Connect with us

Alpha Notícias: Siemens amplia sua linha de modelos de carregadores de veículos elétricos no Brasil

Published

on



Marca busca construir infraestruturas inteligentes para o futuro em que o percentual de carros elétricos será cada vez maior


A Siemens anunciou a chegada de dois novos lançamentos para o mercado nacional: o Sicharge-D e o VersiCharge.

O Brasil não conta com uma infraestrutura consolidada de carregamento público e as disponíveis ainda é de carga lenta. A Siemens busca tornar a experiência de carregamento a mais próxima possível da experiência de veículo a combustão.


O Sicharge-D é o carregador ultrarrápido para espaços públicos, como rodovias, com potências entre 160kW e 300kW. O diferencial é o cabo de carregamento, que suporta 400 amperes de pico.

Isso significa um carregamento real em 150kW para diversos modelos de veículos elétricos disponíveis no Brasil. O principal benefício é a possibilidade de realizar a recarga de 20% a 80% da bateria em cerca de 20 minutos, tornando a conveniência de uso muito próxima a de um veículo a combustão, que faz o abastecimento em poucos minutos.

Os carregadores Sicharge-D têm uma alocação dinâmica de potência que considera a capacidade dos veículos elétricos e assegura um tempo de carga otimizado, atendendo à demanda das pessoas por agilidade.

A solução também pode ser expandida com mais dois pontos de carregamento rápidos (DC) para carregar até cinco carros simultaneamente. Por fim, a tela sensível ao toque de 24” permite uma fácil integração de conteúdos de marketing personalizados.

O VersiCharge é o carregador de 7kW e 22kW. Esse modelo já está em operação desde 2022 nas unidades da Siemens em São Paulo e Jundiaí para carregamento de veículos elétricos da frota da companhia e agora chega ao mercado de residências, empresas e estacionamentos.

A instalação do VersiCharge, com design elegante, é simples. O usuário também irá dispor de controle para monitoramento e relatórios, gestão integrada de cabos e indicadores LED fáceis de entender. Além disso, a solução pode ser instalada em colunas ou na parede e a potência pode ser ajustada de acordo com necessidades regionais. Os usuários do produto poderão realizar o download do aplicativo móvel Sifinity Go, disponível para plataformas Android e iOS. Com esse software, é possível monitorar completamente até 10 carregadores.

Atualmente, a Siemens tem trabalhado em projetos para desenvolvimento do conceito de Megacharge, carregamento em até 3.2MW de potência para veículos pesados. Uma tecnologia inovadora que irá habilitar o uso em aplicações de longa distância. A companhia também está desenvolvendo, em conjunto com a Witricity, soluções de carregamento sem fio, de maneira a aumentar consideravelmente a conveniência do processo de carregamento para o usuário final.