Connect with us

Coluna “Mecânica Online”: Futuro não será apenas elétrico, mas eclético, nosso inimigo é o carbono

Published

on



Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro em São Paulo


Tarcisio Dias*

Durante dois dias São Paulo foi a sede do Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes, um evento com boa participação presencial e também através da internet, com debates do mais alto nível sobre como transportar mais, gastando menos combustível, materiais, pneus e tudo isso de maneira mais eficiente e menos poluente.


Além da cobertura do evento, foi um momento de muita gratidão por receber, pelo trabalho desenvolvido nesses 23 anos de Mecânica Online®, o Troféu Frotas & Fretes Verdes 2023 como Influenciador para Mobilidade Sustentável. Um prêmio que não é apenas meu, mas nosso. Obrigado você que acompanha nossa coluna e também os veículos de comunicação que compartilham esse conteúdo todos os dias 10, 20 e 30.


O seminário foi rico em conteúdo, discutindo novas práticas, técnicas, materiais, equipamentos, métodos, novos combustíveis e demais iniciativas que aumentem a eficiência no uso de recursos energéticos, com redução de impactos ambientais por transportadores de cargas e de passageiros, visando maior economicidade e melhoria da competitividade das empresas brasileiras.

O Instituto Besc, realizador do projeto, acredita que, através do emprego de novos métodos, materiais e tecnologias, frotistas possam aliar a redução de custos à diminuição das emissões de gases ambientalmente nocivos, fazendo com que a atividade de transporte seja mais sustentável e menos nociva para a saúde humana, em razão das emissões de gases poluentes.

Eu tive o privilégio de receber o Prêmio de Influenciador para Mobilidade Sustentável e também realizar a cobertura do XII Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes 2023, promovido pelo IBesc.

Confira entrevistas com Jussara Ribeiro, do IBesc, Daniel Randon, Presidente de Honra da 12ª Edição do Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes e Presidente da Randoncorp, Vítor Diniz, coordenador de Novos Negócios da Copergás, Welder Sousa, Coordenador de GNV da Gasmig, Flavio Padovan da Padovan Consulting e Marcos Oliveira, President & CEO at Iochpe Maxion S/A.

Preparei uma matéria em vídeo, completa, que mostra um breve resumo sobre o seminário. Confira logo abaixo:



*Tarcisio Dias – Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês. https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/