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7 curiosidades do Ford Escort que você não sabia

O Ford Escort, lançado no Brasil em 1983, foi um dos carros mais populares do país, especialmente durante as décadas de 1980 e 1990. Com um design inovador para a época, ele trouxe muitas novidades e desempenhou um papel significativo na história automotiva brasileira.

O modelo, com suas inovações e popularidade, deixou uma marca indelével na história automotiva brasileira. Suas diversas versões e adaptações ao longo dos anos mostraram a capacidade do modelo de se reinventar e continuar relevante em um mercado tão competitivo.

O Ford Escort foi um dos carros mais populares do Brasil

Mesmo após o fim de sua produção, o Escort continua a ser celebrado pelos entusiastas e colecionadores, que veem nele não apenas um carro, mas um símbolo de uma era. A seguir, confira sete curiosidades sobre o Ford Escort no Brasil.

  1. O primeiro mundial da Ford

O Ford Escort foi o primeiro carro da Ford a ser projetado como um “carro mundial”. Isso significa que ele foi desenvolvido para ser produzido e comercializado em vários mercados ao redor do mundo, incluindo Europa, América Latina e África.

No Brasil, o Escort chegou em 1983, substituindo o Corcel II como carro-chefe da Ford no segmento dos compactos. A sua fabricação no país foi uma estratégia importante para a montadora, que buscava consolidar sua presença no mercado nacional com um modelo moderno e globalizado.

 

  1. A parceria com a Volkswagen

Entre 1987 e 1996, a Ford e a Volkswagen formaram uma joint venture chamada Autolatina. Durante esse período, as duas montadoras compartilharam plataformas e motores, resultando em uma série de modelos que combinavam características de ambas as marcas.

No caso do Escort, isso significou a introdução de motores AP da Volkswagen, mais especificamente o motor 1.8, que equipava o modelo XR3. Essa colaboração foi essencial para a Ford enfrentar a concorrência e manter o Escort competitivo no mercado brasileiro.

  1. Ford Escort XR3 – Um ícone dos anos 80

O Escort XR3 foi, sem dúvida, um dos modelos mais desejados da década de 1980 no Brasil. Lançado em 1984, ele rapidamente se tornou um símbolo de status e esportividade. Com sua carroceria de duas portas, aerofólio traseiro e rodas esportivas, o XR3 chamava atenção por onde passava.

O sucesso foi tanto que, em 1985, a Ford lançou a versão conversível do XR3, um dos poucos carros nacionais a oferecer essa configuração na época. O modelo se consolidou como um dos mais icônicos do país, especialmente entre os jovens.

  1. O lançamento do motor CHT

Em 1986, o Ford Escort ganhou uma nova motorização no Brasil: o motor CHT (Compound High Turbulence). Desenvolvido em parceria com a Renault, o CHT era um motor robusto e econômico, disponível nas versões 1.6 e 1.6 álcool.

Esse motor foi um marco importante para o Escort, pois trouxe maior eficiência e desempenho ao modelo, especialmente em um período em que a economia de combustível era um fator crucial para os consumidores brasileiros. O CHT permaneceu em produção até o final da década de 1990, equipando não apenas o Escort, mas também outros modelos da Ford no Brasil.

  1. A participação em competições automobilísticas

O Ford Escort também teve uma carreira notável no automobilismo brasileiro. Desde seu lançamento, o modelo participou de diversas competições, como as provas de rally e as corridas de turismo.

A versão XR3, em especial, foi amplamente utilizada em campeonatos devido ao seu desempenho e dirigibilidade. Nas pistas, o Escort conquistou diversos títulos, ajudando a reforçar a imagem esportiva do modelo entre os entusiastas de carros.

  1. Ford Escort Zetec, o último modelo nacional

O Ford Escort passou por várias atualizações ao longo de sua vida no Brasil, mas uma das mais significativas ocorreu em 1996, quando foi lançado o Escort Zetec. Essa versão trouxe o motor Zetec 1.8 16V, que oferecia melhor performance e eficiência em relação aos motores anteriores.

O Zetec foi um dos primeiros motores com duplo comando de válvulas a ser produzido no Brasil, marcando uma nova era para a engenharia automotiva no país. O Escort Zetec permaneceu em produção até 2003, quando foi substituído pelo Ford Focus.

  1. O fim da produção e o legado

A produção do Ford Escort no Brasil foi encerrada em 2003, após mais de 20 anos no mercado. Nesse período, foram fabricadas cerca de 800 mil unidades do modelo no país. Mesmo com o fim de sua produção, o Escort deixou um legado importante na indústria automotiva brasileira.

Ele foi um dos primeiros modelos a popularizar conceitos como eficiência aerodinâmica e segurança passiva, além de ter conquistado uma legião de fãs que até hoje lembram com carinho do carro. O Escort é lembrado como um dos grandes sucessos da Ford no Brasil, sendo considerado um marco na história dos automóveis no país.

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