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Alpha Testes: Stellantis faz no Brasil a estreia global da picape Ram Rampage

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Modelo chega nas versões Rebel, Laramie e R/T com preço a partir de R$ 239.990,00


Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação

Com investimento superior a R$ 1,3 bilhão a Stellantis revela a nova picape Ram para o mercado brasileiro: a Rampage. A picape é produzida no Polo Stellantis de Goiana, Pernambuco, e é oferecida nas versões Rebel, com preço a partir de R$ 239.990,00, Laramie, com preço a partir de R$ 249.990,00, e R/T, com preço a partir de R$ 269.990,00.

O Jornal Alpha Autos participou do lançamento da picape que estreia na América do Sul em suas três versões o motor turbo Hurricane 4. São 272 cavalos de potência e 400 Nm de torque gerados pelo propulsor dois litros e quatro cilindros em linha a gasolina.


Essa motorização na versão R/T, a mais esportiva de todas, acelera a Rampage de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e tem velocidade máxima limitada de 220 km/h. Nas versões Rebel e Laramie o desempenho é um pouco inferior, com o 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e velocidade máxima de 210 km/h.

Vale mencionar que, quando equipada com este motor, a linha Rampage conta com escapamento duplo que, na versão R/T, produz um som ainda mais instigante, que é possível ouvir na abertura do vídeo que acompanha essa matéria.


No volante da Rebel e da Laramie há o botão Sport, que altera o visual do quadro de instrumentos digital, torna mais rápidas as respostas de acelerador e direção e programa as trocas de marchas em giros mais altos. Na R/T, esse comando leva o nome da versão e altera ainda mais esses pontos.

A outra motorização que equipa apenas as versões Rebel e Laramie é o Multijet Turbo Diesel, de dois litros, que entrega 170 cavalos de potência e 380 Nm de torque, capaz de ir de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atingir até 186 km/h.

Todas as versões da Ram Rampage, independente da motorização, são equipadas com a transmissão automática com seletor giratório de nove velocidades da alemã ZF, além da opção de trocas manuais através de aletas no volante. A tração é sempre 4×4 automática, que distribui a força entre os dois eixos, com opção de reduzida por meio de um botão no console central.


Primeira Ram concebida fora da matriz, a Rampage é obra Stellantis Design Center da América do Sul com a colaboração dos designers estadunidenses. A carroceria é toda nova e foi dada uma atenção especial às proporções de todos os volumes, para ter uma identidade própria.

A Rebel tem visual off-road, com o uso extensivo de peças externas com acabamentos preto e grafite. As rodas e a grade, em formato trapezoidal, têm desenho exclusivo. Na Rampage Laramie, predominam os acabamentos cromados e prateados em peças como grade dianteira, molduras dos vidros, capas dos retrovisores, maçanetas, logotipos, rodas e para-choque traseiro.

A versão mais esportiva, a R/T, conta com uma mescla de componentes na cor da carroceria e preto brilhante. Destaque ainda para o teto pintado em preto, as grandes faixas no capô e o emblema da versão nos para-lamas traseiros e nas faces das rodas também exclusivas.

Vale ressaltar ainda a atenção colocada nos detalhes da Rampage, como nos conjuntos óticos, ambos inteiramente de LED. Na frente, os faróis têm assinatura marcante e as setas são dinâmicas, com a luz se movimentando de dentro para fora. Ainda nos faróis, eles contam com um projetor de função dupla, responsável pelo farol baixo e alto. E os faróis de neblina também são em LED.


Na traseira, as lanternas trazem grafismos que, quando iluminados, remetem à bandeira dos Estados Unidos da América, com listras vermelhas e a luz de ré formando o retângulo das estrelas. Ambos os conjuntos óticos ainda possuem um welcome movement ao ligar a picape.

No interior da Rampage, os bancos criam a sensação de poltrona de sala de estar. Tudo com um nível muito alto de acabamento, como se vê na escolha de materiais nobres como couro perfurado em todas as versões. Na R/T o suede é exclusivo e conta com costuras vermelhas para incrementar ainda mais o visual esportivo.

O ar-condicionado é sempre digital, de duas zonas, e ainda inclui saídas para os passageiros de trás. A luz ambiente é em LED e no sistema de som pode ser o premium Harman Kardon, que conta com 10 falantes distribuídos na cabine, sendo um deles um subwoofer de 6” localizado abaixo do banco do passageiro.

O painel de instrumentos é revestido em couro, assim como o painel de portas, o apoia braço central e o volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade.

Na versão Rebel, o revestimento do painel de instrumentos é revestido em couro preto, na Laramie em couro marrom e na R/T em suede. Além deste cuidado, painel de porta dianteiro e a parte superior do painel de instrumentos são de toque macio, o que ajuda inclusive a reduzir o ruído interno na cabine.


A Ram Rampage conta com 22,6 polegadas de telas. São 10,3” do quadro de instrumentos full digital e 12,3” do monitor da central multimídia Uconnect. Além do tamanho e da definição da tela, o sistema se destaca pelo uso intuitivo e pela quantidade de recursos, como conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e possibilidade de parear dois smartphones ao mesmo tempo.

No console central, outro ponto alto é o RamCharger, carregador de celular por indução com saída de ar para resfriar o telefone. Falando em carregamento, são seis portas USB, sendo três do tipo C, espalhadas pela cabine. Vale lembrar que duas dessas estão posicionadas em um porta-objetos localizado abaixo do console central.

Em relação às principais dimensões externas, a Rampage tem 5.028 mm de comprimento, 1.886 mm de largura, 1.780 mm de altura, 2.994 mm de entre eixos e 264 mm de vão livre entre os eixos.

A capacidade de carga é de 1.015 quilos nas configurações a diesel, 750 quilos com o propulsor a gasolina, conta com revestimento plástico em todas as versões e tem 980 litros de capacidade volumétrica. A caçamba conta com abertura elétrica por um botão na chave, tem amortecimento, para baixar com suavidade e facilitar o levantamento, e iluminação interna em LED.

Em todas as versões da Ram Rampage os freios são a disco ventilados nas quatro rodas, com 305 mm de diâmetro na frente e 320 mm atrás. O freio de estacionamento é eletrônico e tem o recurso Auto Hold, facilitando a vida do motorista em trânsito pesado.

Nos aclives, há ainda o assistente para partida em rampa. Também de série em todas as versões há o recurso Hill Descent Control (HDC), para descidas íngremes no off-road.


A lista de equipamentos de segurança é farta e inclui, por exemplo: sete airbags (frontal, lateral dianteiro, de cortina [dianteiro e traseiro] e de joelhos para motorista), controle de estabilidade, mitigação de rolagem da carroceria, comutação automática do farol alto e monitoramento da pressão dos pneus.

A picape tem também auxílios à condução, entre eles estão o controle de velocidade adaptativo com Stop&Go, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de pontos cegos, detecção de tráfego traseiro cruzado e alerta de saída de faixa com correção.

Outro ponto alto da Rampage, em todas as versões, é o Ram Connect, um conjunto de serviços que conecta o motorista à picape de várias formas.

Tanto por uma série de recursos a bordo quanto pelo aplicativo de smartphone de onde se pode consultar remotamente o Relatório de Saúde da picape que mostra o tempo para a próxima revisão, pressão dos pneus e nível de combustível, além dos comandos remotos (como dar partida e climatizar a sua Rampage) entre outras informações.

Completam os itens de série da Ram Rampage a partida remota na chave (que também pode ser feita pelo aplicativo do Ram Connect), o sistema Keyless Enter’n Go, o retrovisor interno eletrocrômico, sensores crepuscular e de chuva, e os espelhos retrovisores exteriores elétricos com rebatimento elétrico e luzes de cortesia.