Notícias
Honda leva robô social Haru para hospital espanhol HUVR
A Honda fez uma parceria com um hospital espanhol para introduzir oficialmente um robô social chamado Haru, impulsionado por IA, para ajudar a melhorar a vida das crianças em tratamento de longa duração.
Iniciativa com o Haru visa melhorar a qualidade de vida de crianças em tratamento de longa duração
O Instituto de Pesquisa da Honda Japão Co., Ltd. (HRI-JP), uma subsidiária da Honda responsável pela pesquisa de tecnologias de ponta, desenvolveu o robô compacto de mesa com 30 centímetros de altura, que foi testado com sucesso em jovens pacientes com câncer no Hospital Universitário Virgen del Rocío (HUVR) em Sevilha, Espanha.
Satoshi Shigemi, do Instituto de Pesquisa da Honda Japão Co., Ltd. (HRI-JP), afirmou que, com base no espírito fundador da Honda, “usando nossa tecnologia para ajudar as pessoas” e “entendendo que as pessoas são a essência da arte de fazer as coisas da Honda”, o Instituto de Pesquisa da Honda tem conduzido pesquisas em tecnologias de ponta que têm o potencial de aumentar os efeitos psicológicos positivos nas pessoas e o bem-estar geral da sociedade.
Os efeitos foram muito positivos, com 95% das crianças se engajando mais ativamente em sua reabilitação desde o início dos testes no HUVR em 2021, com Haru guiando os pacientes através de seus programas enquanto conversa com eles. Dados esses efeitos positivos, o teste passará agora para a utilização completa do robô, com 10 unidades sendo introduzidas na unidade de oncologia pediátrica da instalação até 2027.
Haru obtém informações biométricas do usuário, como expressões faciais e tons de voz, através de sua câmera e microfones integrados, analisando as informações obtidas para entender o estado atual da pessoa. Em seguida, interage com eles de acordo com o resultado dessa análise, usando expressões empáticas e respostas emocionalmente solidárias. Ele também pode ser vinculado a um sensor vestível tipo relógio de pulso usado pelo usuário para analisar sua condição em maior detalhe.
Honda leva robô social ‘Haru’ para hospital espanhol HUVR
Um porta-voz do Hospital Universitário Virgen del Rocío em Sevilha (HUVR) disse que têm conduzido pesquisas conjuntas com o HRI-JP há vários anos e obtido resultados excelentes. Identificaram que Haru possui grande potencial para trazer felicidade às crianças. Tipicamente, tecnologias usadas em hospitais focam em tratamentos médicos ou bem-estar físico. No entanto, Haru tem um efeito psicológico positivo de melhorar o humor dos jovens pacientes e também contribui para o bem-estar do hospital como um todo.
Haru pode, portanto, não apenas encorajar as crianças a reagirem mais entusiasticamente ao seu tratamento, mas também ajudar neuropsicólogos a realizarem avaliações emocionais e cognitivas de forma mais eficiente, com o potencial de aumentar o número de avaliações realizadas por ano de 510 para até 4.500.
O porta-voz disse ainda que o apoio que Haru fornece, permitindo que crianças sob cuidados hospitalares sintam mais felicidade e conexão com os outros, é exclusivo de Haru e oferece benefícios valiosos não encontrados nos cuidados médicos tradicionais. Acreditam que Haru é uma presença inovadora que cria um ambiente onde os jovens pacientes podem desfrutar de seu tempo no hospital.
Haru também pode conectar os quartos das crianças no hospital com suas escolas online, dando-lhes a oportunidade de receber educação junto com aqueles na sala de aula e interagir com outras crianças.
Como robô, Haru não possui atributos humanos, como gênero, raça ou nacionalidade, e é sempre capaz de se comunicar de uma perspectiva neutra. Isso lhe permite facilitar eficazmente a conversa além das diferenças geracionais e culturais, especialmente em grupos.
O HRI-JP desenvolveu Haru como um “sistema de IA tangível” para fazer parte de uma sociedade onde robôs podem coexistir como parceiros e facilitar comunicações que criam conexões entre as pessoas.
Shigemi finaliza dizendo estar satisfeito com o resultado da pesquisa conjunta com o Hospital Universitário Virgen del Rocío, que mostra que Haru tem sido um companheiro para as crianças no hospital, levantando seus ânimos e trazendo sorrisos a seus rostos. Adiante, continuarão os esforços para avançar ainda mais Haru como um robô que pode coexistir com as pessoas 24/7 e ser mais útil para jovens pacientes, bem como para todo o pessoal do hospital, contribuindo para o bem-estar do hospital como um todo.