KTM terá modelo com sistema exclusivo da Bosch
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KTM terá modelo com sistema exclusivo da Bosch

KTM terá modelo com sistema exclusivo da Bosch

A Bosch apresentou seis novos sistemas de assistência para motos baseados em radar, cinco deles pioneiros no mundo, que poderiam ajudar a prevenir um em seis acidentes apenas nas estradas alemãs. Das seis novas funções de assistência, quatro serão reveladas em um novo modelo da KTM em novembro e estão programadas para entrar em produção em 2025.

Seis novas funções de conveniência e segurança da Bosch baseadas em radar estão disponíveis em todo o mundo

KTM terá modelo com sistema exclusivo da Bosch

“O objetivo da Bosch é tornar a motocicleta ainda mais segura e confortável empregando novas tecnologias inovadoras – sem diminuir o prazer de pilotar”, diz Geoff Liersch, Presidente mundial de duas rodas e powersports da Bosch, responsável pelos produtos e sistemas para veículos de duas rodas e veículos de uso específico, como quadriciclos e moto aquáticas.

O fabricante incorporará as quatro funções de assistência ao condutor da Bosch que usam radar frontal. Esta não é a primeira vez que a Bosch e a KTM trabalham juntas: em 2013, as duas empresas colaboraram no lançamento bem-sucedido do MSC, o sistema de controle de estabilidade da motocicleta.

“Estamos muito satisfeitos com o relacionamento colaborativo de longa data entre nossas equipes de desenvolvimento, e estamos animados que a KTM seja a primeira a utilizar essas novas funções”, diz Stefan Haist, líder do time KTM de sistemas de controle de chassis – Desenvolvimento Street.

Sistemas de assistência da Bosch oferecem mais suporte sobre duas rodas

KTM terá modelo com sistema exclusivo da Bosch

Controle de cruzeiro adaptativo – Stop & Go (ACC S&G)

Para os motociclistas, os engarrafamentos podem ser cansativos e perigosos já que precisam usar constantemente a embreagem, os freios e, em seguida, começar a se mover novamente. Para facilitar essa tarefa, a Bosch lançou o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) em 2020. Uma vez que a velocidade desejada é definida, esse sistema ajusta constantemente a velocidade do veículo ao fluxo do tráfego, mantendo a distância segura necessária em relação ao veículo da frente. Agora, a Bosch elevou essa tecnologia a um novo nível oferecendo maior conforto na pilotagem através de sua nova função ACC S&G, que proporciona uma parada controlada como suporte ao motociclista. O sistema funciona melhor com uma transmissão automática, como a utilizada na nova moto da KTM, que será a primeira a incorporar essa nova função. Se a motocicleta parar, não há necessidade de os pilotos usarem a embreagem; eles podem colocar a moto em movimento simplesmente pressionando um botão ou ativando brevemente o acelerador assim que o veículo à frente começar a se mover.

Assistência para passeios em grupo (GRA)

Pilotar em grupo em uma formação escalonada é popular entre os motociclistas, embora possa ser desafiador com o ACC, pois a função espera que as motocicletas à frente estejam no meio da faixa. O GRA é uma adição útil ao ACC, pois utilizando um algoritmo, ele detecta quando um grupo está pilotando em formação escalonada e regula a velocidade para manter automaticamente a mesma distância das motocicletas à frente. Dessa forma, a função ajuda os pilotos a alcançarem uma formação de grupo natural. Quando não estão pilotando em grupo, o sistema GRA funciona da mesma forma que o ACC.

Assistência para distância de pilotagem (RDA)

Quando o tráfego flui suavemente e o RDA está ativado, ele ajuda a manter uma distância apropriada dos veículos à frente, prevenindo assim colisões traseiras. Com o ACC, uma velocidade desejada deve ser definida; mas quando o RDA está ativado, a motocicleta pode ser controlada normalmente através do punho do acelerador. Durante a pilotagem, o sistema reduz automaticamente a aceleração do veículo ou aplica os freios conforme necessário. Os pilotos podem definir a distância desejada em relação ao veículo à frente com antecedência e, se desejarem, também podem usar um interruptor para desativar a função ou aplicar o acelerador para anular a desaceleração gerada pelo sistema RDA. Isso permite que a função se integre de forma natural e confortável à dinâmica da pilotagem.

Assistência de frenagem de emergência (EBA)

Situações perigosas na estrada exigem não apenas uma resposta rápida, mas, em muitos casos, uma frenagem de emergência. Cada segundo conta quando se trata de prevenir colisões e evitar consequências potencialmente graves. O EBA é acionado quando o sistema detecta um risco de colisão e o piloto não freia com força suficiente. Nesse caso, a função aumenta ativamente a pressão de frenagem nas rodas para reduzir a velocidade da motocicleta o mais rápido possível.

Aviso de distância traseira (RDW)

Mesmo em um carro, pode ser difícil manter um olho constante no tráfego que se aproxima por trás; em uma motocicleta isso exige um nível extra de concentração. O RDW monitora a situação atrás do piloto e pisca um aviso no display se outro veículo se aproximar demais. Com base nesse aviso, o piloto pode tomar medidas para evitar uma colisão traseira.

Aviso de colisão traseira (RCW)

O RCW avisa os veículos atrás da motocicleta quando uma colisão traseira é iminente, por exemplo, ativando as luzes de emergência. Dessa forma, a função protege os motociclistas de acidentes causados pela necessidade de frear inesperadamente ou por um veículo que não os vê – seja aguardando em semáforos, parado em um engarrafamento ou pilotando em tráfego fluido.

“Essas novas funções complementam o portfólio mundial de sistemas de assistência baseados em radar da Bosch, expandindo assim o “mundo sensorial” da motocicleta. Adicionalmente às características básicas de segurança, os recursos de conveniência e experiência que focam nas motocicletas e levam em conta situações reais de pilotagem ganham cada vez mais importância, contribuindo inclusive para o prazer de pilotar”, finaliza Leandro Souza, especialista de marketing do mercado de duas rodas da Bosch América Latina.