Notícias
Audi enfrenta queda de vendas em meio a cenário desafiador

Em 2024, a Audi entregou aproximadamente 1,7 milhão de veículos globalmente, dos quais mais de 164 mil foram modelos totalmente elétricos. Esse declínio de quase 12% (8% para os modelos totalmente elétricos) em relação ao ano anterior é atribuído a condições econômicas desafiadoras, um mercado altamente competitivo e a disponibilidade limitada de peças.
Crise global e competição intensa afetam resultados da Audi
“Temos uma visão clara de como estamos redefinindo o Vorsprung durch Technik. Nosso contínuo lançamento de novos modelos mostra a direção que estamos tomando. O ano de 2024 foi parte de uma fase de transição enquanto avançamos para nosso novo portfólio de produtos”, afirmou Gernot Döllner, CEO da Audi.
A Audi mantém uma visão otimista para o futuro, apoiada em sua estratégia de inovação e compromisso com a qualidade e a tecnologia. Apesar das incertezas econômicas globais e da competição intensificada, a empresa mantém sua convicção de alcançar metas de longo prazo com mais de 20 novos modelos previstos para 2024 e 2025.
Após um ano recorde em 2023, condições geopolíticas e industriais impactaram os números de entrega em 2024. Um ambiente econômico caracterizado por estagnação e problemas estruturais, bem como uma situação política tensa, impuseram grandes desafios para a indústria automotiva e influenciaram o comportamento dos consumidores em escala internacional.
“Desde o início, 2024 foi considerado um ano de transição. Temos modelos fortes entrando no mercado, mas eles só se tornarão significativos gradualmente em termos de volume de vendas. Ao mesmo tempo, alguns modelos foram descontinuados. As condições econômicas desafiadoras e a falta de transparência nas estruturas de incentivos governamentais estão atualmente causando certa relutância em comprar, afetando toda a indústria, especialmente os veículos totalmente elétricos”, destacou Marco Schubert, membro do conselho de vendas e marketing.
Audi enfrenta queda de vendas em meio a cenário desafiador
A Audi adotou uma abordagem tripla com carros elétricos, híbridos plug-in e veículos a combustão, posicionando-se de forma flexível e robusta para os próximos anos e oferecendo uma gama diversificada de veículos premium. A empresa acredita que, com uma estratégia clara e o forte compromisso de seus parceiros de varejo e equipes internacionais, está se preparando para o futuro.
Em termos de desempenho de vendas, a Audi entregou mais de 164 mil modelos totalmente elétricos globalmente, com destaque para o Audi Q4 e-tron, que registrou quase 108 mil unidades entregues. A nova linha Q6 e-tron, lançada no terceiro trimestre, teve cerca de 15 mil entregas.
Na Europa, excluindo a Alemanha, a Audi entregou aproximadamente 466 mil veículos, uma queda de quase 6% em relação ao ano anterior. Em contraste, os modelos elétricos cresceram 6%, totalizando cerca de 81 mil unidades. Nos Estados Unidos, foram vendidas quase 241 mil unidades, uma redução de 13%, com cerca de 29 mil veículos totalmente elétricos.
Na China, um mercado extremamente competitivo, a Audi entregou mais de 649 mil carros, representando uma queda de cerca de 11% em comparação com o ano anterior. Nos mercados emergentes e de ultramar, a Audi entregou mais de 116 mil veículos, uma redução de 18% em 2024.