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ZF LIFETEC muda posição do airbag no volante

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ZF LIFETEC muda posição do airbag do motorista no volante

A ZF LIFETEC decidiu mudar o que, desde a sua introdução para o condutor na década de 1980, tem um lugar permanente no centro do volante: o airbag.

“Com este novo conceito, possibilitamos liberdade de design para volantes sem comprometer a segurança”, explica Harald Lutz, Chefe de Desenvolvimento da ZF LIFETEC.

O novo posicionamento do airbag permite opções de design inovadoras

ZF LIFETEC muda posição do airbag do motorista no volante

Desde então, o volante tem sido mais do que apenas a interface entre o condutor e o automóvel para a transmissão de comandos de direção, mas também uma função de proteção em caso de acidente.

Durante cerca de três décadas, o airbag do condutor tem sido equipamento padrão na maioria dos automóveis, ajudando a salvar vidas e a reduzir lesões. Além disso, o volante tornou-se o centro de comando das funções de entretenimento e assistência nos carros modernos.

A ZF LIFETEC projetou uma nova geração de volantes para expandir as possibilidades de design de conceitos de interiores orientados para o futuro.

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O airbag do motorista hoje é acionado frontalmente, fora do centro do volante. Além disso, a ZF LIFETEC irá seguir um caminho diferente no que diz respeito aos novos designs de interiores do futuro.

Em caso de acidente, o airbag do condutor é acionado a partir da parte superior do volante, através do aro superior, em direção ao condutor. Esta nova posição de instalação do airbag permite que o raio horizontal, incluindo o cubo, tenha um design semelhante ao de um smartphone.

Os controles sensíveis à força para as funções de entretenimento e assistência do veículo estão integrados atrás de uma superfície contínua. Este design combina perfeitamente com os painéis projetados digitalmente dos interiores de veículos modernos.

A tendência para um design contínuo, que se tornou cada vez mais popular nos últimos anos, também pode ser encontrada nos interiores de veículos modernos. Os fabricantes estão cada vez mais eliminando juntas e lacunas no interior. Isto também se reflete em opções de iluminação e displays inovadores, integrados em todo o interior do veículo.

Este desenvolvimento também continuará com futuros volantes. Variantes de design uniformes com maior integração de funções HMI e novas superfícies influenciarão decisivamente a aparência e funcionalidade do volante de amanhã.

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O design contínuo não só abre muitas possibilidades para a utilização de novos materiais e formas, mas também em termos de função. Funções sob demanda (campos livremente atribuíveis), telas sensíveis ao toque ou uma tela central agora são concebíveis.

No entanto, como o volante também é um componente relevante para a segurança do veículo, a facilidade de utilização é fundamental. Portanto, soluções híbridas também podem ser implementadas com este conceito. Estas incluem, por exemplo, a combinação de um interruptor rotativo alternativo com uma superfície táctil e sensível à força, também integrada no volante como ponto de ancoragem, permitindo assim ao condutor operar o sistema com segurança.

Estas funções também podem ser combinadas com a detecção prática, que é um componente dos volantes atuais e futuros. Um sensor capacitivo sob a superfície de couro reconhece se o motorista está apenas tocando ou segurando o volante com segurança. Esta tecnologia é mais um módulo para o controle seguro do veículo.