de cores também fazem parte dos itens oferecidos pelo modelo elétrico da BYD.

O que também atrai os olhares do consumidor é o tamanho do seu porta-malas. Tem espaço para 235 litros para bagagem. Isso com sete pessoas. Se o número de ocupantes cai para cinco pessoas, o espaço salta para 940 litros. Caso as duas fileiras de bancos estejam rebatidas, esse espaço supera incríveis 1650 litros. O porta-malas é elétrico, com sensor de movimento dos pés.

Um dos grandes destaques do novo Tan EV é a segurança. O modelo vem com sistema de câmeras de 360 graus (são cinco distribuídas pelo modelo). Há também o Alerta de Tráfego Cruzado (RCTA), responsável pelo monitoramento de pontos cegos. O sistema informa o motorista, ao acionar a marcha à ré, quando outro veículo está se aproximando, evitando colisões e tornando as manobras mais seguras.

O novo modelo vem equipado ainda com Piloto Automático Adaptativo, também conhecido como ACC (Adaptive Cruise Control). Trata-se de uma forma inteligente de controle de cruzeiro, que acelera e desacelera o veículo automaticamente acompanhando o carro à sua frente, sem o motorista precisar intervir nos pedais.

Outro detalhe são seus sensores que mantém o carro dentro das faixas de rolagem na estrada de forma automática. É também conhecido como LKS (Lane Keeping System, ou Sistema de Permanência na Faixa). Além disso, o Tan EV dispõe de seis airbags.

Com o intuito de minimizar acidentes e salvar vidas, o recurso conhecido também como AEB (Auto Emergency Breaking) ou Frenagem Automática de Emergência, foi projetado para ajudar o motorista, ativando automaticamente os freios se eles não responderem a tempo no caso de uma colisão iminente.

A frenagem tem ótima eficiência, garantida por um conjunto formado por pinças fixas Brembo com seis pistões e discos ventilados e perfurados na dianteira e traseira.

Outro diferencial é o Sistema de Detecção para Abertura de Portas (DOW) que monitora as condições traseiras do veículo e dá sinais de alerta sobre pontos cegos, evitando acidentes durante a abertura das portas. O Tan EV conta ainda com a função eletrônica Auto Hold, que controla automaticamente os freios ABS para manter o veículo parado numa subida, mesmo que o motorista tire o pé do pedal. É desativado ao se acionar o acelerador.