Connect with us

Motos

Alpha Motos: Ducati presta homenagem a um ícone do design e da história com um modelo especial

Published

on



Panigale V4 SP2 30° Anniversario 916 será produzida em uma série numerada e limitada de 500 unidades


A Ducati celebra o 30º aniversário do 916 com a Panigale V4 SP2 30° Anniversario 916, uma homenagem a moto que representou um marco na história da empresa. Concebida para ser utilizada exclusivamente em circuitos fechados, seu uso em vias públicas é proibido por lei

Na Aniversário da Panigale, a 916 é celebrada com uma pintura, criada pelo Centro Stile Ducati, que presta homenagem a um dos mais belos gráficos de corrida da história esportiva da Ducati, o da moto que venceu o Campeonato Mundial de Superbike com Carl Fogarty em 1999.


O icônico tricolor na carenagem, as placas brancas e o número 1 foram retomados e revisitados em tom moderno, enquanto a parte preta da metade superior da carenagem lembra os dutos de ar do 916.

O tanque inferior, também preto, é um forte lembrete do mundo das corridas. Por fim, a tampa do tanque traz o logo louro, na mesma cor dourada do 916. O logo da carenagem, que no primeiro 916 era prateado com contorno dourado, é aqui revisitado e atualizado, quase com efeito 3D.


A Panigale V4 SP2 30º Aniversário 916 é produzida numa série numerada e limitada de 500 unidades. Tal como a moto de corrida da qual se inspira, é oferecida apenas na configuração monolugar e é enriquecida pela placa de direção em alumínio com gravação a laser do nome do modelo e número progressivo. Por fim, a Panigale Trentesimo Anniversario 916 vem com certificado de autenticidade e capa de moto dedicada.

O equipamento técnico combina as especificações SP2 com uma série de detalhes finos que tornam esta moto ainda mais única. De fato, a Panigale V4 SP2 30° Anniversario 916 possui tampa do tanque de combustível de competição maquinada em alumínio, tubos de ar para arrefecimento dos freios dianteiros, escudo térmico do escape, para-lamas com design de perfil duplo e para-lamas dianteiro em fibra de carbono.


Também feitas de fibra de carbono são as rodas de cinco raios, que reduzem o peso das rodas em 1,4 quilos em relação ao Marchesini forjado do V4 S e em 3,4 quilos em relação à Panigale V4. O momento de inércia é reduzido em cerca de 26% na frente e 46% na traseira, tornando a moto mais ágil, menos cansativa e mais precisa na aceleração.

O sistema de frenagem é o melhor da sua classe: graças às pinças Brembo Stylema R e às condutas de refrigeração, oferece elevada eficiência de travagem e deslocamento consistente da alavanca, mesmo durante longas sessões de pista. O cilindro mestre Brembo MCS com ajuste remoto permite um ajuste simples e intuitivo da sensação e da distância do guidão sem ter que parar.


A embreagem seca STM EVO oferece maior fluidez em todas as fases da condução com o acelerador fechado, como a entrada em curva, e permite personalizar o nível de travagem mecânica do motor através da alteração da mola secundária. Na utilização em pista, com a tampa da embreagem aberta, os entusiastas podem desfrutar do som clássico que caracteriza as motos de corrida Ducati.

Os pedais ajustáveis em alumínio permitem que a posição de pilotagem seja adaptada a qualquer físico, e possibilitam o uso da Ducati Quick Shift Up & Down padrão, que pode ser configurada como uma caixa de câmbio tradicional ou com um padrão de corrida. Finalmente, o sistema de aquisição de dados Ducati Data Analyser+ permite monitorar o desempenho do piloto.


A moto é entregue com um kit pronto para pista, que inclui tampas de alumínio para remoção dos espelhos retrovisores, kit de remoção do suporte da placa, tampa da embreagem aberta em carbono e sistema de aquisição de dados Ducati Data Analyser+.