Connect with us

Serviços

Alpha Serviços: Confira algumas dicas para fazer uma viagem de carro segura

Published

on



É necessário fazer a manutenção e a revisão do veículo na periodicidade adequada e em locais profissionais e de confiança


A grande quantidade de feriados em 2023 está possibilitando que os brasileiros façam mais viagens para descansar e aproveitar os dias de folga.

Ao pegar a estrada é importante estar atento para garantir a segurança de todos dentro e fora do veículo. Para isso, preparamos com a Zapay algumas dicas de como viajar com mais tranquilidade e segurança.

• Verifique se a manutenção do veículo está em dia

Essa é uma obrigação de todos os motoristas, afinal, cuidar para que o automóvel esteja com o melhor desempenho possível é uma preocupação que reflete na melhor segurança de todos no trânsito e também no respeito à vida.

Por isso, ter a rotina de realizar a manutenção e a revisão do veículo na periodicidade adequada e em locais profissionais e de confiança é extremamente importante. Afinal, o planejamento financeiro para se ter um veículo deve englobar também esses gastos. Além disso, a manutenção pode ajudar o condutor a economizar e antecipar a solução de eventuais problemas que possam surgir.

• Cheque se todas as luzes estão funcionando perfeitamente

Ligue o veículo e acenda os faróis. Em seguida, saia do automóvel e certifique-se de que todos os faróis estão funcionando como o esperado. Depois, veja se as luzes de posição, de neblina dianteiras, assim como as luzes traseiras, de seta, de freio e de ré também estão desempenhando bem a função.

• Planeje o seu trajeto antes de sair

Organização e planejamento são palavras fundamentais quando o assunto é viagem, seja ela longa, curta ou ainda para cumprir as rotinas do dia a dia. Quanto mais dicas o condutor tiver sobre o caminho, melhor. Todo motorista deve estar atento ao mapa para chegar até o destino final, e é recomendável ter mais de um para evitar surpresas desagradáveis.

Usar aplicativos pode ajudar bastante. Baixe o destino, para que qualquer instabilidade de acesso à internet não atrapalhe. Fique atento também às notícias sobre a estrada e o trajeto para evitar trânsito ou eventos meteorológicos intensos. Vale a pena se prevenir e anotar no mapa onde estão os postos de gasolina, restaurantes, hospitais e outros locais que podem auxiliar o condutor e sua família durante o trajeto da viagem.

• Acomode bem as bagagens

Dependendo da quantidade de malas e da quantidade de pessoas no veículo, esta etapa pode ser um grande desafio. É importante que o encaixe de pessoas e objetos seja feito de maneira que todos estejam seguros e confortáveis. Quando o condutor for organizar o porta-malas, é recomendável que os objetos maiores e mais rígidos sejam acomodados primeiro, ficando embaixo das outras malas, de modo a não danificá-las. Elas devem ficar próximas dos encostos do banco traseiro e mais centralizadas. Esta ordem auxilia também na estabilidade do carro.

Bolsas e mochilas devem ir por cima das malas maiores, pois são mais fáceis de serem encaixadas. Se puder, dê preferência às malas menores. Outra dica é utilizar caixas organizadoras.

• Mantenha os pneus bem calibrados

Atente-se sempre para as recomendações do manual do proprietário do veículo para saber sobre a calibragem dos pneus.

Pneus calibrados trazem vantagens como menos gastos com o veículo, mais estabilidade, direção mais leve e segura, além de aumentar a durabilidade dos pneus.

• Equipamentos e fluídos em dia

Como já visto antes, é imprescindível que o carro esteja com a manutenção preventiva e as revisões em dia, para garantir um bom funcionamento do veículo. Este cuidado tem impacto direto tanto no funcionamento dos equipamentos quanto no desempenho dos fluidos do carro. Consulte sempre o manual do proprietário do veículo para saber a periodicidade de manutenção e potenciais trocas de equipamentos e fluidos.

• Respeite os limites de velocidade

Respeitar os limites de velocidade estabelecidos nas vias públicas é uma obrigação de todo condutor, que tem por obrigação zelar pela vida e pela organização no trânsito. O excesso de velocidade está diretamente relacionado aos acidentes que ocorrem nas vias, além disso, desrespeitar os limites gera infrações e multas.

• Mantenha distância do veículo à frente

Manter uma distância segura entre seu veículo e o da frente é essencial para evitar acidentes, pois possibilita que o condutor freie o veículo a tempo de evitar uma colisão. Por isso, é fundamental calcular esse espaço necessário para a frenagem. No geral, a regra seguida é a de contar dois segundos pausadamente, que faz uma relação entre espaço e tempo para calcular uma distância segura, dependendo da velocidade que o veículo se desloca.

• Não faça ultrapassagens arriscadas

Ultrapassagens deixam o condutor e o trânsito em situação de vulnerabilidade, o que piora com manobras arriscadas. Desse modo, as ultrapassagens perigosas podem fazer com que o motorista perca o controle do carro, causando graves acidentes nas estradas.

Copyright © desde 2013 Alpha Autos