Notícias
Sunset Tires anuncia sua primeira fábrica no Brasil

A Sunset Tires confirmou a construção de sua primeira unidade industrial no Brasil, localizada em Ponta Grossa, no Paraná. O projeto representa um investimento de R$ 1,5 bilhão e ocupará uma área de 500 mil metros quadrados em um terreno de 330 hectares, já adquirido pela empresa. A previsão é que a fábrica se torne a maior produtora de pneus do Brasil.
Nova planta industrial da Sunset Tires na cidade de Ponta Grossa será a maior produtora de pneus do País
A planta terá capacidade para produzir anualmente até 12 milhões de pneus voltados a automóveis de passeio e 2,5 milhões de unidades destinadas a veículos de transporte rodoviário, máquinas agrícolas e equipamentos de mineração. O empreendimento também visa consolidar o Brasil como um importante polo na indústria de pneus na América Latina.
A fábrica será operada pela XBRI Pneus, subsidiária da Sunset Tires. A XBRI possui capital 100% brasileiro e busca ampliar o desenvolvimento de tecnologias nacionais para o setor. De acordo com Nabil Chamseddine, representante da empresa, a iniciativa permitirá a nacionalização de processos e inovações que atualmente são controladas por companhias estrangeiras. Chamseddine destacou que o projeto visa criar uma “Escola da Borracha” para formar mão de obra especializada e promover avanços no segmento.
O plano de expansão da Sunset Tires está alinhado à crescente demanda do mercado interno e à necessidade de atender à indústria automotiva nacional. Além do fornecimento ao mercado brasileiro, a planta atuará como base de exportação para os Estados Unidos e Europa. A nova unidade industrial contará com processos modernos e ênfase em sustentabilidade, incluindo reciclagem de materiais e reutilização da água consumida durante a produção.
O Brasil apresenta potencial de crescimento no setor automotivo, com uma frota média de 250 veículos para cada mil habitantes. Esse número corresponde à metade da proporção observada em países europeus e um quarto do registrado nos Estados Unidos. A expansão do parque fabril em Ponta Grossa contribuirá para ampliar a capacidade de produção local e reduzir a dependência de importações.
Sunset Tires anuncia sua primeira fábrica no Brasil
A construção da nova fábrica deve gerar milhares de empregos diretos e indiretos, fortalecendo a economia regional e impulsionando o desenvolvimento tecnológico no setor. O investimento reflete a estratégia de longo prazo da XBRI Pneus para consolidar sua presença no mercado brasileiro e internacional.