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Volvo deixa linha FH 2025 mais segura
A Volvo apresentou a linha FH 2025, que traz como novidades a opção de Retrovisores por Câmeras, com importante ganho de visibilidade nas diversas situações de condução.
Volvo aprimora ainda mais suas tecnologias na linha FH 2025 que ajudam a evitar acidentes
“Nós temos uma visão abrangente da segurança. Desenvolvemos e aplicamos tecnologia de ponta para evitar acidentes e garantir a alta disponibilidade dos veículos”, declara Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.
Outro destaque é o Leitor de Placas de Trânsito que, por meio de inteligência artificial, identifica e alerta os sinais da estrada para o motorista realizar uma condução mais segura. O consagrado Alerta de Colisão com Frenagem de Emergência foi aprimorado e ficou ainda mais rápido e preciso.
As novidades do Volvo FH foram recentemente apresentadas na Europa e já estão disponíveis na linha 2025, no Brasil e em toda a América Latina.
Retrovisores por Câmeras na linha Volvo FH 2025
Os engenheiros da Volvo trabalham continuamente para ampliar a visibilidade do motorista. Isso resultou nos novos Retrovisores por Câmeras, item opcional na linha 2025.
Associadas a monitores de alta resolução dentro da cabine, as câmeras têm lentes modernas e sofisticadas para oferecer uma visão ampla e nítida, alcançando uma área muito maior em torno do caminhão do que os espelhos tradicionais.
A refinada movimentação das câmeras produz uma enorme vantagem, pois elas se movem automaticamente para se ajustar e seguir o final do reboque, permitindo que o condutor tenha excelente visão tanto do seu lado como do lado do passageiro.
Esse benefício é ainda maior para a segurança durante manobras, uma vez que a parte traseira da composição agora pode ser visualizada de uma forma como nenhum espelho ótico possibilitava anteriormente.
Outra vantagem das câmeras é uma excepcional visibilidade noturna, com uso de luz infravermelha. “As imagens ficam nítidas e cristalinas mesmo em condições de escuridão total, chuva ou neblina. Durante o dia, as câmeras representam o fim de eventuais ofuscamentos por reflexo dos espelhos tradicionais”, assegura Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.
Lendo os sinais
Uma grande evolução do FH 2025 é o Leitor de Placas de Trânsito, tecnologia que usa inteligência artificial para detectar a sinalização ao longo da via, mostrando, por exemplo, os limites de velocidade, de altura e obras na pista nos diferentes pontos do trajeto.
O sistema emite avisos e as informações são exibidas no painel de instrumentos, dando mais segurança e conforto ao motorista. “Evita que placas não vistas em momentos de distração resultem em excesso de velocidade e multas, por exemplo. Além disso, o sistema alerta para sinalização de outras situações de risco que poderiam passar desapercebidas. A Volvo é a primeira marca a oferecer esse sofisticado recurso em veículos pesados”, afirma Glênio Karas, engenheiro de vendas da Volvo.
Outra evolução é no Leitor de Faixa de Rodagem, que foi aprimorado e está mais sensível. Este sistema usa a câmera frontal para detectar a faixa e monitora o movimento do veículo. Se houver sinais de que o condutor está distraído ou cansado, ele é alertado para concentrar-se ou fazer uma pausa para descanso. Além disso, o Suporte Ativo de Direção é acionado para fazer pequenas correções no volante e manter o veículo dentro da faixa.
Frenagem de emergência aprimorada na linha Volvo FH 2025
Mais um aprimoramento foi no Alerta de Colisão com Frenagem de Emergência. É uma tecnologia consagrada da Volvo que utiliza radares frontais e laterais, conjugados com uma câmera, para detectar veículos, ciclistas e pedestres à frente do caminhão, alertando o motorista. O sistema emite avisos visuais e sonoros e ativa uma frenagem de emergência caso haja risco iminente de colisão.
Houve avanço também com o Sistema para Evitar Colisões Laterais. A tecnologia reduz o risco de uma colisão com pedestres ou ciclistas quando o caminhão estiver fazendo uma curva. O sistema usa radares nas laterais para alertar o condutor e ativar frenagem automática, se necessário. Para aumentar ainda mais a segurança nas laterais, agora há sensores de ponto cego em ambos os lados, que monitoram a composição inteira, até o fim da carreta.
Tecnologias consagradas de segurança da linha Volvo FH 2025
Além das novidades da linha 2025, o Volvo FH mantém todos os tradicionais atributos de segurança que há anos caracterizam o modelo e determinaram novos padrões para toda a indústria de caminhões:
Freios eletrônicos EBS – garantem uma reação mais rápida dos freios e distribuem a força de frenagem entre os eixos e o conjunto do caminhão como um todo.
Piloto Automático Adaptativo – radar que monitora automaticamente a estrada, adaptando a distância do caminhão à do veículo à frente. A função Stop & Go reduz a velocidade até parar e retorna o movimento assim que o condutor fizer o comando.
Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) – tecnologia que reduz o risco de tombamento em curvas fechadas e pisos escorregadios, atuando individualmente nos freios para reduzir a velocidade e endireitar a composição.
Piloto automático de descida – mantém a velocidade controlada mesmo em declives acentuados.
VEB+ – consagrado sistema de freio motor de alta performance da Volvo, que ajuda a controlar a velocidade em descidas sem necessidade de acionamento dos freios de serviço ou retarder.
Luzes de freio de emergência – piscam intermitentemente em frenagens bruscas, alertando quem vem atrás.
Cabines com célula de sobrevivência – projetadas para proteção máxima aos ocupantes, as cabines Volvo excedem largamente as exigências das normas de segurança da Europa.
Para-choque frontal anti-intrusão – dispositivo que evita que automóveis fiquem presos embaixo do caminhão em colisões frontais, facilitando operações de resgate.
Freios ABS – introduzidos pioneiramente em caminhões no Brasil pela Volvo, ainda nos anos 1990. Impedem o travamento das rodas, aumentando a eficiência da frenagem.
Air Bag – bolsa que infla automaticamente no volante em colisões, minimizando ferimentos ao motorista. Presente na maioria dos pacotes de acabamento do Volvo FH.
Direção inteligente VDS – tecnologia que corrige a direção de forma autônoma para reduzir saídas inadvertidas da faixa da pista (opcional).
Detector de atenção – emite sinais sonoros e visuais quando o sistema entende que o motorista está cansado (opcional).
Câmera de ponto cego – localizada abaixo do retrovisor ótico direito, permite visualização de toda a lateral do veículo no display secundário do painel (opcional).
Freio Anticanivete – sistema exclusivo Volvo, promove microfrenagens na carreta para diminuir a ocorrência do efeito “L” entre o caminhão e o implemento (opcional).