Modelo é equipado com quatro baterias de 94kWh, que garante uma autonomia para rodar 300 quilômetros no ciclo urbano
A Volvo inicia em novembro mais uma etapa do programa de demonstração no Brasil do ônibus elétrico BZL, agora na cidade de São Paulo.
“São Paulo tem a maior frota do país e busca fornecedores confiáveis de ônibus elétricos. Nosso veículo associa toda a experiência da Volvo em sistemas de transporte de passageiros com a avançada tecnologia e reconhecida qualidade dos chassis da nossa marca. Somos uma opção segura para os operadores e passageiros”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade ônibus da Volvo.
O modelo rodará durante dois meses com a Viação Santa Brígida, em rotas das regiões Noroeste e Central da capital paulista, e é equipado com quatro baterias de 94kWh, o que lhe dá autonomia para rodar 300 quilômetros no ciclo urbano antes de retornar à garagem para recarga.
O motor elétrico tem potência de 200kW e torque de 425Nm, o que confere bom desempenho no “anda e para” do trânsito da metrópole. Todos os componentes do chassi e do trem-de-força são produzidos pela marca
Com 12,5 metros de comprimento e capacidade para 80 passageiros, o ônibus foi especificado e encarroçado seguindo rigorosamente o padrão da SPTrans, com piso baixo e todo o acabamento, número de assentos, layout interno, cor e outros detalhes exigidos pelo órgão gestor.
O desempenho dos chassis elétricos da Volvo tem sido muito positivo nos países onde eles estão circulando. Mesmo com essa performance garantida, a marca quer observar os resultados nas condições locais, com avaliações sobre consumo de energia, autonomia das baterias, nível de ruído e o desempenho na topografia de São Paulo.