Notícias
MICHELIN Connected Fleet aposta em IA e machine learning
A MICHELIN Connected Fleet, empresa de serviços para frotas conectadas do Grupo Michelin, lançou na Fenatran 2024 soluções de inteligência em mobilidade para oferecer insights ainda mais detalhados sobre o desempenho dos veículos e otimização de rotas. A marca apresentou uma visão completa de seu ecossistema para redução de acidentes, unificação de gestão e IA para decisões baseadas em dados através de experiências imersivas e assistente virtual.
O impacto gerado pelas tecnologias sustentáveis da MICHELIN Connected Fleet diminui a emissão de CO2 equivalente a 6,3 milhões de árvores
“Queremos construir um legado onde o transporte siga na direção de ter zero acidente, de buscar zero emissão e eficiência em seu potencial máximo. O futuro está no uso efetivo dos dados e a inteligência em mobilidade vai transformar todo o mercado através de soluções e análises que permitam uma maior capacidade de ação nas operações. Assim, impulsionamos a eficiência, a segurança e a sustentabilidade no ecossistema”, explica Lucas Mendes, CEO MICHELIN Connected Fleet Powered by Sascar.
Com portfolio one stop shop, no último ano a empresa apoiou clientes na redução de mais de 880 mil toneladas de emissões de CO2, o equivalente a 6,3 milhões de árvores (ou uma área de aproximadamente 9 mil estádios de futebol ou, se fosse uma linha contínua, 1,57 voltas no planeta). Também auxilia no ganho de produtividade equivalente a mais de 26 mil caminhões a menos nas estradas a cada ano (rodagem de 3,8 bilhões de quilômetros) e identificação de 70 milhões de situações com potencial risco, sendo que 70 mil com risco de acidentes graves.
A aposta da marca para a apresentação de lançamentos e tendências é o uso de insights como serviço (insight as a service) para transformar o transporte rodoviário no Brasil. O impacto desse assunto nas empresas, de acordo com artigo da MIT Sloan Management Review, pode gerar um impacto de 48% no crescimento de receita e valor de mercado e 15% na margem líquida.
A integração entre inteligência embarcada e análise de dados em tempo real está redefinindo o cenário de mobilidade, trazendo impactos diretos não apenas para gestores, mas também para motoristas de caminhão. Combinando tecnologia no cockpit e inteligência avançada de dados, as novas soluções de Insight as a Service oferecem ao motorista ferramentas que facilitam a tomada de decisões em tempo real, proporcionando rotas mais seguras, otimização do tempo de viagem e uma experiência de condução mais eficiente e segura. Esse avanço transforma o gerenciamento de frotas em um processo mais inteligente e estratégico, beneficiando todos os envolvidos na operação.
MICHELIN Connected Fleet aposta em IA e machine learning
No centro dessa transformação estão os Smart Tablets, dispositivos que trazem para a cabine uma navegabilidade intuitiva e uma centralização completa de informações. Esses tablets oferecem insights abrangentes da operação, proporcionando uma visão mais estratégica para maximizar a inteligência do negócio. Por meio dos tablets, os motoristas têm acesso a aplicativos selecionados para treinamento e checklists que auxiliam na produtividade e garantem o cumprimento das políticas operacionais.
Além dessa ferramenta, a empresa também apresentou outras soluções inovadoras que ampliam o alcance e o impacto da conectividade inteligente no setor de mobilidade:
- Visão do Ecossistema: com as Smart Câmeras, a solução permite que os clientes monitorem o ecossistema abaixo de sua cadeia logística, utilizando IA para decisões baseadas em dados e promovendo uma gestão integrada para a prevenção de acidentes;
- App My Connected Fleet: confere conveniência e agilidade no gerenciamento de informações da frota para decisões em tempo real;
- Conexão IoT: oferece múltiplos dispositivos que se comunicam entre si e são acionados de forma automática e inteligente em situações de risco;
- Comunicação com Motorista: disponibiliza mensagem de voz personalizada em tempo real sem interferir na segurança da condução; e
- Reconhecimento Facial: garante a prática de direção segura, associando automaticamente os motoristas aos eventos gerados no trajeto.
A MICHELIN Connected Fleet celebrou na Fenatran 2024 o fortalecimento e a ampliação de parcerias com montadoras para uma mobilidade mais segura e um ecossistema de negócio mais completo. Além da parceria com Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus iniciada em 2021, agora caminhões Scania também contarão com soluções powered by Sascar saindo de fábrica a partir de 2025. Compõem o portfólio os tablets satelitais para gerenciamento da frota e as Smart Cameras.
“Entre nossos principais clientes, destacam-se grandes empresas de transporte e logística, bem como operadoras de frotas corporativas globais, que confiam em nossas soluções para otimizar suas operações e alcançar suas metas de eficiência, segurança e sustentabilidade. Com as parcerias com montadoras, a MICHELIN Connected Fleet atua diretamente com a satisfação do cliente, que busca um produto completo, customizado e de qualidade”, afirma Mendes.”
As Smart Cameras contam com inteligência artificial para prevenir acidentes através de vídeos, telemetria e alertas em tempo real para monitoramento comportamento de alto risco ao volante. Os dispositivos geram alertas visuais e sonoros tanto na cabine quanto na plataforma, permitindo reação rápida do condutor, envio de mensagens de áudio para a cabine e feedback posterior com dados e evidências para que o gestor trace planos de ação e acompanhe a evolução.
“A mobilidade fica mais segura e eficiente quando há, ao lado do motorista, soluções inteligentes que funcionam como um copiloto, alertando para cada possível risco e dando ao gestor da frota a possibilidade de gerenciar melhor a operação, analisando o que aconteceu nos momentos de freada ou arrancada brusca e excesso de velocidade”, finaliza Mendes.
Para as montadoras, um veículo completo é mais aderente às necessidades do mercado. A adoção crescente da tecnologia no setor de transporte e, em alguns casos, obrigatória para que o frotista se insira nesse mercado, impulsionam essas parcerias que integram a expertise de serviços e soluções à produção de veículos pesados. Os dispositivos podem impactar até 30 mil novos veículos por ano.