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Volvo Cars muda estratégia de negócios

Muito provavelmente os ventos que sopravam em direção ao mundo com veículos elétricos estão perdendo sua força: a Volvo Cars muda sua estratégia de negócios e não terá apenas produtos elétricos no portfólio até 2030.

Volvo Cars não terá apenas produtos elétricos no portfólio até 2030

Volvo Cars muda estratégia de negócios

“Estamos convictos na nossa crença de que nosso futuro é elétrico. Um carro elétrico proporciona uma experiência de direção superior e aumenta a possibilidade de utilização de tecnologias, oferecendo uma melhor experiência aos clientes. De qualquer forma, está claro que a transição para eletrificação não será linear, pois os consumidores e os mercados se movem em diferentes velocidades. Somos pragmáticos e flexíveis, enquanto mantemos nossa posição de liderança na indústria em eletrificação e sustentabilidade”, afirmou Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.

Com cinco modelos 100% elétricos em seu portfólio e outros cinco em desenvolvimento, a eletrificação total da gama de produtos segue sendo um pilar fundamental para a Volvo Cars. Se tornar uma marca totalmente elétrica segue sendo meta a longo prazo, assim como atingir a emissão zero de gases de efeito estufa até 2040.

A Volvo Car almeja alcançar a marca de, pelo menos, 90% das vendas serem provenientes de carros eletrificados, o que significa um balanço entre modelos 100% elétricos e híbridos plug-in. Os 10% restantes permitirão as vendas de alguns poucos modelos mild hybrid (híbridos não plug-in).

No ano que vem, a expectativa é de que o percentual de vendas globais de veículos eletrificados supere a marca de 50%. Bem antes do fim da década, a Volvo contará com um portfólio completo de carros elétricos, o que permitirá à montadora sueca se tornar totalmente elétrica quando os mercados estiverem favoráveis e, os consumidores, prontos.

Com cinco modelos 100% elétricos em seu portfólio e outros cinco em desenvolvimento, a eletrificação total da gama de produtos segue sendo um pilar fundamental para a Volvo Cars

Um dos motivos para esta mudança de estratégia deve-se a diversos fatores externos, a começar pela estrutura de pontos de carregamento não avançar tão rápido como o esperado. Somado a isso, políticas locais e impostos de importação de veículos elétricos também contribuíram para esta reavaliação. A Volvo Cars reforça a necessidade de políticas governamentais mais fortes e estáveis, em prol da eletrificação.

Durante o segundo trimestre deste ano, 26% dos modelos vendidos pela Volvo no mundo eram totalmente elétricos, colocando a marca sueca na liderança do segmento premium. Se considerarmos veículos eletrificados, este número sobe para 48%.

No Brasil, este número é ainda mais impactante: os modelos 100% elétricos já representam mais de 50% das vendas. Como toda a linha de produtos no país é eletrificada, a Volvo Car Brasil foi uma das primeiras operações da marca a entregar resultados nos últimos anos sem veículos a combustão.

Desde o anúncio deste objetivo de ser totalmente elétrica, a montadora lançou cinco modelos 100% elétricos: XC40, C40, EX30, EX90 – apresentado oficialmente nesta quarta-feira (4) – e o EM90 (minivan elétrica, indisponível no mercado brasileiro). Em pouco tempo, o EX30 se tornou um dos três veículos elétricos mais vendidos na Europa.

Estes ajustes estratégicos das metas de eletrificação garantem que a Volvo Cars tenha um plano flexível e focado nos desejos dos consumidores.

“Nosso propósito no país segue o mesmo de respeitar o desejo e o tempo do cliente na migração para a nova tecnologia, além de seguirmos trabalhando para romper as barreiras do carro elétrico, seja através de produto, infraestrutura de recarga ou geração de conhecimento sobre o tema”, finaliza Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.

Atualização do caminho rumo à redução de CO2

Como resultado dos ajustes na meta de eletrificação, a Volvo Cars também atualizou seu objetivo de redução de emissão de CO2, mas segue como a empresa líder no segmento automotivo. Até 2030, a montadora almeja reduzir a emissão de gases de efeito estufa em, pelo menos, 65% quando comparado com os níveis emitidos em 2018, enquanto a meta anterior era de 75%.

Para o próximo ano, o objetivo é ter 30 a 35% menos emissão do que em 2018, em comparação com a estimativa anterior de 40%.

A Volvo Cars quer avançar ainda mais, ao exigir que seus fornecedores sigam diminuindo o nível de emissão de CO2 para todos os materiais utilizados pela montadora. Na primeira metade deste ano, a redução foi de 25% na fabricação de cada carro, também considerando 2018 como referência.

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