A Honda apresentou a nova geração da NXR 160 Bros, que na linha 2015 passa a ser oferecida nas cores preta e vermelha em duas versões: a dotada de frenagem CBS com preço a partir de R$ 20.490,00; e a versão equipada com frenagem ABS com preço a partir de R$ 21.390,00.
Honda NXR 160 Bros chega com duas versões e preço a partir de R$ 20.490,00 na linha 2025
O motor que equipa a NXR 160 Bros 2025 é derivado do usado na CG 160 em suas diversas versões. Trata-se de um monocilíndrico 4T arrefecido a ar com comando único de válvulas no cabeçote (OHC – Overhead Camshaft) que atua em balancins roletados.
O sistema de injeção de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection) FlexOne permite o uso de etanol e gasolina em proporções variadas. A potência máxima da NXR 160 Bros 2025 é de 14,3 cv com etanol e 14,2 cv com gasolina, sempre a 8.000 rpm.
A NXR 160 Bros 2025 recebeu uma pequena alteração no câmbio de cinco velocidades: a quinta marcha está mais longa, o que na prática implica em um desempenho melhor com a mesma rotação do motor, favorecendo menor consumo em uso rodoviário. Quanto a embreagem, o sistema é o tradicional multidisco em banho de óleo.
A nova geração da linha Honda NXR 160 Bros mirou elementos de grande relevância no âmbito da segurança e satisfação do usuário, como por exemplo a iluminação por LED no farol e lanterna traseira, um assento mais confortável e um quadro de instrumentos atraente e informativo.
O motor que equipa a NXR 160 Bros 2025 é derivado do usado na CG 160
Seu tanque metálico é encapsulado por superfícies plásticas, com amplas carenagens laterais. A solução, além de permitir liberdade de formas em uma área muito importante no quesito aparência, favorece a manutenção. Em caso de eventuais tombos o reservatório de combustível é preservado, e a recuperação ou troca da parte plástica danificada tem custo e tempo de manutenção reduzido.
A nova conformação do assento cumpre um duplo papel nas novas NXR 160 Bros, garantindo mais conforto por ser mais largo, e evidenciando o aspecto estético mais atual, além de ter os dois níveis mais acentuados.
Tal recurso atende ao condutor, que assim encontra-se em posição mais integrada à moto, como também oferece a um eventual passageiro maior liberdade de movimentação sem incomodar o piloto. Outro item novo na NXR 160 Bros 2025 é a pedaleira de garupa, agora de alumínio, uma mudança positiva sob o ponto de vista estético e prático.
O cuidado construtivo dedicado à todas as Honda é, reconhecidamente, um diferencial da marca. Na NXR 160 Bros 2025 o refinamento técnico e estético se percebe em detalhes como a nova passagem do duto de freio que parte do manete direito, cujo posicionamento permite uma visualização do painel sem interferências.
O quadro de instrumentos da NXR 160 Bros 2025 é novo, sempre digital, e segue o padrão blackout. Traz como novidade um útil indicador de marcha engatada além de indicador de consumo médio, nível do tanque de combustível, velocímetro, contagiros e hodômetro total e parcial (A e B).
Um item de muita utilidade, a porta USB-C para alimentar equipamentos eletrônicos como celulares e sistema de navegação, é outra novidade da NXR 160 Bros 2025. O dispositivo foi posicionado na proximidade do painel, de modo a permitir fácil acesso e ao mesmo tempo estar convenientemente protegido de intempéries.
A nova conformação do assento cumpre um duplo papel nas novas NXR 160 Bros
A ergonomia da NXR 160 Bros 2025 foi outro ponto de grande evolução por conta de itens como o assento redesenhado, novo guidão, conformação do tanque diferente e o reposicionamento das pedaleiras. O resultado é uma postura mais relaxada para o condutor, que encontrará maior conforto para as pernas durante a pilotagem. A modificação na posição do condutor não alterou a distância do assento em relação ao solo, que foi contida ao mesmo valor da antiga NXR Bros, 836 mm.
O chassi tipo berço semiduplo de aço foi preservado na NXR 160 Bros 2025, uma garantia de robustez e estabilidade. Todavia, para incrementar comportamento dinâmico e a resistência em uso severo, a suspensão dianteira passou a ter tubos de 33 mmØ em substituição a suspensão anterior, com tubos de 31 mmØ. A alteração não comportou em mudança do curso da roda de 19 polegadas, que é de 180 mm. Na traseira, a suspensão do tipo monochoque oferece um curso de 160 mm à roda de 17 polegadas. Os pneus são os Pirelli MT60.
A NXR 160 Bros 2025 oferecerá duas opções de sistema de freios: ABS – Antilock Braking System e CBS – Combined Braking System. Na versão NXR 160 Bros ABS o sistema de um canal atua no disco dianteiro, de 240 mmØ com cáliper de pistão duplo de comando hidráulico. O freio traseiro, também a disco de 220 mmØ, tem cáliper de pistão simples de comando hidráulico.
A NXR 160 Bros CBS se serve do mesmo tipo de discos de freios e cáliper. Ao acionar o pedal do freio traseiro, aproximadamente 30% da capacidade de frenagem é direcionada ao freio dianteiro simultaneamente, limitando o mergulho da motocicleta no momento da frenagem, favorecendo a redução de espaço de parada e mantendo a estabilidade, garantindo maior segurança ao usuário. O peso a seco de ambas as versões da Honda NXR 160 Bros 2025 é de 125 quilos.